PROGRAMA CARIOCA RINDO A TOA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.
Ações Estratégicas na Atenção Básica
O PROCESSO DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Linhas de Conduta em Atenção Básica – Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama Novembro 2005.
Saúde Bucal na esfera pública
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL INTEGRADOS EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos em especial dos.
PROGRAMA CHAPECÓ MAIS SORRIDENTE
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Tutoria MP10 29nov11 USF Boa Esperança I Alexandre.
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
Programa de Saúde da Família
Carioca Rindo à Toa Mirella Giongo Coordenadora do Programa de Saúde Bucal Márcia Torres Gerente de Programas Referênciais Elisete Casotti Gerente de Programas.
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL COLETIVA
COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
PROGRAMAS DE SAÚDE PROF.ª CHARLENE
Rede de Promoção da Saúde
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Gerência-Geral Técnico-Assistencial dos Produtos Michelle Mello Adriana Cavalcanti Felipe Riani.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
O PRONTUÁRIO DA SAÚDE DA FAMÍLIA
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Um proposta de acolhimento
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
Avaliação em Saúde Bucal Coletiva
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Recursos Humanos em Odontologia
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
DIREX 04/040. DIREX 04/040 “1. Matérias para Deliberação 1. 1 “1. Matérias para Deliberação 1.1. DIREX 04/040 – Nova Estrutura das Clínicas Próprias.
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Lílian Rodrigues de Oliveira
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
CRIAÇÃO DO NASF.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2012.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Saúde da Família Saúde da Criança Saúde da Mulher Saúde do Idoso
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA CARIOCA RINDO A TOA ATENDIMENTO CLÍNICO: Com a ampliação da cobertura da faixa etária (0 – 100 anos), sugerimos a adoção do Protocolo TRA-Modificado, “Estratégia de Inclusão Máxima”

Glossário LIVRE DEMANDA: Pacientes externos cuja porta de entrada na unidade é a odontologia Formar grupos de ACOLHIMENTO

Glossário ACOLHIMENTO: Humanização no recebimento do paciente em seu ingresso na Unidade de Saúde (Todos que procuram a Unidade são acolhidos e incluídos em grupos para Promoção de Saúde/ Triagem Inteligente)

Glossário ATENÇÃO PROGRAMÁTICA Atenção em saúde bucal integrada à diversas ações de saúde da Unidade:

PROGRAMA CARIOCA RINDO A TOA TRIAGEM INTELIGENTE: Processo de avaliação de necessidades de tratamento

TRIAGEM INTELIGENTE: CRITÉRIO: Interdisciplinar Abscesso/dor Exodontia Restauração (TRA-modificado/Resolutividade Clínica)

METODOLOGIA Após as “atividades educativas integradas”, todos deverão passar pelo processo de higiene bucal supervisionada no escovário, neste momento será feita a observação com luz natural da condição bucal e necessidades emergenciais de tratamento.

PROGRAMA CARIOCA RINDO A TOA A partir dessa seleção, o paciente poderá ser agendado diretamente para o atendimento clínico (procedimento individual) ou agendado p/o retorno na Promoção de Saúde na Unidade – Procedimentos Coletivos RH: CD,THD, ESTAGIÁRIOS

Glossário ATENÇÃO PROGRAMÁTICA Programa de Saúde da Criança Programa de Saúde do Adolescente Programa de Saúde do Adulto/Mulher/Idoso/Crônicas/ Transmissíveis/Saúde Mental

ATENÇÃO PROGRAMÁTICA As ações Programáticas são desenvolvidas com as equipes multidisciplinares dos GRUPOS, onde estaremos misturando nossos conteúdos aos demais conhecimentos, determinando –se uma ação de cuidado contínuo e constante As Equipes serão capacitadas para que possam permear este conhecimento permanentemente. Procedimentos Coletivos