Centro de Distribuição

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Transcrição da apresentação:

Centro de Distribuição 4º GE – Noturno

Centro de Distribuição É um armazém que Tem por objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física Recebe cargas consolidadas de diversos fornecedores Estas cargas são então fracionadas com intuito de consolidar os produtos em quantidade e variedade corretas, para depois serem encaminhadas aos pontos de vendas, ou em alguns casos aos clientes finais. Segundo definições de estudiosos Segundo Lacerda (2000), o objetivo principal dos CDs é permitir uma resposta rápida às necessidades dos clientes de determinada área geográfica, normalmente distante dos centros produtores, e com isso melhorar o nível de serviço prestado. Já para Calazans (2001), o objetivo principal do CD é manter estoque a fim de suprir a cadeia logística. Estes objetivos se complementam, já que ambos focam o nível de serviço que a empresa quer proporcionar ao seu cliente final, sendo o mais importante atender ao cliente com o menor custo na hora e no local certo

Centro de Distribuição Funções Básicas do CD

Centro de Distribuição – GE 4 Nome: Centro de Distribuição GE-4 (Gestão Empresarial 4º semestre) Materiais manuseados: Auto-peças Localização: À margens da rodovia SP-75 –> em Indaiatuba ou Campinas Quantidade de Docas: 17 de entrada e 15 de saída (total 32 Docas Altura do pé direito: 6m Escala: 1:400 Área total do terreno: 15.808 m2  104m X 152m Área do Armazém: 1808 m2  70m x 45m Área Administrativa: 1.342m2  61m x 22m (2 pav.  1.342m2 x 2 = 2.684m2) Área da Recepção: 221m2  13m x 17m Investimento: ~2,5 milhões de reais

Centro de Distribuição – GE 4

Centro de Distribuição – GE 4 Departamentos Recebimento: início das atividades do Centro de Distribuição e inclui as atividades envolvidas no aceite dos materiais Movimentação Interna: a atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condições de uso Expedição: o fluxograma mostra as atividades de chegada, carregamento do caminhão, entrega dos documentos e sua saída Transporte: atividade de movimentação de materiais/produtos e pessoas, ao longo da cadeia de abastecimento Compras: Garante a aquisição de materiais e serviços para o Centro de Distribuição Financeiro trata: das contas a pagar e receber, da contabilidade e do faturamento/fiscal Marketing: responsável pela apresentação no mercado externo e interno, por estratégias de vendas e por atrair clientes de novas oportunidades Tecnologia da Informação (T.I):conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação

Recebimento A Portaria deverá seguir os seguintes procedimentos Identificação do veículo e motorista, verificando a documentação pertinente Verificar se está agendado para entrega Verificar se a Nota Fiscal confere com o pedido de compra efetuado, junto a um terminal informatizado, ou é nota fiscal do Depositante Comunicar a chegada da mercadoria e verificar qual doca fará o recebimento das mercadorias Efetuar a pesagem do veículo na entrada para o pátio Entregar autorização para entrega de mercadoria, contendo: data, hora, peso, doca de entrega, dados do motorista Orientar ao motorista a doca que deverá estacionar para entrega da mercadoria Somente autorizar a entrada do motorista, ajudante ou outra pessoa não tem autorização para adentrar, deverá aguardar em local próprio OBS: Se algum procedimento não estiver correto, comunicar a quem de direito, solicitando o saneamento da(s) irregularidade(s), ou não autorizando adentrar para o recebimento na doca e no pátio do CD, evitando manobras desnecessárias que possam causar qualquer tipo de incidente para a empresa

Recebimento Recebimento da mercadoria física na DOCA A doca deve estar preparada e programada para o recebimento das mercadorias: Limpa Equipamentos (empilhadeiras) Mão de obra (pessoas) Espaço livre Conferência da mercadoria física com a nota fiscal Fazer a conferência das especificações e quantidades recebidas na doca, alertando o Gestor se houver inconsistência, recebendo orientações para permitir a entrada com inconsistências ou efetuar a devolução ao fornecedor, emitindo nota fiscal de devolução, ou acerto com a transportadora quando o erro é no transporte.

Recebimento Procedimentos do conferente da DOCA Proceder a retirada das mercadorias do veículo, com pessoal e equipamentos destinados a tal processo Conferir quantitativa (conformidades físicas), qualitativa (características da mercadoria) e documental (fiscais) Fazer a unitização da mercadoria por tipo Fazer a liberação do veículo e do motorista, que estará aguardando em local próprio, anotando na autorização de entrega de mercadoria emitido pela Portaria, os dados: data, hora, se mercadoria foi recebida e qual nota fiscal, aceite do conferente Registro das mercadorias em local próprio (terminal informatizado), lançando a entrada das mesmas; Comunicar a entrada das mercadorias ao Departamento Financeiro, Departamento de Compras e ao Gestor

Recebimento Procedimentos do conferente da DOCA Classificação das mercadorias Proceder a impressão de etiquetas Proceder a etiquetagem nas mercadorias Acionar a equipe de Movimentação Interna Liberar as mercadorias para a equipe de Movimentação Interna, que fará a estocagem no CD, seguindo normas próprias Orientar a equipe para limpar e preparar a doca para nova recepção de mercadoria Proceder anotações estatísticas, como: hora da chegada e saída do veículo, tipo do veículo, peso das mercadorias e do veículo, tipo de retirada da mercadoria do veículo (mecanizada, manual, etc), quantidade de meios utilizados (humanos e maquinários) Entrar em contato com a Portaria, informando que a doca está pronta para próximo recebimento agendado.

Movimentação Interna Movimentação Tipos: a transferência e a separação Pode ser feita através da força física ou através de máquinas Para uma melhor movimentação deve ser padronizada as embalagens, se possível em pallets Máquinas Empilhadeira Trilateral Empilhadeira com garfo

Movimentação Interna Armazenagem A empresa optará por um armazém próprio, pois assim ficará livre para alterar o layout, o tamanho das prateleiras e demais mudanças fisícas. Tipos: a transferência e a separação Permite a otimização do CD, com as vantagens descritas abaixo: Boa utilização dos espaços Economia nos recursos operacionais Fácil localização dos materiais

Movimentação Interna Separação dos Pedidos A empresa trabalhará com a distribuição de peças para indústria automobilística Pós receber os pedidos, será encaminhado para separação, pois os produtos estarão estocados Como organizar a separação Listar itens a ordem de separação Estabelecer códigos de identificação Selecionar os veículos de movimentação Listar itens a ordem de separação: Para evitar o deslocamento desnecessário de máquinas e funcionários Cores nos porta paletes, para identificação visual Marcação no piso, para fácil identificação dos operadores de empilhadeiras Caracteres nítidos e simples. Qual empilhadeira e seu tamanho (dependendo da carga a ser transportada).

Expedição Definições básicas A expedição pode ser considerada como a última etapa a ser realizada no CD Consiste basicamente na verificação e no carregamento dos produtos nos veículos determinados Como o recebimento, a expedição também é realizada na maioria das vezes de forma manual A embalagem mais uma vez apresenta importante papel na expedição, já que cargas unitizadas reduzem o tempo de carregamento do veículo (Bowersox & Closs, 2001) A expedição envolve atividades como: conferência do pedido e da nota fiscal, emissão de documentos de expedição, pesagem da carga para estipular o custo de transporte, dentre outras. Atrasos de transportadoras, gerando congestionamentos na área de expedição Criação de procedimentos complexos e detalhistas de conferência, diminuindo a velocidade do fluxo de expedição Picos de demanda não planejados em relação ao processo de expedição

Expedição Área de Carregamento Após as mercadorias serem embaladas para expedição, elas devem ser colocadas numa área com: Piso marcado com sinais, designando: cliente, região geográfica, transportador e etc Podem ser usadas para cargas paletizadas As operações de carregamento são influenciadas por fatores como: pessoal, equipamento disponível, equipamento de transporte, características do material a ser carregado etc O tipo de transporte a ser utilizado deve ser especificado pelo chefe de transporte, baseado no tipo de embarque disponível: Se é paletizado ou não Se consiste em itens volumosos Se é pesado e se tem peso concentrado Se consiste em itens frágeis Se são contamináveis, explosivos ou perigosos O tipo de transporte também pode ser determinado segundo outros fatores, como: destino, distância e frequência

Expedição Cross-Docking Fluxo acelerado de produtos do recebimento à expedição Trata-se de uma disposição na qual o produto chega a um armazém e é expedido sem ir para o estoque O sucesso da operação no Cross Docking é associado à capacidade de planejamento e seu cumprimento. Isso permite que a passagem do estoque seja a mais rápida possível.

Transporte Função Capacidade de disponibilizar cada tipo de mercadoria no momento e no lugar onde exista uma demanda pelas mesmas Tipos de Transportes Transporte aéreo Denominação dada a todo transporte de materiais/produtos ou pessoas através de aeronaves Modal mais rápido e também o mais caro O conhecimento de transporte aéreo é chamado de AWB (Airwail Bill) Transporte ferroviário Denominação dada a todo transporte de materiais/produtos ou pessoas através de estradas de ferro O conhecimento de transporte ferroviário é chamado de Rail Road

Transporte Tipos de Transportes Transporte rodoviário Denominação dada a todo transporte de materiais/produtos ou pessoas através de rodovias Permite operações porta a porta O conhecimento de transporte rodoviário é chamado CRT – Conhecimento Rodoviário de Transporte Transporte Multimodal Integração dos serviços de mais de um modo de transporte, entre os diversos modais. Exemplo: rodo-ferroviário, rodo-aéreo, ferro-hidroviário, hidro-aéreo etc Conceito institucional que envolve a movimentação de bens por dois ou mais modais de transporte, sob um único conhecimento de transporte, o qual é emitido por um operador de transporte multimodal – OTM. O OTM deve assumir total responsabilidade pela operação, desde a origem até o destino, como um transportador principal e não como um agente

Transporte Critérios para a escolha de empresas de Transporte Empresa que tenha sistema de rastreamento, com consulta disponibilizada aos clientes Frota diversificada Seguro Entrega até as 14:00 h do dia seguinte: São Paulo e Grande SP; Campinas e RMC, Rio de Janeiro e Grande Rio Entrega em até 48 h: Curitiba e Belo Horizonte e as respectivas regiões metropolitanas Atenda Carga Fracionada ou Fechada Capacidade de atendimento em todo território nacional Veículos identificados Pessoal uniformizado Serviço de escolta Pedido de coleta on-line

Financeiro Contas a Pagar Responsável pela conferência, pagamento e arquivamento das contas Negociação/Prorrogação de prazos com fornecedores Cuidado com Pagamentos Indevidos Manter os Pagamentos em dia Evitar prejuízos para a empresa Contas a Receber Análise de Crédito do Cliente Controle de vencimentos Controle das Contas em atraso Cobrança de Clientes Baixa de contas pagas Relatórios de recebíveis.

Financeiro Contabilidade Registro de todos os fatos que ocorrem Demonstração da situação econômica, patrimonial e financeira da empresa com base nos registros realizados Apuração dos resultados obtidos Acompanhamento da execução dos planos, através de previsões Escrituração dos Livros Contábeis Fiscal/Faturamento Escrituração de notas fiscais Apuração de Impostos Escrituração de Livros Fiscais Responsável pelos controles de Entrada e Saída de Notas Fiscais Entradas de Fretes (CTRCs).

Financeiro Comunicação entre departamentos RH Contas a Pagar: 2 funcionários 1 gerente de Contas a Receber: 3 funcionários Tesouraria Contabilidade: 3 funcionários 2 contábeis 1 Contador/ 1 Diretor 1 custo Controller Financeiro Faturamento/Fiscal: 6 funcionários 3 nos diferentes turnos 1 Analista 3 no escritório Fiscal

Financeiro Comunicação entre departamentos Compras Quando o orçamento necessitar ser submetido à aprovação do Financeiro, encaminhar os orçamentos com todas as formas de pagamento, procurando viabilizar descontos quando possível. O Supervisor de cada área tem uma alçada de aprovação de compra de R$ 200,00. A partir deste valor, formulário com pedido de aprovação do Departamento Financeiro será requerido. Logística Encaminhar diariamente as Notas Fiscais para o Departamento Fiscal devidamente assinadas pelo recebedor e conferente Solicitar as emissões de Notas Fiscais de Saída com antecedência (funcionário do fiscal deve supervisionar para que não haja atrasos, e assuntos para serem resolvidos com urgência)

Financeiro Comunicação entre departamentos T.I. Sistema apto para um bom controle dos Pagamentos diários, Recebimentos, Notas Fiscais, Atrasos, contas contábeis, etc. Possibilidade de fazer relatórios através do sistema. Abrir na rede, acesso às informações necessárias. Comercial Possuir conhecimento dos clientes inadimplentes Bloqueio do faturamento para os clientes inadimplentes, com autorização do Gerente/Supervisor do Departamento Financeiro e Marketing

Compras Função do departamento de compras Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias; Obter mercadorias e serviços ao menor custo, negociando termos e condições de compra; Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor. Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais. Organograma do Departamento de Compras Gestor Comprador Assistente de Compras

Compras Material para Aquisição no Centro de Distribuição Material Improdutivo Material de escritório Palete e porta palete (colunas, travessas, parafusos) Container e etc Máquinas e equipamentos Empilhadeira Paleteira Hidráulica manual Equipamentos eletrônicos (Celular, computador, impressora) Serviços Transporte (veículos) Segurança e monitoramento Portaria Limpeza Manutenção do prédio e dos equipamentos

Compras Processo de Compras 1º Receber e analisar as requisições de compra 2º Selecionar Fornecedores 3º Solicitar Cotações 4º Analise de cotações e Negociação 5º Emitir pedido de compra 6º Seguimento e entrega 7º Recepção e aceitação das mercadorias 8º Aprovação da fatura do fornecedor para pagamento

Marketing O Papel do Marketing Otimização das operações, através do planejamento e criação de soluções logísticas Redução dos custos Redução do tempo de entrega(lead time) Localização geográfica Qualidade no serviço Melhor desempenho nas entregas No ambiente competitivo o nosso setor de Marketing tem como principal função identificar a necessidade do cliente e oferecer a melhor solução logística.

T.I Política e Objetivos Implementar um sistema que permita que todas as operações estejam interligadas Zelar pelo bom funcionamento do sistema de modo que auxilie em todas as operações Oferecer suporte a todos os departamentos em relação ao uso do sistema e manutenção dos equipamentos de informática Pesquisar e desenvolver novas idéias que possam ser utilizadas para otimizar os processos no sistema, de modo que se tornem mais rápidos e eficientes Gerar relatórios gerenciais com rapidez e eficácia.

T.I Processos

T.I Organograma do Departamento

T.I Recursos Os microcomputadores de mesa e portáteis (notebook, palmtop) e seus dispositivos periféricos, como teclados, mouses, caixas de som, microfones, leitoras, gravadoras e demais acessórios conectados ao computador Os scanners (de mesa e manuais), impressoras (laser, jato de tinta, matriciais e técnicas) webcams, datashows, videoconferência, ipods, telefone com tecnologia Voip e demais equipamentos relacionados à TI que venham a integrar o patrimônio da Autarquia Os programas de computador adquiridos e os sistemas desenvolvidos Os dados armazenados em equipamentos, dispositivos e periféricos

T.I Sistemas e softwares WMS – Warehouse Management System DRP – Distribution Requeriments Planning TMS – Transportation Management System Auto ID – Automatic Identification ERP – Enterprise Resource Planning Ponto eletrônico – RH Banco de Dados

T.I WMS – Warehouse Management System Responsável pelo gerenciamento da operação do dia-a-dia de um armazém Sua utilização está restrita a decisões totalmente operacionais, como: definição de rotas de coleta, definição de endereçamento dos produtos, entre outras Busca agilizar o fluxo de informações dentro de uma instalação de armazenagem, melhorando sua operacionalidade e promovendo a otimização do processo Deve se integrar aos sistemas de gestão de informações corporativos (ERP), e desta maneira contribuir para a integração da sistematização e automação dos processos na empresa Utiliza código de barras e dispositivos móveis

T.I WMS – Funcionalidades Programação e entrada de pedidos: Coloca os pedidos de modo rápido e acurado no armazém, melhora o desempenho do sistema corporativo (ERP) quanto ao planejamento do atendimento Planejamento e alocação de recursos: Planeja automaticamente a alocação de mão-de-obra diária, além do método de movimentação de material e o equipamento a ser utilizado por cada operador Portaria: Controla todos os veículos envolvidos nas operações de recebimento, gerenciando a fila de espera e designação de docas, além de controlar dados do fornecedor, ordem de chegada, prioridade de descarga, etc Recebimento: Identifica e seleciona o recebimento a ser processado, indica os itens e quantidades a serem recebidos, imprime e identifica o produto, confirma o recebimento da quantidade de cada produto e libera os itens para a estocagem

T.I WMS – Funcionalidades Inspeção e controle de qualidade: Notifica o operador de inspeção das necessidades dos materiais recebidos, permitindo a entrega imediata de produtos à inspeção ou à notificação imediata para que um inspetor venha à recepção; confirma e libera a inspeção quando os produtos ficam estocados em quarentena, evitando a separação física do material Estocagem: Analisa o melhor método de estocagem, considerando local, tipo de equipamento, momento oportuno para estocar; possibilita o conhecimento do que está estocado; apóia o recebimento do material que entra; a consolidação de números de mesmo item; inventário rotativo e zoneamento de áreas de produtos Transferências: Gerencia os fluxos de transferência de itens entre áreas Separação de pedidos: Transmite os pedidos de mais alta prioridade aos separadores de pedidos; se as prioridades forem iguais, transmite as solicitações de separação com base nos critérios pré-definidos

T.I WMS – Funcionalidades Expedição: Inclui a roteirização dos produtos separados para as devidas áreas de separação de cargas na expedição; a geração automática dos conhecimentos de embarque e atualização automática de arquivos de pedidos abertos de clientes Inventários: Permite realizar os inventários físicos de forma rápida e precisa, executando-o por tipo de produtos ou localizações físicas, também podem ser feitas auditorias internas sem bloqueio de movimentação e de acordo com os critérios da empresa, além de acertos de inventários, tais como: quebra; mudança de status de produtos, etc Relatórios: Fornece relatórios de desempenho e informações operacionais que subsidiam o processo de gerenciamento do armazém.

T.I WMS com ERP O WMS faz a integração entre o ERP (SAP) e as informações do armazém O SAP é um software que irá integrar todas as transações do armazém em um banco de dados único, disponibilizando todas as informações para todo o CD Os principais procedimentos que o WMS realizará no armazém são: Coleta (onde será realizado a colagem das etiquetas) Armazenamento (leitura das etiquetas que realiza a consistência) Distribuição (embarque e leitura das etiquetas) Manifesto (emissão de manifesto para verificar aonde irá o produto) O WMS fará então todo o gerenciamento da parte operacional do armazém Processos como gerenciamento do pátio dos veículose monitoramento de recurso operacionais como empilhadeira e pessoas serão realizados pelo WMS, que não estão incluídas no ERP