Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
Advertisements

Este documento apresenta de forma simplificada as etapas que devem ser cumpridas pelos concluintes do curso de Sistemas para Internet da Faculdade Marista.
Atividades Complementares Curso de Letras
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Reunião do Programa de Iniciação Científica
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Monitoria 2011 Informações Gerais.
Monitoria 2013 Informações Gerais.
2009.
(Metodologia Científica)
Defesa da Monografia.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
ESTÁGIO CURRICULAR.
Procedimentos para a aplicabilidade da 1ª Promoção resultante do desenvolvimento profissional - Portaria UNESP 788/09 e a Instrução nº 02 - CRH/PRAd, de.
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Trabalho de conclusão de curso
Verifica PRE-REQUISITOS
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Procedimentos e Normas do Estágio
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
ESTÁGIO OBJETIVO Apresentar a Disciplina Estágio Supervisionado
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
ESTÁGIO NO BRASIL UM NOVO CENÁRIO
Resolução da Avaliação Docente CPA
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Estágio Supervisionado
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Trabalho de conclusão de curso
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
Direito Empresarial Flavia La Noce.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
Universidade Federal de Itajubá
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
PID-2010 “Administração de Pessoal” Maria de Lourdes R. Barbosa Chefe DRH/Administração de Pessoal.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Transcrição da apresentação:

Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr. Bolsista no PPGRHS - Direitos e deveres - Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.

Agências de fomento CAPES (www.capes.gov.br/) FAPEAL (www.fapeal.br/)

Conteúdo Obrigações das partes Prazo de Vigência Disposições gerais Sobre o acúmulo de bolsa Estágio docência (bolsistas CAPES)

Obrigações As agências de fomento compete: Efetuar o pagamento da bolsa, mensalmente, na forma prevista no Convênio firmado entre a FAPEPI e o CNPq Acompanhar e avaliar o desempenho do bolsista

Obrigações São obrigações do BOLSISTA: dedicar-se integralmente às atividades prevista no Programa; executar o plano de trabalho individual e fazer referência à sua condição de bolsista da CAPES ou FAPEAL em trabalhos apresentados e publicações; apresentar relatório parcial e final, ao término da vigência de sua bolsa; quando solicitado pela CAPES ou FAPEAL, deverá prestar informação, durante e após a vigência da bolsa;

Obrigações São obrigações do BOLSISTA: cumprir as normas da CAPES ou FAPEAL, bem como as das demais instituições envolvidas; cumprir integralmente a carga horária semanal prevista no Plano de Trabalho; manter conduta compatível com a ética, os bons costumes e a probidade administrativa quando do desenvolvimento de suas atividades realizar estágio docência se for bolsista da CAPES

Prazo de vigência da bolsa A bolsa de apoio técnico à pesquisa terá prazo de vigência de acordo com a vigência do Convênio firmado entre a CAPES ou FAPEAL (geralmente são 24 meses)

Disposições Gerais A desobediência aos requisitos previstos no Termo de concessão da bolsa, implica em imediato cancelamento da bolsa. A concessão da bolsa será cancelada pelo PPGRHS por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis. Não haverá retroatividade no pagamento de qualquer bolsa ou o ressarcimento de despesas anteriores à aprovação e implementação da bolsa.

Disposições Gerais A agregação temporária do bolsista ao programa não configurará vínculo empregatício de qualquer natureza, nem gerará quaisquer obrigações trabalhistas ou encargos previdenciários para a CAPES e FAPEAL. O relatório técnico individual final, elaborado pelo bolsista, relativo às atividades desenvolvidas, deverá ser encaminhado a CAPES ou FAPEAL até 30 (trinta) dias após o término da bolsa, juntamente com a respectiva avaliação de desempenho

Disposições Gerais O bolsista terá o pagamento da bolsa suspenso, nos seguintes casos: Pela falta da entrega do relatório parcial, no prazo previsto; Pela avaliação do relatório, ao demonstrar um desempenho insatisfatório; Por solicitação do Colegiado do PPGRHS, a qualquer momento, com as devidas justificativas

Acúmulo de bolsa Art 1. Os bolsistas da CAPES e do CNPq matriculados em programa de pós-graduação no país poderão receber complementação financeira, proveniente de outras fontes, desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica. É vedada a acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento. Os referidos bolsistas poderão exercer atividade remunerada, especialmente quando se tratar de docência como professores nos ensinos de qualquer grau.

Acúmulo de bolsa Art 2. Para receber complementação financeira ou atuar como docente, o bolsista deve obter autorização, concedida por seu orientador, devidamente informada à coordenação do curso ou programa de pós-graduação em que estiver matriculado e registrada no Cadastro Discente da CAPES.

Acúmulo de bolsa Art. 3º No caso de comprovado desrespeito às condições estabelecidas na presente portaria, o bolsista será obrigado a devolver a CAPES ou CNPq os valores recebidos a título de bolsa, corrigidos conforme a legislação vigente. Art. 4º A concessão prevista nesta Portaria não exime o bolsista de cumprir com suas obrigações junto ao curso de pós-graduação e à agência de fomento concedente da bolsa, inclusive quanto ao prazo de vigência da bolsa.

Estágio docência O Estágio Docência na graduação para os discentes do PPG será de 60 horas a serem cumpridas em 01 (um) semestre, devendo ser orientado pelo professor responsável pelo estágio do discente e acompanhado pela Coordenação de Programa

Estágio docência Para cumprir com o estagio docência os discentes devem exercer atividades de ensino em cursos de graduação da Universidade Federal do Alagoas

Estágio docência As atividades estarão relacionadas com ministrar aulas teórico–práticas e com o apoio ao ensino, tais como preparação do plano de ensino, preenchimento de planilhas de notas, entre outras A carga horária total deve ser distribuída de tal forma que a atividade de ministrar aulas teórico–práticas tenha no mínimo 20% e no máximo 30% de dedicação, devendo constar o percentual no plano de atividades

Estágio docência Cabe ao discente e ao seu orientador, a escolha da(s) disciplina(s) para o estágio, devendo, no entanto, ser compatível com a proposta de formação do PPGRHS e ser aprovado pelo colegiado O pós-graduando, juntamente com o professor responsável pela disciplina de graduação, deverá elaborar o Plano de Atividades do Estagiário (2 semanas de antecedência) O plano apenas terá validade após aprovação pelo Colegiado, que poderá indicar alterações

Estágio docência Ao final do estágio, o aluno deverá encaminhar a Coordenação de Curso o Relatório de Atividades

Avisos aos bolsistas Utilizem diariamente o ambiente de trabalho disponibilizado pelo PPGRHS Não existem período de férias ou de recesso aos bolsistas A bolsa é do PPGRHS, concedida ao estudante para desenvolvimento de sua pesquisa Celebrem com os professores o pagamento da primeira bolsa!