Como ler uma imagem: fotografia e arte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Dois modos de ler a Bíblia.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
O QUE É ESTA TAL REDAÇÃO? Prof. Leila Pryjma.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
História – aula 2.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
A Minhoca e o Escaravelho
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Uma aula de introdução à História
CIDADANIA.
INDÚSTRIA CULTURAL.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Atribuição de significados
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Pós-Graduação e Extensão.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Percepção do Espaço Pela Criança
APRENDIZ DA VIDA!.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Comunicação & Expressão
A construção da história
O QUE É ARTE?.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
O que é ensinar história?
ACREDITE SE QUISER.
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Introdução a Questão Social
Introdução à Questão Social
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Como fazer a leitura de obra de arte?
Forma Canônica e Definições
Carlise Inês Kronbauer
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Leitura e interpretação de texto
O que é a Indústria Cultural?
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Composição com formas geométrica
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Um diálogo entre Arte e Ciência
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
APRENDIZ DA VIDA!.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
1-De acordo com Descartes:
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Como ler uma imagem: fotografia e arte Fotografia e arte contemporânea

Como ler uma imagem: fotografia e arte Vou começar a aula com uma frase do pintor Kandisky e que também inicia o livro de Luciano Trigo “A Grande Feira” : “ Cada época cria uma arte que lhe é própria e que nunca renascerá”. Parece que a arte própria da nossa época é a fotografia.

Como ler uma imagem: fotografia e arte A fotografia esta na moda: todos falam sobre fotografia, festivais e feiras se sucedem, fotografias estão o tempo todo sendo mostradas para nós. Mas como entender este momento que, mesmo para alguns críticos, é bastante conturbado? O que estamos vendo? Qual o papel da fotografia?

Como ler uma imagem: fotografia e arte O que determina se uma fotografia é arte ou não? Estou querendo saber: em que momento uma fotografia que é feita como registro passa a ser arte? E mais: quantos fotógrafos ao fotografarem pensam “estou fazendo arte?” Dúvidas que estão na própria idéia da fotografia.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Ainda nos referenciado ao livro do Luciano Trigo, lemos logo nas primeiras páginas: “o sonho de qualquer jovem artista é ser absorvido pelo sistema, ter conotação internacional, expor nas galerias e museus da moda, aparecer na mídia”. Ora, a fotografia é cultura de massa por excelência.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Como afirma Charlotte Cotton em seu livro “A Fotografia como Arte Contemporânea”: “estamos vivendo um momento excepcional para a fotografia , pois hoje o mundo da arte a acolhe como nunca o fez e os fotógrafos consideram as galerias e os livros de arte o espaço natural para expor seu trabalho”.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Antes de entrarmos nesta seara porém, é preciso diferenciar ou entender alguns momentos históricos, onde arte e fotografia sempre se encontraram. Para tanto vou me apoiar nos estudos de André Rouillé que em seu livro “A Fotografia: entre documento e arte contemporânea”, nos traz algumas luzes para pensar.

Como ler uma imagem: fotografia e arte O que Rouillé pretende e derrubar alguns mitos que nasceram com a fotografia, mas muitas vezes foram reforçados pelos próprios teóricos. A primeira discussão será sobre o tom documental da fotografia. Ele é categórico: “a fotografia não é um documento, mas está provida de um valor documental variável segundo as circunstâncias”

Como ler uma imagem: fotografia e arte E nos traz uma provocação bastante pertinente: “uma arte pode ser tecnológica? Ou : uma imagem tecnológica pode fazer parte da categoria arte?”

Como ler uma imagem: fotografia e arte E continua; “a distinção entre a arte dos fotógrafos e a fotografia dos artistas é bastante simples: ao contrário do artista que se situa no mesmo nível no campo da arte, o fotógrafo-artista evolui deliberadamente no campo da fotografia. Ele é fotógrafo antes de ser artista”. Dois mundos o da fotografia e o da arte.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Em compensação – continua ele – entre o documental e a expressão a diferença é tênue e delicada, porque fotógrafos e fotógrafos-artistas pertencem ao mesmo mundo e muitas vezes se confundem. Em seguida é claro ele passeia pelas inúmeras tentativas da fotografia ser reconhecida como expressão autônoma e passa por todas as fases.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Claro que passa e critica o pictorialismo, mas traz uma informação que – embora aparentemente óbvia – é preciso parar e refletir: “ a arte dos fotógrafos privilegia a forma antes da função e o modo de representação acima do objeto de representação” Ele traz aqui a questão da utilidade e funcionalidade da fotografia.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Outra diferença é apontada nos famosos clichês: a pintura constrói, a fotografia coleta “A pintura compõe, o fotógrafo tira, a tela é uma totalidade, a fotografia um fragmento”. Portanto, voltamos novamente à questão dos conceitos e da percepção. Como eu percebo é a forma como eu defino.

Como ler uma imagem: fotografia e arte André Rouillé nos conta também das inúmeras tentativas de distanciar a fotografia de sua função ou utilidade de documentar, o que ele acha muito restritivo. Por isso as inúmeras tentativas ao longo da “pequena história da fotografia”, para citar Walter Benjamin, de “distinguir-se o máximo possível das práticas documentais”.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Uma maneira de colocar a fotografia no campo da cultura e distanciá-la da informação. Isso é um fenômenos que estamos vendo também, ou principalmente no fotojornalismo atual. Ele também está saindo, usando as definições de Rouillé da área documental e se inserindo cada vez mais na área da expressão.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Já os artistas que fazem uso da fotografia, não pertencem ao domínio da fotografia, mas ao domínio da arte. São concepções diferentes do próprio entendimento da fotografia. Estes dois indivíduos fotógrafos artistas e artistas fotógrafos partem de premissas opostas.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Enquanto os primeiros querem se distanciar do documental, os segundo reafirmam esta questão documentária da imagem fotográfica e sua crença na veracidade. Criar não é mais fabricar, mas escolher e enquadradar; as famosas apropriações fotográficas feitas por alguns artistas.

Como ler uma imagem: fotografia e arte Mas será só a partir dos anos 80 que a fotografia vai se tornar um dos principais materiais da arte contemporânea. Não à toa, uma exposição que esteve o ano passado no Itaú Cultural fez um recorte a partir de produções realizadas a partir dos últimos vinte anos do século XX. Isso acontece também à reboque dos textos semióticos que começam a discutir a imagem

Como ler uma imagem: fotografia e arte A fotografia abandona seu lugar de ferramenta e vetor para se transformar em material: “os artistas passam a fotografar”. Segundo Rouillé , este processo, é na verdade uma continuação dos processos das vanguardas artísticas em especial dadaísmo e surrealismo que já utilizam a fotografia como material e não como simples ferramenta.

Como ler uma imagem: fotografia e arte A arte contemporânea se voltou para o cotidiano (aqui também relembremos do dadaísmo) para o corriqueiro no momento em que a fotografia se torna um dos principais materiais desta arte. Rouillé tenta o tempo todo enfatizar como a fotografia foi sempre mal interpretada e conhecida e sua ontologia ficou muito reduzida a alguns conceitos.