Logística empresarial universidade de Brasília Grupo 19S
Valor agregado ao cliente Ele pode ser entendido de diversas maneiras, especialmente pelo próprio cliente. Porém essas interpretações não devem ser conflitantes entre si.
Criação do valor que o cliente enxerga (Bradley Gale, 1994) Compreendendo as necessidades dos clientes em um mercado bem definido Design & controle de qualidade eficazes Qualidade superior em áreas importantes para o cliente Propaganda e outras comunicações de marketing Baixo “custo da qualidade” e liderança geral em custos Qualidade percebida pelo mercado Valor excepcional para o cliente Resultados: Lucratividade, crescimento e Valor societário
Criação de valor que o cliente enxerga Outra interpretação do valor que o cliente enxerga consiste na melhor combinação entre qualidade, serviço ao cliente, preço e prazo de entrega para os produtos e serviços demandados pelos clientes. qualidade x serviço ao cliente preço x prazo de entrega valor
Cadeia de logística tradicional Tem um time-to-market muito extenso, estoque de abastecimento elevado e sobrecarga de custos onerosa Existência de uma preocupação com o custo, considerado absurdo, o que faz com que o consumidor acabe pagando o preço A cadeia de supply chain surge como a proposta para solução desta preocupação com os custos
Supply chain Para que uma empresa desenvolva e implante uma estratégia de supply chain, ela deve começar avaliando a cadeia total de logística em que atua vis-à-vis a seus objetivos do negócio A partir da avaliação da situação atual e das tendências deve sair uma lista de oportunidades e de pontos fracos Completada a avaliação a empresa estabelece uma visão da cadeia total da logistica, levando em consideração vários movimentos e iniciativas que possam vir a afetar o negócio no futuro