DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

OBJETIVO Reconhecer a importância da realização do Diagnóstico de Cultura Organizacional com vistas ao delineamento do Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (CRM).

ROTEIRO Cultura: Diagnóstico Organizacional: Definição. Tipos. Cultura Organizacional. Clima Organizacional. Diagnóstico Organizacional: Definição e Objetivos. Justificativa e Objeto. Instrumentos.

DEFINIÇÃO “Conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade” (Holanda, 2001). “Cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social. Cultura é uma construção histórica. A cultura não é algo natural. A cultura é um produto coletivo da vida humana” (Santos, 1986).

TIPOS (Helmreich, 1998) CULTURA PROFISSIONAL Associada com “ser um membro da profissão”. Regras e normas que envolvem o exercício da profissão. ORGANIZACIONAL Ambiente dentro do qual as culturas nacional e profissional operam. É a maior determinante do comportamento. NACIONAL Componentes compartilhados pela herança nacional. Normas comportamentais, atitudes e valores. Atributos que diferenciam os nativos de uma cultura.

CULTURA ORGANIZACIONAL “Conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, frente às dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos, é que se produz, junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e dos mercados, o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa” (Torres, 2003).

CULTURA ORGANIZACIONAL Características Corresponde à “personalidade” da empresa: modos pelos quais os integrantes da Organização percebem os comportamentos aceitáveis de como as “coisas” são feitas na empresa. Manifesta-se nos comportamentos que envolvem: Política de treinamento. Tolerância à violação. Comprometimento com a tarefa e com as pessoas. Fluxo de informação. Comunicação formal/informal. Política com respeito ao erro.

CLIMA ORGANIZACIONAL “Clima interno é o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influências surgidas, e que decorre das decisões e ações pretendidas pela empresa, postas em prática ou não, e/ou das reações dos empregados a essas ações ou à perspectiva delas”. (OLIVEIRA, 1995)

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL Definição Processo para apurar e descrever a Cultura corporativa de uma Organização. Objetivos Compreender sistematicamente a Organização. Desenvolver intervenções consistentes. Orientar o rumo de ações. Apontar soluções para os problemas encontrados. Indicar as melhores formas e procedimentos para remediá-los. (Cummings et al, 1993)

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL Justificativa Avaliar o funcionamento de uma Organização, departamento ou trabalho para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento. Objeto Como os conceitos de CRM são compreendidos e praticados na Organização: Comunicação e Tomada de Decisão. Formação e Manutenção de Equipe. Fatores Individuais, estresse e seus efeitos no desempenho: Automação. Conceito de Erro. (IAC 060-1002A Cap. 4)

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL Instrumentos Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA) / Manual de Gerenciamento da Segurança (Manual Safety System - SMM). Relatórios de Perigo (RELPER). Recomendações de Segurança de Vôo (RSV). Relatórios de Investigação de Incidentes Aeronáuticos (RELIAA). Relatórios de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (RELIAA). Observações. Questionários. Entrevistas. Escalas. Outros.

ROTEIRO Cultura: Diagnóstico Organizacional: Definição. Tipos. Cultura Organizacional. Clima Organizacional. Diagnóstico Organizacional: Definição e Objetivos. Justificativa e Objeto. Instrumentos.

OBJETIVO Reconhecer a importância da realização do Diagnóstico de Cultura Organizacional com vistas ao delineamento do Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (CRM)