Lendas do folclore brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
Advertisements

1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto língua portuguesa
Como produzir um jornal escolar
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Meu Malvado Favorito.
alfabetização INTRODUÇÃO
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Observação da sala de aula
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Teacher Marilisa Lichtenberg English
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A descoberta dos Animais
BARBACENA, A CIDADE DAS ROSAS... PERFUMANDO A ILHA DO AMOR.
CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS.
Dicas para Apresentações
Atividade_3.8_MarciaCessel
ÁREA PROJECTO.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PROJETO.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
FOLCLORE.
Etapas de uma sequência didática
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Priscila Mendes Daosico Pedrosa.  Internet (dicionários on-line)  Cópias  Lápis de escrever e de cor  Aparelho de som  Cd-áudio  Slides (data-show)
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Lendas do folclore brasileiro SEQUÊNCIA DIDÁTICA Lendas do folclore brasileiro

OBJETIVO Esta sequência didática tem por objetivo: Levar os alunos a compreenderem a tipologia textual lendas, bem como sua estrutura composicional, sua finalidade e origem histórica; Proporcionar aos alunos o contato direto com o texto lenda e seus portadores; Facilitar o acesso às lendas, suas origens e versões mais aceitas através de vídeos, pesquisas na internet, entrevistas e leitura de livros; Mediar a produção da tipologia textual em estudo através do estudo dirigido, das duplas produtivas, da correção coletiva e da autocorreção.

1ª AULA Dar as boas vindas aos alunos e questioná-los sobre as férias. Propor a brincadeira da forca com o nome do tema do mês de agosto – FOLCLORE. Perguntar o que sabem sobre folclore. Pedir que procurem no dicionário o significado da palavra folclore e copiem em seu caderno. Entregar um texto sobre a origem do folclore no Brasil. Pedir que leiam e colem no caderno. Ouvir a opinião dos alunos. Explicar que farão um livro de lendas que será apresentado em um “Chá com lendas”. Pedir que façam uma lista de lendas que conhecem. Escrever em um cartaz e fixar na sala.

2ª AULA Fazer a dinâmica da Batata-quente. Colocar figuras dos personagens das lendas (citados pelos alunos no dia anterior) dentro de uma caixinha. Ao som da palavra “queimou”, o aluno com quem estiver a caixinha tira uma figura e conta a lenda ou pelo menos fala o que sabe sobre o personagem folclórico. Perguntar se os alunos sabem o que são lendas. Ouvir os alunos. Entregar um texto sobre a origem das lendas, pedir que os alunos leiam e colem em seus cadernos. Explicar aos alunos que eles precisam saber como é a estrutura de uma narrativa já que escreverão uma coletânea de Lendas. Escrever no quadro as palavras “SITUAÇÃO INICIAL – CONFLITO – CLÍMAX – EPÍLOGO” e explicar cada etapa.

Entregar aos alunos a cópia da Lenda do Negrinho do Pastoreio e pedir que eles identifiquem a “SITUAÇÃO INICIAL – CONFLITO – CLÍMAX – EPÍLOGO”. Ouvir a opinião de cada aluno. Mediar a discussão e ajudá-los na conclusão da atividade.

3ª AULA Levar os alunos à biblioteca para assistir ao vídeo “Sítio do Picapau Amarelo – O Saci” no endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=Sf48Dzegid0&feature=share_email Pedir que anotem as informações mais importantes sobre a lenda do saci e sobre as outras lendas citadas. Após assistir o vídeo fazer interpretação oral do episódio e pedir que os alunos escrevam a lenda do Saci-Pererê. (Excelente, assim teria como realizar a avaliação diagnóstica). Perguntar a eles se escreveram toda a lenda e se lembraram da estrutura da narrativa: SITUAÇÃO INICIAL – CONFLITO – CLÍMAX – EPÍLOGO”. Após a escrita da lenda pedir que os alunos troquem seus textos para ler e fazer correção das narrativas uns dos outros. Ouvir os alunos para saber o que acharam do texto uns dos outros. Entregar a lenda do saci para que leiam e comparem com seus textos.

4ª AULA Dia de pesquisar. Disponibilizar material para que os alunos possam ler várias lendas. Livros, internet, vídeos, imagens. (Ótimo! Explorar diferentes autores sobre o mesmo gênero) Pedir que completem as informações do dia anterior com novas anotações sobre as diversas lendas. Dividi-los em duplas e explicar que cada dupla escolherá uma lenda e que a dupla mais votada escreverá uma lenda urbana. Deixar que as duplas conversem e decidam qual lenda escolherão. Lembrá-los que farão a apresentação das lendas em uma manhã no “Chá com Lendas”. Propor a confecção de algumas dobraduras para ilustrar os cartazes com o dia e a hora do evento. Pedir que conversem com os pais, avós sobre as lendas e obter mais informações.

5ª AULA Deixar que os alunos compartilhem com os colegas as informações que obtiveram com seus pais. Explicar aos alunos que toda lenda começa com a Situação Inicial onde o mito é apresentado de uma forma narrativo/descritiva. Pedir que os alunos iniciem a escrita da Situação Inicial. Orientar as duplas a juntarem-se e trocarem os textos produzidos. Entregar a cada dupla uma cópia do início de suas lendas e uma imagem do mito escolhido. Deixar que as duplas re-escrevam seus textos (um por dupla). Disponibilizar dicionários. Ajudar na correção. ( Análise linguística).

6ª AULA Reunir novamente as duplas e pedir que escrevam o conflito/clímax de suas lendas. Usar legendas para fazer correção dos textos já produzidos. Levá-los à biblioteca para ver a história em quadrinhos da turma da Mônica sobre Folclore e Lendas. Pedir que anotem as informãções mais importantes. http://www.monica.com.br/comics/folclore/welcome.htm. Fazer interpretação oral da HQ. Deixar que leiam e discutam sobre o que já foi escrito, o que deve ser mudado, o que deve permanecer. Trocar os textos com outras duplas. Ouvir a opinião dos colegas. Disponibilizar dicionários.

7ª AULA Dia da votação. Explicar que terminarão os textos, farão as últimas correções e escolherão o melhor. Entregar os textos escritos nos últimos dias e deixar que terminem o texto encerrando com o epílogo (que nem sempre é um final feliz). Colocar no quadro, lembretes para que os alunos consigam fazer a correção de seus textos: * Parágrafo, letra maiúscula, começo, meio, fim, evitar repetições de palavras, pontuação etc. (Análise linguística) Ajudá-los na correção. Pedir que levem seus textos a alguma professora ou funcionário da escola para que possam ler e dar sua opinião. Promover a votação entre os alunos para escolher a melhor produção. Começar a confecção das ilustrações.

8ª AULA Levar os alunos à biblioteca para assistirem um vídeo sobre uma lenda urbana chamada “O amigo invisível” http://www.youtube.com/watch?v=hgotabei1iI&feature=em- share_video_user E um slide da turma da Mônica sobre uma lenda urbana “A loira do banheiro” http://www.monica.com.br/comics/banheiro/pag1.htm Através de votação, deixar que os alunos escolham qual lenda urbana deve ser incorporada à coletânea de Lendas e apresentada no dia do “Chá com Lendas”. A dupla escolhida no dia anterior começa a escrever essa nova lenda e os outros alunos cuidam das ilustrações. Confeccionar os convites para a manhã das apresentações Fazer a correção coletiva desta última lenda e verificar se todas as duplas passaram seus textos à limpo.

9ª AULA Iniciar à aula lembrando os alunos de que na manhã seguinte será o “Chá com Lendas”. Explicar que eles devem estar preparados para as apresentações e eventuais imprevistos. Propor que as duplas apresentem suas lendas na sala de aula para os outros colegas, a professora, e para uma convidada especial – a coordenadora da escola. Fazer observações e dar as últimas recomendações. Ensaiar a dramatização da lenda urbana escrita pela dupla mais votada pela turma.

10ª AULA Acalmar os alunos e ajudá-los nos preparativos. Apresentação. Chá (comes e bebes). Fazer uma avaliação do trabalho com os alunos. “Os pais se agradaram? Quais os comentários? A apresentação agradou a todos? Quais as críticas? Em que poderíamos melhorar?”

JOSÉLIA COSTA GONÇALVES