Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

REDE DE CONSUMIDORES DE COMÉRCIO JUSTO
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Plano formação a distância 2004 Propostas apresentadas pelo CFAEs.
Centro de Estudos e Investigação
Líderes e Prof2000 Balanço de actividades e estragégias [ na perspectiva do CT ]
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
Que EJA temos e queremos?
Maio / 2006.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
1. Identificação do Produto Global Nós
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
ESTUDO ACOMPANHADO.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Conceitos de Educação a Distância
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Conhecimento e Inovação com as TIC.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Auto-diagnóstico do CID
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Manuel Santos Conteúdos para apoio à Utilização de Quadros Interactivos em Sala de Aula Manuel Santos Associação da Comunidade Educativa de Aveiro
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Formação Inicial de Líderes Apresentação geral da acção.
Centro de Formação Penalva Azurara / Jornadas Prof2000 / Centro de Formação Penalva e Azurara Escola Secundária Felismina Alcântara Mangualde.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Formação Contínua de Professores
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Existe aprendizagem que não seja colaborativa? Wilson Azevêdo.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Formação Inicial de Líderes Papel do Líder de escola Prof2000.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Formação contínua de professores à distância
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Escola Secundária de Monserrate
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação contínua de professores à distância
Transcrição da apresentação:

Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Formação de Professores a distância  “Nós” na rede prof2000  Formação à distância  Outros factos e outros números  Dinamização do espaço escolar  Apreciação global (escolas prof2000)  Os Nós e os Laços

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000  O TRENDS foi um projecto europeu para lançar serviços de Formação à distância para Professores e decorreu entre Jan 96 e Dez 98.  O Prof2000 herda um Modelo de Formação e uma Prática experimentada, avaliada e refinada ao longo de três anos. Prof2000 Prof2000 “Nós” na rede prof2000

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Modelo de Formação  Baseado na oferta de uma rede de Centros de Formação  Suportado por uma rede de Líderes locais e por um Centro de Treino  Mantém os procedimentos de oferta de Acções Formação certificadas pelo CCPFCP  Adopta Formato de Curso / Oficina 50 h (25 On-line / 25 Off- Line) para a produção de materiais pedagógicos - 8 a 10 semanas.  Misto de sala de aula virtual e auto-aprendizagem apoiada pelos Líderes de Escola

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof B A Prof2000 Prof2000 Os Cenários de Formação à Distância

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Números da Formação à distância  Baseado na oferta de uma rede de Centros de Formação  Nº Acções de Formação Acreditadas : 60 (33 em 2001)  Nº Formandos à Distância: a formandos – 672 formandos (32) 50 % são professores das escolas prof % estão em casa 46 % idade superior a 40 anos

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Dinamização do espaço escolar  184 actividades promovidas para alunos alunos directamente envolvidos (40%)  379 actividades promovidas para professores professores directamente envolvidos (39%)

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Avaliação global da participação da escola

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Os Nós e os Laços  Rede humana Confiante, Solidária e Inovadora de Professores  nas Escolas  nos Centros de Formação  no Centro de Treino

Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000 Prof2000 Prof2000 Outros números  Nº Professores registados :  Nº Documentos Web Criados :  Nº Mails trocados por dia:  Nº Páginas Web consultadas por dia : ( hits)

Ovar, 26 de Outubro 2001 Programa Prof2000  Metodologia: Aprender/Fazer em equipa pluridisciplinar  Autonomia Técnica das Escolas com base nos Líderes de Escola  Ligação aos Processos no terreno: CFAEs; CCPFCP  Forte Ligação às Comunidades Educativas  Facilidade, conforto, custo e acessibilidade da Formação  Oferta e Acesso globais às Acções de Formação Prof2000 Prof2000 Os factores de sucesso