Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
“A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
Política Nacional de Meio Ambiente
Gestão do Meio Ambiente
OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Estrutura de um Processo de Licenciamento
Sheila Pitombeira Apresentação ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Política Pública Ambiental Brasileira
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Área de Relevante Interesse Ecológico ARIE do Degredo
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Estrutura Político-administrativa e
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Educação Ambiental & Sustentabilidade
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SNUC
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
CRIAÇÃO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Bloco 2 Procedimentos e Formalidades III SEMANA DE HUMANIDADES Prof. Dr. Evandro Sathler.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Política ambiental do Brasil É bem avaliada e é considerada moderna e avançada Possui um capítulo especial na Constituição: CAPÍTULO VI – DO MEIO AMBIENTE.
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
Sistema Nacional do Meio Ambiente
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
4º Seminário de Meio Ambiente - CREA e OAB/SC Florianópolis/SC, 11 de maio de 2016 Insegurança Jurídica no Processo de Licenciamento Ambiental.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País Função Sócio Ambiental da Propriedade de Acordo Com a Constituição de 1988 Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País

Função Sócio Ambiental da Propriedade Texto: “A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988”; Código Florestal (Lei 4771/65); Lei 6902/81; Decreto 99274/90; Lei 9985/00; Bibliografia.

A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988 Autor: Rui Afonso Maciel Decastro, Ministério Público do Pará; Visão histórica do conceito de propriedade: Platão, em “A República”, entendia que os bens de uma comunidade deveriam pertencer a todos os seus membros; Já Aristóteles, em “Política”, defende a apropriação pessoal; São Tomás de Aquino e Leon Duguit também trabalham tal conceito.

A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988 O autor afirma que, nos dias atuais, o direito de propriedade não possui mais aquele cunho absoluto de antigamente. A propriedade só existe enquanto direito, se respeitada a função social. O cumprimento da função social é condição sine qua non para o reconhecimento do direito de propriedade.

A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988 Tal interpretação decorre do disposto na Constituição da República, que assenta: Art. 5º, XXII, da CF: É garantido o direito de propriedade. Art. 5º, XXIII, da CF: A propriedade atenderá à sua função social.

Código Florestal Artigo 1º - As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País. Artigo 5º - O Poder Público criará: Parques Nacionais, Estaduais e Municipais e Reservas Biológicas (...); Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais (...);

Código Florestal Artigo 8° - Na distribuição de lotes destinados à agricultura, em planos de colonização e de reforma agrária, não devem ser incluídas as áreas florestadas de preservação permanente de que trata esta Lei, (...)

Código Florestal Artigo 21 - As empresas siderúrgicas, de transporte e outras, à base de carvão vegetal, lenha ou outra matéria-prima vegetal, são obrigadas a manter florestas próprias para exploração racional ou a formar, diretamente ou por intermédio de empreendimentos dos quais participem, florestas destinadas ao seu suprimento.

Lei 6902/81 Realizamos um estudo detalhado da Lei 6902/81 que dispõe sobre a criação de Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental e dá outras providências. Destacamos os seguintes artigos, que consideramos importante para o nosso estudo:

Lei 6902/81 Art . 1º - Estações Ecológicas são áreas representativas de ecossistemas brasileiros, destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

Lei 6902/81 Art . 9º - Em cada Área de Proteção Ambiental, dentro dos princípios constitucionais que regem o exercício do direito de propriedade, o Poder Executivo estabelecerá normas, limitando ou proibindo:         a) a implantação e o funcionamento de indústrias potencialmente poluidoras, capazes de afetar mananciais de água (...);

Decreto 99274/90 Estudamos, também, o Decreto 99274 que regulamenta a Lei n° 6.902, de 27 de Abril de 1981, e a Lei n° 6.938, de 31 de Agosto de 1981, que dispõem, respectivamente, sobre a criação de Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental e sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, e dá outras providências. Consideramos importantes, para o nosso estudo, os seguintes artigos:

Decreto 99274/90 Artigo 1° - Na execução da Política Nacional do Meio Ambiente, cumpre ao Poder Público, nos seus diferentes níveis de governo:

Decreto 99274/90 I - manter a fiscalização permanente dos recursos ambientais, visando à compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; II - proteger as áreas representativas de ecossistemas mediante a implantação de unidades de conservação e preservação ecológica;

Decreto 99274/90 III - manter, através de órgãos especializados da Administração Pública, o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, de modo a compatibilizá-las com os critérios vigentes de proteção ambiental; IV - incentivar o estudo e a pesquisa de tecnologias para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais, utilizando nesse sentido os planos e programas regionais ou setoriais de desenvolvimento industrial e agrícola;

Decreto 99274/90 V - implantar, nas áreas críticas de poluição, um sistema permanente de acompanhamento dos índices locais de qualidade ambiental; VI - identificar e informar, aos órgãos e entidades do Sistema Nacional do Meio Ambiente, a existência de áreas degradadas ou ameaçadas de degradação, propondo medidas para sua recuperação; e

Decreto 99274/90 VII - orientar a educação, em todos os níveis, para a participação ativa do cidadão e da comunidade na defesa do meio ambiente, cuidando para que os currículos escolares das diversas matérias obrigatórias contemplem o estudo da ecologia.

5_ Lei 9985/00 Estudamos a lei 9985/00 que regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Destacamos os seguintes artigos:

5_ Lei 9985/00 Art. 1º - Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação.

5_ Lei 9985/00 Art. 3º - O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais, de acordo com o disposto nesta Lei.

5_ Lei 9985/00 Art. 7º - As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas:         I - Unidades de Proteção Integral;         II - Unidades de Uso Sustentável.

5_ Lei 9985/00 Art. 8º - O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:         I - Estação Ecológica;         II - Reserva Biológica;         III - Parque Nacional;         IV - Monumento Natural;         V - Refúgio de Vida Silvestre

5_ Lei 9985/00 Art. 9º - A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

5_ Lei 9985/00 Art. 14 - Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:         I - Área de Proteção Ambiental;         II - Área de Relevante Interesse Ecológico;         III - Floresta Nacional;         IV - Reserva Extrativista;         V - Reserva de Fauna;         VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e         VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Bibliografia DECASTRO, Rui Afonso Maciel. A função sócio ambiental da propriedade na Constituição de 1988. Jus Navigandi, Teresina, a.8, n. 466, 16 out. 2004. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5765>. Acesso em: 21 out. 2005. DECRETO N° 99.274, DE 06 DE JUNHO DE 1990. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/CCIVIL/decreto/Antigos/D99274.htm. Acesso em 13 dez. 2005. LEI Nº 4771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965. Disponível em: <http://geocities.yahoo.com.br/ambientche/lcodflo.htm> Acesso em 13 dez. 2005. LEI Nº 6.902, DE 27 DE ABRIL DE 1981. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br/ccivil/LEIS/L6902.htm> Acesso em 13 dez. 2005. LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br/CCIVIL/decreto/Antigos/D99274.htm> Acesso em 15 dez. 2005.