Logistica Integrada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Warehouse Management Systems
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGISTICA EMPRESARIAL
CHECK LIST PARA SEMINARIO DE LOGISTICA
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Planejamento e Controle de Projetos Logístico
GESTÃ DE ESTOQUES.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
U08 Grupo: 19V.
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
Dinâmica intraorganizacional
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Exercícios.
Universidade de Brasília
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
Logística Empresarial
Introdução à Logística
Diogo Almeida Gabriela Mesquita Mariana Barrozo Suzane Gonçalves.
Grupo 14 B, Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Centro de Distribuição Expedição
TI aplicada a Logística
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
WMS Stock Locator Apresentação dos módulos padrões do WMS Stock Locator Sistema Gerenciador de Materiais.
Atividades de Apoio da Logística
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Warehouse Management System
Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 2.
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
Introdução à Logística e Conceitos Básico
CROSS - DOCKING.
Logística Empresarial
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
ATIVIDADES DA EMBALAGEM
Distribuição Física - Expedição
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Logística de Distribuição
Logística.
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
ANÁLISE DE ESTOQUES.
Milk Run Um produto que traz benefícios a qualquer produto!
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Gestão de Armazenagem e Movimentação (parte 2b)
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Integração e optimização de operações
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Sistema Logístico e de Materiais
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
LOGISTICA EMPRESARIAL
LOGISTICA EMPRESARIAL
Administração de Materiais - Ciclo
Armazenagem e suas vantagens
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Principais Processos WMS Entrada Expedições Reabastecimento Inventário Cadastros.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem
Transcrição da apresentação:

Logistica Integrada

fornecedor suprimento produção distribuição cliente EMPRESA fornecedor suprimento produção distribuição cliente Fluxo de informação Fluxo de materiais Fluxo Financeiro Fluxo Logístico Fonte: A. Novaes Logística Empresarial

As demandas atuais Poucos itens em estoque compras mais freqüentes qualidade assegurada desenvolvimento de fornecedores

E para gerenciar esses fluxos? Além das competências individuais e organizacionais, é necessária a utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação (T.I.) SIL (Sistemas de Informações Logísticas) “Os sistemas de informações logísticas funcionam como elos que ligam as atividades logísticas em um processo integrado, combinando hardware e software para medir, controlar e gerenciar as operações logísticas” NAZARIO (2007)

Subdivisão dos SIL 1) sistema de gerenciamento de pedidos (SGP); 2) sistema de gerenciamento de armazéns (SGA); 3) sistema de gerenciamento de transportes (SGT).

Sistema de gerenciamento de pedidos (SGP) Primeiro contato com o cliente busca dos produtos colocação dos pedidos Interface com o sistema de gerenciamento de armazéns (SGA ou WMS) verifica disponibilidade dos produtos gera uma informação sobre: a localização do produto na cadeia de suprimentos, quantidades disponíveis prazo de entrega.

Sistema de gerenciamento de armazéns (SGA ou WMS) Pode englobar o SGP o SGP verifica com o SGA a disponibilidade de produtos, para saber a disponibilidade do inventario fisico. Assessora no gerenciamento do fluxo ou armazenamento de produtos nas instalações da rede logística.

SGA / WMS O SGA pode ser dividido em 5 funções principais Entrada Estocagem Gerenciamento do Estoque Processamento dos Pedidos Preparação para Embarque

Entradas (SGA) O produto é desembarcado nas docas de recebimento do armazém e identificado por código e quantidade O sistema processa as etiquetas O SGA processa as informações fiscais de entrada. Informações adicionais (embalagem retornável, manuseio especial, etc_

Estocagem (SGA) O SGA, de acordo com o espaço disponível e nas regras do lay-out de estocagem (definidas previamente) aloca o produto. Processa as informações de FIFO Atualiza o inventario fisico neste momento.

Gerenciamento do Estoque (SGA) Monitora os níveis do produto nos pontos de estocagem do armazém Processa solicitações de reposição de estoques Integra-se com sistemas de compras ou manda informações diretamente para os fornecedores Gerencia lotes de produtos com shelf life time (Vida util, prazo de validade)

Processamento de pedidos (SGA) identifica os itens solicitados nos pedidos Divide o pedido otimizando a separação organiza o fluxo do pedido desde o armazém até a doca Se utiliza dos parametros de Entrada para separação (FIFO, FEFO, etc)

Preparação para o embarque (SGA) Gera as etiquetas de expedição Processa as informações Fiscais de saída Processa a baixa dos inventarios e “libera” pontos de estocagem para novos produtos Gera Aviso de embarque Gera informações aos clientes Gera informações para o SGT

Sistema de gerenciamento de transportes (SGT) função principal, cuidar do transporte da empresa e para a empresa Faz a seleção de modais de acordo com destino, volume, lead time consolidação de fretes Define melhores rotas programação dos embarques rastreamento dos embarques auditagem dos fretes.

Segundo Ballou embora focados em diferentes aspectos das operações logísticas, devem comunicar-se de forma integrada para a concretização das operações logísticas. Caso contrário, boa parte das informações relevantes ao gerenciamento das operações logísticas não estarão disponíveis aos gerentes, prejudicando a eficiência e eficácia do sistema logístico como um todo.

Lista dos Grupos para a divisão dos temas do trabalho do semestre. 12 Grupos – 15(min) 20(max) minutos cada grupo (02 dias de apresentação, por sorteio, ao final do periodo) – Peso do trabalho – até 40% do score maximo Cada tema (2 grupos) Temas : Entraves e soluções para melhoria do transporte de cargas aéreo no Brasil Entraves e soluções para melhoria do transporte de cargas rodoviárias no Brasil Entraves e soluções para melhoria do Transporte aquaviário no Brasil Entraves e soluções para melhoria do Transporte ferroviário no Brasil Entraves e soluções para melhorar a eficiência dos Portos Brasileiros Estudo sobre a utilização de tecnologia aplicada às operações logísticas nas empresas brasileiras