Projeto Capacitação online de gestores e conselheiros da saúde Envolvidos: • Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa • Conselhos de Secretárias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Universidade Federal de Pelotas
PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
Caravana Nacional em Defesa do SUS
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
II OFICINA RIPSA NO ESTADO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
A formação profissional técnica de
VI REUNIÃO GERAL DA REDE RET-SUS
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONASS Avaliação da conjuntura política: a formação técnica de nível médio em Saúde Carmen Emília.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CONGRESSO
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
Rede de Atenção Oncológica
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
AVALIAÇÃO DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA DO CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - COSEMS.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
“Potiguares é o povo senhor!”. Rio Grande do Norte Fórum Regional de Vigilância Sanitária Região Nordeste COSEMS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
CONASS e CONASEMS. Comissões Intergestores (CIB e CIT) X Representatividade dos entes Projeto de lei 5203/2009 – Aprovado na Câmara dos Deputados Projeto.
PROFORMAR Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior – SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - DDES Coordenação Geral de Residências.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
CURSO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E SIOPSwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS DA EAD NO CONTEXTO AMAZÔNICO Ronaldo Costa Monteiro Silverio Sirotheau Socorro Castelo Branco.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA – PMAQ – PARTE II SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
O Fortalecimento das Comissões Intergestores OFICINA DE TRABALHO SOBRE O APOIO INTERFEDERATIVO À GESTÃO DO SUS Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
Transcrição da apresentação:

Projeto Capacitação online de gestores e conselheiros da saúde Envolvidos: • Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa • Conselhos de Secretárias Municipais de Saúde • Secretarias Municipais das Capitais, • Instituto de Direito Sanitário – IDISA com o apoio do CONASS, CONASEMS e OPAS. Finalidade: • Fornecer acesso a informações referentes à legislação do SUS, na modalidade online, com temas afetos ao campo do direito sanitário e da gestão da saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Objetivos GERAL: Oferecer suporte técnico-jurídico no tocante às questões do direito sanitário e da gestão pública do Sistema Único de Saúde, para a promoção da educação continuada e permanente dos COSEMS (Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde), dos conselhos estaduais de saúde e dos conselhos municipais de saúde das capitais dos Estados federados. ESPECÍFICOS: • Capacitar técnicos no sistema de consulta IDISA Online; • Garantir suporte técnico-jurídico e administrativo; • Emitir notas técnico-jurídicas; • Respostas a perguntas breves.

Público-Alvo • 27 conselhos municipais saúde das 27 capitais dos estados da federação; • 27 conselhos estaduais de saúde dos 27 estados da federação; • 27 COSEMS – Conselhos de Secretários Municipais de Saúde

Resultados esperados: • Contribuir com a qualificação de conselheiros dos 27 conselhos de saúde das capitais e profissionais de saúde dos 27 COSEMS brasileiros no campo do direito sanitário; • Produzir relatório final que indique os pontos fortes e frágeis no tocante à gestão do SUS e à gestão participativa em relação ao direito sanitário, em especial, as que motivam a judicialização da saúde.