Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
A formação da identidade do professor de línguas estrangeiras
ENSINO VIRTUAL – Cursos do INPI à distância: – Curso geral de propriedade intelectual em andamento (2500 vagas por edição); – Novos cursos a distância.
Oficina – Matemática é MIL
“ LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR – UFMS ”
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Curso de Capacitação Docente
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz Nilcéia Benício Lima de Souza
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
Santuário Diocesano de Cianorte/PR
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Universidade Cândido Mendes Campos.
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Coordenação do núcleo pedagógico/ oficina pedagógica ef-cii E EM
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
O ENSINO DA GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Diretrizes Gerais do Estágio.  O estágio é o conjunto de atividades promovidas pela UEMA em colaboração com as empresas e ou instituições de ensino,
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COORDENADORES
A MATEMÁTICA NO CONCRETO
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Subprojeto: Geografia
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Ministério de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
NTE – Nova Andradina.  Abertura – Gabriel;  Gerenciamento da STE – Luciana;  Wikispaces – Carla Ronilva;  Portal do professor, webquest, blog – Cezar.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
Professora Adriana Silva 1. Quem sou Eu?  Mestre em Educação pela UNESA  Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação  Especialista em Gestão da.
ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Orientação Técnica “Currículo Oficial e a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP na Escola” Público Alvo: Professores de Matemática.
MATEMÁTICA I Professor: Marcelo Silva Natal - RN, junho de 2013.
Prof. Eng. Carlos Daniel Bezerra Mestrando em Engenharia Elétrica MAQUINAS ELÉTRICAS Apresentação do Plano de Ensino Instituto.
Transcrição da apresentação:

Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. INTUIÇÃO E PROPRIEDADES TOPOLÓGICAS PARA UM GRUPO DE PROFESSORES, MESTRANDOS DE UM MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA. Mestre: Erilúcia Souza da Silva. Orientador: Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas.

OBJETIVOS DA PESQUISA OBJETIVO GERAL Investigar contribuições de abordagens intuitivas de noções de Topologia Geométrica, por meio de uma oficina pedagógica, para a formação de um grupo de mestrandos do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática da UNIFRA.

OBJETIVOS DA PESQUISA OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Investigar quais são os conhecimentos prévios de Topologia Geométrica apresentados pelos mestrandos de Matemática do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática ingressos no ano de 2011. - Elaborar uma oficina pedagógica utilizando materiais manipulativos envolvendo noções de Topologia Geométrica intuitivas a ser oferecida ao grupo de mestrandos. - Aplicar uma oficina utilizando materiais manipulativos envolvendo noções de Topologia Geométrica intuitiva. - Analisar os resultados obtidos com a oficina.

O produto resultante da pesquisa encontrar-se disponibilizado no endereço: http://topologiageometrica.wordpress.com/