CARTA DO LEITOR • Gênero textual em que um leitor expressa opiniões (favoráveis ou não) a respeito de assunto publicado em revistas, jornais, ou a respeito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
O PRONOME.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Diferença entre notícia e reportagem
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
TEXTO.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Textos jornalísticos informativos
CARTA ARGUMENTATIVA.
Revisão de Português 6ºano
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Autor desconhecido.
texto da Renata e da Francine
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Para: VOCÊ... Data: 30/03/ :51:26 De: Eu- PJSN Assunto: Você !
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Água Presente Divino.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Carta Argumentativa PRP- Karla Faria.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Texto Informativo.
Prof. Júnior Oliveira.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
A partir do próximo amanhecer
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
O Bobo da Corte.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Princípios de textualidade Carta aberta Abaixo-Assinado O parágrafo
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
Carta pessoal.
A carta do leitor.
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
Carta pessoal.
Professora Aline Duarte
Produção de Texto SARESP 2011
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Diário e Blog.
Redigindo a opinião do grupo.
EDITORIAL.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
A tua Amizade é um precioso tesouro.
Florianópolis, 18 de maio de 2015.
HAMILTON SLIDE A Parte mais importante....
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
Luiza Monteiro.  Com o advento da internet e dos recursos tecnológicos de uma maneira geral, a forma de comunicação entre as pessoas mudou consideravelmente.
Como redigir um bom texto?
FICHAMENTO.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
E. M. PROF. EURICO SILVA EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Produção de texto: Carta formal Definição e estrutura Exemplo
COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som... Click p/ mudar de slide.
Transcrição da apresentação:

CARTA DO LEITOR • Gênero textual em que um leitor expressa opiniões (favoráveis ou não) a respeito de assunto publicado em revistas, jornais, ou a respeito do tratamento dado ao assunto. Nesse gênero textual, o autor pode também esclarecer ou acrescentar informações ao que foi publicado; apesar de ter um destinatário específico – o diretor da revista, ou o jornalista que escreveu determinado artigo –, a carta do leitor pode ser publicada e lida por todos os leitores do meio de comunicação para o qual ela foi enviada;

Na carta do leitor, a linguagem pode ser mais mais pessoal (empregando pronomes e verbos em 1ª pessoa) ou mais impessoal (empregando pronomes e verbos na 3ª pessoa) ou ainda pode utilizar os dois tipos de linguagem; a menor ou maior impessoalidade depende da intenção do autor: protestar, brincar ou impressionar. As características do gênero cartas do leitor: - texto com intencionalidade persuasiva; - com formato semelhante ao da carta pessoal, apresentando data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida, assinatura, cidade de origem.

Exemplos: Prezado Editor: A exemplo de outros crimes bárbaros cometidos recentemente, o assassinato com requintes de crueldade do menino João Hélio logo será esquecido. E seguiremos reféns de animais travestidos de seres humanos. Os menores que destroçaram João Hélio logo estarão livres, e sem ficha criminal. Seus rostos nem podem ser mostrados pela reportagem, pois a lei os protege. E qual lei nos protege deles? Até quando teremos de conviver com uma situação em que crimes dessa natureza ficam impunes? Até quando nossos legisladores ficarão inertes perante o clamor dos inocentes? Roland Brooks Cooke Petrópolis, RJ (Revista Veja, ed. 1996, ano 40, n. 7, 21 fev. 2007, p. 22) profmi.wordpress.com/2009/06/03/carta-do-leitor/profmi.wordpress.com/2009/06/03/carta-do-leitor/

Polícia (311/2004) Mortos pelos homens da lei Nunca confiei na polícia. Eles pensam que são os donos do mundo, porque têm o poder da arma, a força maior. Saem pelas ruas e matam inocentes. Estamos sendo escravizados pelos homens da lei, aqueles que deveriam nos proteger nos matam. Nunca esquecerei do caso do dentista Flávio Santana, morto injustamente por policiais que não sabem trabalhar honestamente. Carrego comigo a dor e a revolta da família desse pobre rapaz, vítima do preconceito. Poderia ser eu o alvo, e não o Flávio. Afinal, sou negro. MARCELO TEIXEIRA, São Paulo, SP

PALEONTÓLOGO Eu me apresento como um dos mais novos leitores. Minha amiga me deu uma assinatura de presente de Natal. O meu sonho é ser paleontólogo, já li várias matérias de vocês sobre o assunto. Se possível, gostaria que publicassem mais textos sobre dinossauros e também sobre os museus que existem no Brasil. Mando um abraço para o Rex, a Diná, o Zíper e para todo o pessoal da CHC. Davi Felipe de Oliveira. São Paulo/SP POR QUÊ? Nós, alunos do terceiro ano da E.M. Prof. Amilton Suga Gallego, viemos por meio desta fazer uma pergunta à revista Ciência Hoje das Crianças. A CHC é ótima, traz bastante temas interessantes, ensina a proteger a natureza e os animais, então... Por que a revista desperdiça plástico – que leva um tempão para se decompor – embalando revista por revista, se a maioria das pessoas joga os saquinhos no lixo? Bianca de Souza Mamed e mais 81 assinaturas.

O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação. A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia, uma vez que ao expor suas considerações a respeito de um assunto, o destinatário pode acrescentar outros fatos igualmente interessantes que estejam acontecendo e possam ser abordados! Deve-se ter muito cuidado ao redigir uma carta, pois será lida por muitas pessoas. Por isso, revise o texto e observe com atenção se há clareza nas frases, se os períodos não estão muito longos e se não há repetições de ideias ou palavras, se há erros de pontuação e grafia. (http://www.brasilescola.com/redacao/a-carta-leitor.htm)