Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
Advertisements

ESCOLA DE POLÍTICA E CIDADANIA PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PÚBLICO
A LRF E A NOVA GESTÃO PÚBLICA
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Lei de Responsabilidade Fiscal
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
Marise Magaly Queiroz Rocha
Lei de Responsabilidade Fiscal
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Gestão Responsável e Lei de Transparência
- Controle Interno e Prestação de Contas
Art. 78. A aplicação das sanções cominadas no art. 73, §§ 4º e 5º, dar-se-á sem prejuízo de outras de caráter constitucional, administrativo ou disciplinar.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
SIAFI e Informações Oficiais
Lei de Responsabilidade Fiscal
AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2013 AUDIÊNCIA PÚBLICA.
2 Grupo III – Demais Pontos de Controle da LRF Publicação do Relatório Resumido Meta Bimestral de Arrecadação Meta Fiscal da Receita estabelecida.
Miguel Ramos Campos Procurador do Estado do Paraná
Procurador do Estado do Paraná
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão PLC 01/2007 Proposta de Limite ao gasto com Pessoal da União Ministro Paulo Bernardo março/07.
Encerramento do exercício
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Abertura do Exercício 2014 Orçamento. > Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Nº 3.916, de 01/08/2013, alterada pela Lei Nº de 09/10/2013. > Lei.
ART. 52 – COMPETE AO SENADO FEDERAL
RESTOS A PAGAR E DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda Audiência Pública 1º Quad Base Legal “§ 4º - Até o final dos meses de maio, setembro.
Tipificação da Despesa Orçamentária
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Parceria Tribunal de Contas MG / Associação Mineira de Municípios AMM - Passos - 06/12/2011.
Lei de Responsabilidade Fiscal
APLICAÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL APLICAÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais 1º Quadrimestre 2008 Atendimento ao Parágrafo 4º.
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
Planejamento na Gestão Pública F A C U L D A D E P I T Á G O R A S – C A M P U S G U A R A P A R I Professor : Válber José Salarini.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais 1º Quadrimestre 2006 Atendimento ao Parágrafo 4º.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2013 OURO PRETO – MG 25/09/2013.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais 3º Quadrimestre 2007 Atendimento ao Parágrafo 4º.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara de Vereadores AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação das Metas Fiscais Município de Registro 1º Quadrimestre de 2012.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação das Metas Fiscais Município de Pinheiro 1º Quadrimestre de 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais 2º Quadrimestre 2008 Atendimento ao Parágrafo 4º.
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
(Esaf – Contador – 2009 ) Assinale a opção verdadeira a respeito do princípio orçamentário do equilíbrio. É o princípio pelo qual as despesas fixadas e.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais 3º Quadrimestre 2006 Atendimento ao Parágrafo 4º.
CGM: CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO CGM: CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO PEDRA PRETA – MT Fone: (66)
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) INFRAÇÕES AO.
1 LEI ELEITORAL E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO.
Orientações para Encerramento de Mandato Elton Fernandes da Silva, Coordenador do Serviço de Acompanhamento de Gestão Cristina Assmann, Assessora da Direção-Geral.
Receita: Despesa: Superávit: R$ Milhares.
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - IES Professora: Gissele Souza De F. Nunes LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LEI COMPLEMENTAR 101/2000.
COTA FINANCEIRA SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DE POLÍTICA FISCAL - SUPOF.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
1 Audiência Pública para Apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2015 SECRETARIA DAS FINANÇAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM FINAL DE MANDATO VALMIR BATISTA ASSESSOR CONTÁBIL.
Transcrição da apresentação:

Tribunal de Contas do Estado do Tocantins ÚLTIMO ANO DE MANDATO Tribunal de Contas do Estado do Tocantins OUT/2011 Najla Mansur Braga Coordenadoria de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal

2012 - último ano de mandato municipal 2012 - último ano de mandato municipal. Um ano que prevê uma série de ações para os gestores municipais de todas as instâncias de governo, para os que formam o executivo, o legislativo e o corpo técnico das administrações municipais. O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins no exercício de sua atividade de orientação aos jurisdicionados, elaborou o presente informativo a fim de orientar os administradores públicos municipais quanto às regras a serem observadas em ano eleitoral e último ano de mandato, sobretudo a Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101/2000, Lei da Contabilidade Pública 4320/64 e a Legislação Eleitoral.

Lei de Responsabilidade Fiscal Aumento de despesas com pessoal -vedação Nos 180 dias que antecedem o término da legislatura ou do mandato, nenhum ato que provoque aumento de despesa com pessoal poderá ser editado, sob pena de ser considerado nulo de pleno direito. Art. 21 - ... Parágrafo único. Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão referido no art. 20.

Lei de Responsabilidade Fiscal Limite da Dívida Consolidada O limite máximo para endividamento do ente, estabelecido por Resolução do Senado Federal, quando inobservado no primeiro quadrimestre do último ano. Limite máximo = 1.2 da RCL. Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subseqüentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.

Lei de Responsabilidade Fiscal Limite da Dívida Consolidada .... § 3o As restrições do § 1o aplicam-se imediatamente se o montante da dívida exceder o limite no primeiro quadrimestre do último ano do mandato do Chefe do Poder Executivo.

Lei de Responsabilidade Fiscal Contratação de ARO - Vedação Durante todo o último ano de mandato é vedada a contratação de operação de crédito por antecipação de receita (ARO). Acrescente-se, ainda, que de acordo com a Lei 10.028/2000, é tipificada como crime sujeito à reclusão de 1 a 2 anos (art.359-A). Alerta-se, por fim, que de acordo com a Resolução 43/2001 do Senado Federal, alterada pela Resolução 03/2002, nos últimos 180 dias de mandato do Chefe do Executivo, é vedada a realização de qualquer operação de crédito.

Lei de Responsabilidade Fiscal Assunção de Obrigações – Vedação Restos a Pagar Fica PROIBIDO assumir obrigação de despesa nos últimos oito meses que antecedem o final de mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20 da LRF, que não possa ser cumprida integralmente dentro do exercício, ou que se inscrita em restos a pagar não tenha suficiente disponibilidade de caixa pra que o sucessor possa atendê-la.

Lei de Responsabilidade Fiscal Assunção de Obrigações – Vedação Restos a Pagar Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Parágrafo único. Na determinação da disponibilidade de caixa serão considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar até o final do exercício.

LEGISLAÇÃO A SER CONSULTADA EMENTAS LEI 4.320/64 Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal Lei de Responsabilidade Fiscal Lei Complementar 101/2000 Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Lei 9.504/97 Estabelece normas para as eleições. Lei Complementar 64/90 Estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências Lei Complementar 135/2010 Altera a Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato Instrução Normativa TCE/TO Orientações sobre a transição de mandato Sugestão: www.planalto.gov.br

Fiquem atentos aos DEZ MANDAMENTOS que propiciará o cumprimento das obrigações de último ano de mandato.

DEZ MANDAMENTOS (CARLOS PINTO COELHO MOTA) I VELAI pela legalidade da prestação de contas II MOTIVAI o ato administrativo III JAMAIS AUTORIZEIS a geração de despesa quando não estiver acobertada pelo efetivo poder de gasto IV ANALISAI bimestralmente o RREO e o RGF V JAMAIS AUTORIZEIS a execução indireta de serviços terceirizados, quando significar burla ao sistema de mérito VI NÃO TEMAIS a ordenação e a liquidação da despesa, quando estritamente vinculados à lei orçamentária

DEZ MANDAMENTOS (CARLOS PINTO COELHO MOTA) VII NÃO AMALDIÇOEIS os sistemas de controle interno e externo, porque asseguram a passagem para o reino das contas aprovadas VIII ACAUTELAI-VOS, programando a agenda de final de governo pelos dizeres da LRF IX NÃO DEIXEIS dívida consolidada ou restos a pagar, em final de mandato, sem o devido suporte de caixa, se não quereis arder no inferno X ACOMPANHAI a sagrada palavra legal, pelo DOU, DOE ou pela internet, (...) se pretendeis a recompensa do dever cumprido

Obrigada! Najla Mansur Braga Coordenadoria de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal SICAP – Sistema Integrado de controle e Auditoria Pública najlamb@tce.to.gov.br