Logística Empresarial UNIDADE 5

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Transcrição da apresentação:

Logística Empresarial UNIDADE 5 Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Logística Empresarial UNIDADE 5 Grupo 08A Arthur Ramos Eduardo Galiano Everaldo B. M. Walter Marinho Mavungo

Efficient Consumer Response (ECR) Consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final . Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afecta toda a cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo.

Efficient Consumer Response (ECR) O ECR tem como objectivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em stocks adequados

Estratégias do ECR Introdução eficiente de novos produtos Redução de Tempo e custos na reposição de produtos: repor o produto certo, no local certo, na hora certa, da maneira mais eficiente possivel -Mudança de hábitos dos consumidore - Imitação dos produtos líderes - Alongar a vida útil do produto - Tentativa de solucionar um problema

Estratégias do ECR Sortimento eficiente da loja Visa reduzir o espaço que não agrega valor, como escritórios e depósito Melhor no mix de produtos e gerenciamento dos niveis de estoque nas lojas: melhor gerenciamento dos estoques e espaços da loja na interface com o consumidor

Estratégias do ECR Promoção eficiente Visa simplificar os acordos promocionais entre os integrantes da cadeia de distribuição e negociar um preço (desconto contínuo). Reparte os ganhos derivados da simplificação e da redução de gestão das promoções.

Estratégias do ECR Reposição eficiente Melhoria no desenvolvimento e introdução de novos produtos: -Redução da taxa de insucesso dos novos produtos introduzidos,melhorando a perfomane destes -Identificação de oportunidades de mercado com base na visão do cliente O cliente deseja receber o produto certo, na hora certa no local ,na qualidade e na quantidade certa

Cross Docking Pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo. Utilizada para indicar os produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade e que não são estocados, mas apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem.

Cross Docking Na prática as operações de cross docking requerem grandes estágios, onde os materiais são classificados, consolidados e armazenados por pouco tempo ou não armazenados. Após esses estágios os produtos estarão prontos para distribuição. Crossdocking é usado diminuir o armazenamento, aumentando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante.

Níveis de Cross Docking Nível 1: Cross docking paletizado - Os produtos chegam dos fornecedores e vão para outro veículo diretamente para clientes Nível 2: Cross docking com separação - Os produtos são recebidos e separados por caixas para uma região específica Nível 3: Cross docking com separação e reembalagem - Os produtos são recebidos e direcionados para uma área de preparação em que várias atividades são realizadas previamente a distribuição

Creditos Subgrupo 1: Eduardo Galiano Walter Marinho