IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica
ETAPAS DA DEFINIÇÃO DO PROCESSO Listar entradas e saídas do processo (principais) Identificar os clientes e fornecedores Identificar os requisitos desejados para as entradas Identificar interfaces Listar atividades Listar as áreas executantes do processo Fazer a Descrição e Objetivos do processo Identificar os indicadores #
ETAPAS DA MODELAGEM DO PROCESSO Detalhar o processo; Construir o fluxo do processo; Comportamento das atividades; Modelar as alternativas do processo; Identificar pontos de inspeção; Detalhamento das atividades do processo.
Dona(o) da casa, Empregada(o), ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO Título Participantes Código Limpar Cozinha Dona(o) da casa, Empregada(o), Saídas Clientes Requisitos 1 - Louças/talheres/panelas limpos e enxutos 1 – Família (preparar mesa de refeições; realizar refeições) 1 – Pratos/talhes/panelas limpos, sem cheiro desagradável de resto de comida 2 – Louças/talheres/panelas arrumados 2 – Dona de Casa 2 – Cada utensílio no seu lugar específico, sem perdas 3 – Lixo orgânico recolhido 3 – Prefeitura (recolher lixo orgânico) 3 – Não vazar líquido do saco 4 – Lixo reciclável recolhido 4 – Prefeitura (recolher lixo reciclável) 4 – Papel separado do plástico, do alumínio; não misturar com pilhas 5 – Cozinha limpa e arrumada 5 – Dona de Casa (preparar refeições) 5 – Cheiro agradável de limpeza; ausência de gordura nos azulejos; utensílios no lugar
ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO Entradas Fornecedores Requisitos 1 – Detergente, sabão, esponja e pano de chão e de pia disponibilizados 1 - Dona de casa (fazer a compra de supermercado da casa) 1 – Detergente neutro, esponja de duas faces (áspera e macia) e em condições de uso. 2 – Água disponibilizada 2 - Realizar o pagamento de taxas da casa, realizar limpeza periódica de filtros e tanques. 2 – Água filtrada e limpa 3 - Panelas sujas 3 – Cozinheira (preparar refeições) 3 - Panelas sem resto de comida e com água até o local da sujeira. 4 – Louças sujas 4 - Realizar refeições 4 - Louças sem resto de comida. 5 - Talheres sujos 5 – Cozinheira (preparar refeições para a família); Família (realizar refeições) 5 - Talheres sem resto de comida.
ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO Descrição Objetivos Atividades Esse processo compreende a limpeza de todos os objetos e utensílios domésticos que pertencem à cozinha. A limpeza de azulejos e chão também fazem parte do processo, assim como o recolhimento do lixo. Geralmente, o processo é executado sempre após a preparação de alguma refeição e/ou após o seu consumo pelos membros da família. Ele sempre inicia após o recolhimento de alguma peça para a pia. 1 – Evitar foco de baratas; 2 – Ter sempre um cheiro agradável no ambiente; 3 – Manter a higiene máxima da família. 1 - Lavar utensílios, 2 - Enxugar utensílios; 3 - Arrumar utensílios; 4 - Lavar chão e azulejos; 5 - Enxugar chão e azulejos; 6 - Arrumar o lixo; 7 – Retirar o Lixo.
Observações (restrições, condições especiais) ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO Indicadores 1 - Número de louças quebradas por mês (meta: 1 por mês) 2 – Feedback da família em relação à limpeza. (Muito Bom, Bom, Ruim, Regular). Meta: Muito bom. (Número de pratos sujos encontrados (pós limpeza) x Número de pratos limpos) 3 – Número de baratas encontradas por mês (Meta: zero) Observações (restrições, condições especiais) Em eventos especiais tais como comemorações familiares/aniversários, a limpeza da cozinha é a última atividade a ser realizada. É contratado(a) um(a) diarista no dia do evento. A limpeza da cozinha é realizada geralmente três vezes ao dia. Após a limpeza da casa e após as refeições.
NOTAÇÃO DO FLUXOGRAMA = Atividade = Evento (ação ou acontecimento) = Decisão = Processo/sub-processo = Banco de dados = Início/ fim = Documento = Entradas e/ou saídas = Conector
NOTAÇÃO DO FLUXO Fluxo na vertical Área 1 Área 2 Área 3
NOTAÇÃO DO FLUXO Fluxo na horizontal Área 1 Área 2 Área 3
FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza de chão e azulejos Limpar o lixo Cozinha limpa ? Fim Cozinha limpa Sim Início Cozinha Suja Não Lavar utensílios Enxugar utensílios Arrumar utensílios
FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza de chão e azulejos Limpar o lixo Cozinha limpa ? Fim Cozinha limpa Sim Início Cozinha Suja Não Lavar chão e azulejos Enxugar chão e azulejos
FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza de chão e azulejos Limpar o lixo Cozinha limpa ? Fim Cozinha limpa Sim Início Cozinha Suja Não Arrumar o lixo Retirar o lixo
FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Início Lavar utensílios Enxugar utensílios Arrumar utensílios Lavar chão e azulejos Enxugar chão e azulejos Arrumar o lixo Recolher o lixo Cozinha Limpa ? Cozinha Suja Não Sim Visto que o número de atividades de cada sub-processo é pequeno, é aconselhável que o fluxo final seja somente de atividades e não de sub-processos. Cozinha limpa Fim
ATIVIDADES SEQUENCIAIS E PARALELAS ATIVIDADES SEQÜÊNCIAIS Atividades dependentes; Podem ser executadas pela mesma pessoa. Atividade 1 Atividade 2 t
ATIVIDADES SEQUENCIAIS E PARALELAS ATIVIDADES PARALELAS Atividades independentes; Dependem da disponibilidade de recursos. Cada pessoa é responsável por uma atividade diferente Geralmente reduzem o tempo de ciclo do processo, mas normalmente demandam mais recursos. Atividade 1 t t Atividade 2 t
FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Lavar utensílios Enxugar utensílios Arrumar utensílios Arrumar o lixo Recolher o lixo Pessoa 1 Início ATIVIDADES PARALELAS Lavar chão e azulejos Enxugar chão e azulejos Pessoa 2 Cozinha limpa ? Fim
PROCESSOS COM ATIVIDADES ACOPLADAS Atividades interdependentes; Geralmente são executadas em sequência, porém podem existir vários ciclos de execução dessas atividades. Atividade 1 Atividade 2 t
MODELAGEM DE ALTERNATIVAS DO PROCESSO ?
ALTERNATIVAS DO PROCESSO As alternativas do processo representam caminhos diferentes pelos quais o processo pode ser executado. Necessariamente, compreendem diferentes/novas atividades que devem ser executadas ou podem acionar diferentes processos. Fim Início
DECISÃO COM DOIS CAMINHOS Planejar vendas Desenvolver vendas Analisar créditos Montar contratos Efetivar contratos O crédito está aprovado ? Sim ... ... Crédito aprovado Montar contratos Processo Não Crédito reprovado Comunicar clientes Processo
Realizar a limpeza do carro DECISÃO COM MÚLTIPLOS CAMINHOS Realizar a limpeza do carro Qual o tipo de limpeza ? Lavagem geral do carro escolhida Lavagem simples do carro escolhida Polimento do carro escolhido
DECISÃO COM MÚLTIPLAS PERGUNTAS Preparar-se para ir ao trabalho Opção por tomar café definida Vou tomar café da manhã? Tem comida ? Tenho tempo? ... Sim Sim Sim Tomar Café da manhã Não Não Não Opção por não tomar café definida Vestir a roupa Ir para o trabalho
? ? OBJETIVIDADE DA DECISÃO Subjetivo Objetivo Tenho 15 minutos? Tenho tempo? Objetivo Subjetivo ? ?
COMENTÁRIOS As decisões podem acionar atividades ou processos diferentes; Para cada decisão, devem ser identificadas as condições que realmente devem ser atingidas (desejo, viabilidade, tempo, recursos, dinheiro etc.) Quanto mais específica e objetiva a decisão for elaborada, melhor (mensurável, padronizável); Deve-se evitar decisões subjetivas com múltiplas interpretações.
MODELAGEM DE PONTOS DE INSPEÇÃO
PONTOS DE INSPEÇÃO DO PROCESSO Os pontos de inspeção servem para detectar erros ou desvios do processo. Servem para averiguar a qualidade das saídas dos processos. Têm o objetivo de garantir a satisfação dos clientes.
EXEMPLO INSPEÇÃO DO PROCESSO Lavar / Enxugar / Arrumar utensílios Lavar / Enxugar chão e azulejos Arrumar / Recolher o lixo Cozinha limpa ? Sim Fim Cozinha limpa Início Não Cozinha Suja Os Pontos de Inspeção não representam decisões para alternativas (caminhos) do processo
RESULTADOS DA INSPEÇÃO Positivo (as saídas atingem todos os requisitos) Segue o processo. Pontos a Melhorar (não atingiu os requisitos) 1 - Refazer etapas do processo (retrabalhar as saídas) 2 - Refazer o processo inteiro (descartar as saídas) Deve sempre existir uma tomada de decisão após a inspeção de uma passagem do processo
ELEMENTOS DO PONTO DE INSPEÇÃO (EX.1) Preparar-se para ir ao trabalho Resultado esperado: Empregado pronto, arrumado para ir ao trabalho Ponto de inspeção: Verificação do visual no espelho. Ferramenta de apoio: checklist de verificação (Rosto/ Maquiagem, Perfume, Cabelo, Roupa, Sapatos, Relógio/Joias etc.)
DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS DE INSPEÇÃO Lavar / Enxugar / Arrumar utensílios Lavar / Enxugar chão e azulejos Arrumar / Recolher o lixo Empregada Utensílios OK? Chão/ azulejos OK? Lixos OK? Dona de casa Preferencialmente, os pontos de inspeção devem ser dispostos onde os erros, geralmente, acontecem. Isso pode ser visto como ponto a ser melhorado. (modelagem To Be)
COMENTÁRIOS Após a verificação de um Ponto de Inspeção, pode ser necessário refazer atividades do processo, ou até mesmo o processo inteiro; Os Pontos de Inspeção têm como objetivo assegurar a qualidade do processo, mantendo os padrões aceitáveis pelos clientes. Eles devem ser específicos, objetivos e mensuráveis; Eles demandam tempo para a realização da atividade de inspeção; Os Pontos de Inspeção devem ser dispostos no local onde os erros geralmente acontecem.
FLUXOGRAMA (LIMPAR COZINHA) Início Fim Banco de dados Documento Lavar / Enxugar / Arrumar utensílios Lavar / Enxugar chão e azulejos Arrumar / Recolher o lixo Cozinha limpa ? Fim Cozinha limpa Início Cozinha Suja Louças arrumadas Lista dos itens recicláveis e suas quantidades Documento Banco de dados Preparar Mesa para as Refeições
DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES Início Realizar Refeições Cozinha Suja Lavar utensílios Enxugar utensílios Arrumar utensílios Lavar chão e azulejos Enxugar chão e azulejos Arrumar o lixo Recolher o lixo ? Cozinha Limpa ? Cozinha Suja Não Sim Cozinha limpa Preparar Mesa para as Refeições Fim
DETALHAMENTO DA MODELAGEM Para cada atividade é necessário: 1 – Descrição; 2 – Entradas/Saídas – Fornecedores/Clientes; 3 – Ferramentas (software, checklists, métodos); 4 – Documentos utilizados (procedimentos, normas, manuais etc.); 5 – Tarefas; 6 – Infraestrutura (nem sempre é necessário); 7 – Conhecimentos/Habilidades; 8 – Observações; 9 – Problemas e sugestões de melhoria; 10 – Tempo de execução.
E X O R C Í I Detalhar o processo escolhido por sua DR. Construir o fluxo do processo; Detalhar três atividades (no. mínimo).