Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
PARTICIPANTES DO GRUPO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
PROGRAMA INFRA-ESTRUTURA/ARQUIVOS. FAPESP - INVESTIMENTOS.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Pouso Alegre, 12 de março de 2014
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Local: Espaço dos Auditórios da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av. Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo - São Paulo.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Características de um bom professor de biologia
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UFBA TERESINHA FRÓES BURNHAM
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Especialização em Educação e Diversidade Cultural
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Política Educacional Brasileira
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Mestrados Profissionais: Questões consideradas relevantes para consolidação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
ESTÁGIO INTEGRAL: UM APRENDIZADO DIFERENCIADO DE CIÊNCIAS Vinícius Gomes de Costa 1,2 ; André Scarambone Zaú 1,3 1 - Laboratório de Ecologia Florestal.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Recife
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Programa de Pós- Graduação Virtual Prof. Luiz Nacamura Júnior Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 05 de maio de 2014 Arquivologia no Brasil.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 09 de maio de 2014 Biblioteconomia no Brasil.
Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS

PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIRIO CLA ARTES CÊNICAS ENSINO DE ARTES CÊNICAS (PROFISSIONAL) MÚSICA CCBS ALIMENTOS E NUTRIÇÃO BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL ENFERMAGEM E BIOCIÊNCIAS GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR INFECÇÃO HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS (PROFISSIONAL) MEDICINA (PROFISSIONAL) NEUROLOGIA SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR (PROFISSIONAL) CCH BIBLIOTECONOMIA (PROFISSIONAL) EDUCAÇÃO GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVOS (PROFISSIONAL) HISTÓRIA MEMÓRIA SOCIAL MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO CCJP DIREITO CCET INFORMÁTICA MATEMÁTICA (PROFISSIONAL)

Histórico A pós-graduação em Memória Social nasce para atender ao perfil de formação dos alunos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Posteriormente, absorve também os egressos dos Cursos de Direito, Pedagogia, Dança, Teatro, Música, Arquitetura, Psicologia, História, Ciências Sociais, Educação, entre outros. 1986 Mestrado em Administração de Centros Culturais 1995 Mestrado em Memória Social e Documento 2005 Programa de Pós-Graduação em Memória Social - Mestrado em Memória Social - Doutorado em Memória Social 2013 Criação de coordenadorias por Curso

Perfil Integra a Área Interdisciplinar (Multidisciplinar) da CAPES, com conceito 4 Dados de 2013 334 dissertações 28 teses Alunos matriculados - 67 doutorado 63 mestrado Bolsistas - CNPq (1), CAPES (33), PROJETOS (4), REUNI (1)

Características do programa Vocação interdisciplinar Objeto de pesquisa demanda um trabalho conjunto de desenvolvimento de teorias e métodos. A vocação interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Memória Social vem se intensificando ao longo de sua trajetória. Entendemos a memória social como um fenômeno complexo, construído coletivamente, que se dá nas representações, rituais, comemorações, textos, instituições e outras manifestações da cultura e da sociedade. Nosso objeto de pesquisa, portanto, demanda um trabalho conjunto de desenvolvimento de teorias e métodos com profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento voltados para as discussões sobre a memória.  Profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento voltados para as discussões sobre a Memória Social

Área de Concentração Estudos Interdisciplinares em Memória Social Construção no processo dinâmico da vida social. Campo de disputas que inclui processos múltiplos de produção e articulação das lembranças e esquecimentos dos diferentes sujeitos sociais. Redes de poderes que imperam nas sociedades em íntima conexão com a construção das memórias. Tensões entre identidade, alteridade e produção da diferença nos grupos sociais. Espaços e os lugares da memória coletiva local, regional, nacional, global. Monumentos, documentos e representações dos saberes, celebrações e formas de expressão nos diversos domínios da prática social.

Linhas de pesquisa Memória e Patrimônio Memória e Linguagem Memória e Espaço Memória, Subjetividade e Criação

Produção Científica O que é Memória Social? Série Memória Social O que é Memória Social? Vozes do porto: memória e história oral Memória e espaço: Trilhas do Contemporâneo Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos Linguagem, identidade e memória social Memória e construções de identidades Memória, identidade e representações Memória e identidade Memória e espaço

Professores Agripa Faria Alexandre Amir Geiger Andréa Lopes da Costa Vieira Anna Hartmann Cavalcanti Daniel do Nascimento e Silva Denise Maurano Mello Diana de Souza Pinto Edlaine de Campos Gomes Evelyn Goyannes Dill Orrico Francisco Ramos de Farias Javier Alejandro Lifschitz Josaida de Oliveira Gondar José Ribamar Bessa Freire Leila Beatriz Ribeiro Leonardo Ramos Munk Machado Lobelia da Silva Faceira Manoel Ricardo de Lima Neto Miguel Angel de Barrenechea Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu Sérgio Luiz Pereira da Silva Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos Dodebei

Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS Visite nossa página em: www.memoriasocial.pro.br Fale conosco nos e-mails: ppgms.secretaria@unirio.br secretaria.ppgms@gmail.com