Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN Mariana Victor / Rômulo Aurélio / Sávio Luiz / Vinícius Medeiros / Vivianne Sousa
Tópicos abordados Histórico Características Processo inicial Evolução do processo Divisão das Equipes
Histórico Sistema de gestão comercial de empresas de saneamento; Desenvolvimento iniciado em 2005, licitado em 2006 e implantado em 2007. Financiado pelo PMSS; Modernização dos antigos sistemas; Empresas: COMPESA, CAERN, CAER, CAEMA, COSANPA, COSAMA e SAAE – Juazeiro.
ATENDIMENTO AO PUBLICO Características Características Funcionais Módulo WEB: ATENDIMENTO AO PUBLICO FINANCEIRO BATCH CADASTRO ARRECADAÇÃO GERENCIAL COBRANÇA SEGURANÇA MICROMEDIÇÃO FATURAMENTO
Características Características Funcionais Sistemas Integrados: Impressão Simultânea de Contas; Fiscalização de Anormalidades; Acompanhamento de Serviço.
Características Características Tecnológicas Ferramentas Proprietárias: Oracle MS Project TestComplete Ferramentas “Open-source”: Redmine Eclipse Android Java Linux Struts Hibernate Postgres J2ME Ireport Jboss Subversion
Processo inicial Modelo Iterativo-incremental adaptado; Processo de Gerência de Configuração (GC) não definido; Repositório único; Hierarquia vertical; Coordenadores Analistas de Negócio e Banco de Dados Desenvolvedores
Processo inicial Diversos problemas estruturais: Taxa de erro elevada; Perda de código; Requisitos mal entendidos; Dificuldade em gerenciar pessoas; Diversas versões geradas em um curto tempo;
Evolução do processo Divisão da equipe: Evolutiva e Corretiva; Implantação: A cada nova implantação, era formada uma nova equipe; Utilização do Modelo Cascata; Dificuldades no gerenciamento das equipes;
Processo atual Utilização de práticas do SCRUM: Equipes com até 9 pessoas; Priorização de backlog; Planejamento das sprints; Reuniões diárias; Reuniões de retrospectiva da sprint; Task Board; Gráfico de Burndown.
Desenvolvimento e Testes Processo atual Propostas aprovadas Pelo cliente? Planejamento Concluído? Desenvolvimento e Testes do sistema concluídos?
Divisão das equipes Negócio; Atendimento e Relacionamento; Implantação; Evolutivas; Corretivas; Qualidade; Banco de Dados e Suporte.
Negócios Equipe composta por: Coordenadores; Analistas de Negócio Potencial Cliente
Processo de Negócios Não Cliente interessado no sistema Sim O Cliente demonstrou Interesse? Apresentação do Sistema Analistas de Negócio Área Comercial busca novos clientes em potencial Não É empresa pública? Proposta Sim Implantação Licitação
Atendimento e Relacionamento Composta por analistas responsáveis por: Captar novos negócios; Atender as solicitações do cliente; Fazer propostas comerciais; Priorizar as demandas dos clientes; Homologar as evoluções do sistema junto ao cliente. Atendimento Documentos gerados Cliente Líder Documentos gerados Relacionamento
Processo de Atendimento e Relacionamento Corretiva Analista de Atendimento Backlog de Corretiva Analista de Atendimento Nível 2 Solicitação do Cliente Analista de Relacionamento Evolutiva Proposteiro Analista Senior Cliente Backlog de Evolutiva
Implantação Equipe composta por: Analistas de Negócio (Líder); Desenvolvedores; Testadores; DBA / Suporte. Desenvolvedor Testador Líder DBA/Suporte
Processo de Implantação Analista de Sistemas Desenvolvedor Analista de Negócio negocia prazo Solicitação do Cliente Cliente homologa o produto Testador Implantação
Evolutiva Três equipes compostas por: Líder Analistas Desenvolvedores Testadores Líder Analistas Desenvolvedores Testadores
Processo de Evolutiva O produto é liberado para o cliente Definição do que será feito São realizados todos testes na versão Reunião de Priorização Divisão de Tarefas na equipe Divisão entre equipes
Corretiva Equipe composta por: Líder Analista Desenvolvedores Testadores Líder Analistas Desenvolvedores Testadores
Processo de Corretiva É definido o que entrará na versão corretiva Reunião de Priorização São realizados todos os testes na versão O produto é liberado para o cliente As atividades são repassadas para o desenvolvedor
Banco de Dados e Suporte Equipe composta por: DBAs Analista de Suporte DBA - Oracle DBA - Postgres Líder Suporte a redes e Servidores
Processo de Banco de Dados e Suporte Necessita alterar a base de dados? Analista solicita a alteração da base Cliente solicita Correção / Melhoria DBA analisa a solicitação e a executa
Gerente de Configuração Qualidade Equipe composta por: Engenheiro de testes; Arquitetos; Gerente de Configuração. Líder - Testes Equipe de Testes Gerente de Configuração Líder Arquiteto de software
Processo de Qualidade ! Arquitetos de software: Solicitação de Mudança é atribuída São realizados todos os testes na alteração Arquiteto Solicitação de mudança é aprovada Gerente de Configuração: São realizados todos os testes na versão Gerente de Configuração O Produto é liberado para o cliente Diversas solicitações de mudanças são requisitadas na versão
Sistemas Integrados ao GSAN Impressão Simultânea de Contas Desenvolvido em J2ME; Utilizado por leituristas que efetuam a leitura do hidrômetro e imprimem as contas e os avisos de débitos; Dados das contas impressas são transmitidos online para o GSAN.
Sistemas Integrados ao GSAN Fiscalização de Anormalidades Desenvolvido para a plataforma Android; Os agentes comerciais fiscalizam as anormalidades informadas pelos leituristas; Dados e Fotos da fiscalização são transmitidos online para o GSAN.
Sistemas Integrados ao GSAN Acompanhamento de Serviço Desenvolvido para a plataforma Android. Serviços como vazamento e estouramento são carregadas de forma online no smartphone. Dados e Fotos dos serviços realizados são transmitidos online para o GSAN.
Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN Mariana Victor / Rômulo Aurélio / Sávio Luiz / Vinícius Medeiros / Vivianne Sousa