Projeto Justiça 21.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GUIA DE EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DA PASTORAL FAMILIAR
Advertisements

gong 5.
POMMAR/USAID-Partners
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Programa de Ética e Cidadania
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
O direito à educação de qualidade e os desafios da avaliação Em 10 proposições (uma delas em aberto)
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
O Plano de Ação Curricular na Escola
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
JUSTIÇA, JUVENTUDE E DEMOCRACIA
JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA ALÉM DA VINGANÇA E DO PERDÃO 78º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz parceria UNESCO –
Sociologia
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos CENTROS DE ATENDIMENTO A VÍTIMAS.
Conhecendo a Carta da Terra
METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DA PENA/MEDIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE  Marco Antonio da Rocha.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
JUSTIÇA RESTAURATIVA.
Aula 2 – O Campo da Psicologia Jurídica
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Comportamento Ético Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Justiça Restaurativa e
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
Módulo 3 - Formas de Prevenção e solução de conflitos e o acesso à justiça Justiça Restaurativa e Mediação Semelhanças e Diferenças Instrutores: Ana Terra.
Introdução a Questão Social
Orientações Curriculares para a Educação Básica
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
Competência 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e democracia, favorecendo uma atuação consciente.
Inteligência emocional
Articulação e Fortalecimento
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
A prática do psicologo no CRAS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Deficiência Mental Leve
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
O Objeto da Criminologia
Secretaria de Estado de Defesa Social Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos PROGRAMA.
Maioridade Penal Notas Históricas. A História e o tempo: interação dos tempos. A história do abandono, como contar?. O tempo da escravidão. Sistema de.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
ÉTICA: DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
MaiorIdade Penal.
Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer.
Aspectos Éticos, Psicológicos e Sociais no Tratamento de Feridas
Comportamento Organizacional
Justiça Restaurativa. A Justiça Restaurativa constitui-se num conjunto ordenado e sistêmico de princípios, técnicas e ações, por meio dos quais os conflitos.
Faculdade Piaget - Brasil
CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO MÓDULO TEMÁTICO COMPLEMENTAR DO CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AULA 4.
Fundamentos da Materialidade dos Delitos, Ciências Sociais Aplicadas Cristine Ferreira Balsini - PUIC Acadêmica do Curso de Direito Universidade do Sul.
Transcrição da apresentação:

Projeto Justiça 21

Inspirada em modelos de justiça tribal, a Justiça Restaurativa nos desafia a ressignificar os valores fundamentais que condicionam as atuais práticas de Justiça, sobretudo no enfrentamento da violência e da criminalidade

Ao refletir sobre as práticas da justiça formal - essencialmente retributiva e punitiva - a partir de uma ética baseada na inclusão, no diálogo e na responsabilidade social, o paradigma da Justiça Restaurativa promove um conceito de democracia ativa que empodera indivíduos e comunidades para a pacificação de conflitos de forma a interromper as cadeias de reverberação da violência.

Além do campo da justiça institucional, essas reflexões permitem visualizar e reconfigurar a forma como atuamos nas atividades judicativas que exercemos conosco mesmos e com nossos relacionamentos, nas instâncias informais de julgamentos de que participamos cotidianamente em ambientes como a família, escola ou trabalho

Este projeto coloca em prática pela primeira vez no Brasil, de maneira sistemática, sistêmica, e aplicada a um campo socialmente sensível como o da violência e criminalidade juvenil, este modelo teórico e metodológico que vem revolucionando o conceito de Justiça em vários países do mundo ao longo das últimas duas décadas.

A denominada “Justiça Restaurativa” vem questionando inúmeros pressupostos da Justiça convencional e provocando reflexões sobre questões das mais atuais e relevantes como, por exemplo, se a resposta à transgressão deve ser punitiva ou terapêutica.

Sem abstrair ou negar legitimidade aos processos sociais de que estabelecem controles e limites, de um lado, e assistência, apoio e afeto, de outro, a Justiça Restaurativa pretende centrar-se mais objetivamente nas necessidades das partes envolvidas num conflito, intervindo de forma a rearticular e restaurar as redes de relacionamento feridas pelo trauma decorrente da transgressão.

Justiça Restaurativa A JR é uma abordagem para a resolução de conflitos que (a) vê o delito como principalmente uma violação às pessoas e comunidades e (b) reúne os responsáveis e os familiares afetados pela conduta delitiva e dá poderes a eles, individual e coletivamente, para tratar as causas e as conseqüências de tal conduta e buscar formas para corrigir a injustiça feita“.

O dano inflingido e os crimes cometidos criam feridas que são fundamentalmente violações de um ser humano e de relacionamentos humanos, não meramente um ato contra a lei. Eles esgarçam o tecido social e comunitário. Shannon A. Moore

A meta é reparar o dano ocorrido e restaurar relacionamentos entre indivíduos e comunidades de modo a criar uma sociedade mais civilizada. Justiça Restaurativa está preocupada em “tornar as coisas tão corretas quanto possível” para todas as pessoas. Shannon A. Moore