ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
Advertisements

Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Ciência Espírita O Livro dos Espíritos e Obras Póstumas.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE CURSOS
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
O ESDE COM QUALIDADE.
A Casa Espírita.
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Conceito Importância
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PARA O CENTRO ESPÍRITA
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA.
SENSIBILIZAÇÃO
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
Dinamização da Campanha Permanente
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO
1.
Metodologia do Trabalho Científico
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Ministério da Educação
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
ENCONTRO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Levantam-se educandários em toda a Terra.
PROJETO de RESPONSABILIDADE SOCIAL
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Planejamento PNAIC 2014.
A Importância da Educação Continuada
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
QUEM SOMOS?.
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
Visão “ Promover, apoiar e fortalecer o Movimento Espírita do Rio Grande do Sul na busca da eficácia e da melhoria da qualidade na tarefa de difusão do.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
A Casa Espírita.
Estrutura Organizacional do Curso Mediunidade: Estudo e Prática
Metodologia e os Programas de Estudo
Apresentação da Síntese do Trabalho
Professora Angela Mota
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
A Codificação Espírita Roteiro 3
Revisão / Retrospectiva 2009
ESDE – IMPORTÂNCIA E CONCEITOS
Prática como Componente Curricular
O CENTRO ESPÍRITA O que é Centro Espírita
“Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Objetivos da Campanha do ESDE
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Objeto de Estudo do ESDE: O objeto de ensino e aprendizagem do ESDE é a Doutrina Espírita. A Doutrina Espírita está contida nas obras básicas do Espiritismo.
Multiplicadores Inter Regionais REFLETINDO SOBRE UNIÃO E UNIFICAÇÃO.
R ememorando... Implantação da Área de Comunicação Social Espírita Avisos no Centro Espírita Como fazer cartaz.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

HISTÓRICO 1975 Campanha “Comece pelo começo” – Em nível local. USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Mensagem Mediúnica – Estímulo a criação de uma “Grande Campanha” em torno da Importância do Estudo das Obras Básicas da Doutrina Espírita. Angel Aguarod – FERGS. 1977

HISTÓRICO (cont.) 1978 Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Em nível local. FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Em nível Nacional. FEB – Federação Espírita Brasileira. 1983

“Cabe, pois, aos Espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das Obras Básicas da Doutrina Espírita, promovendo um estudo sistemático das mesmas (...).” (Angel Aguarod–Reunião de Orientação Espiritual realizada na FERGS - 1977)

Por que um Curso Regular de Espiritismo? “ Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios.” (Allan Kardec)

(Bezerra de Menezes – Reunião do CFN, FEB, 27/11/183) “Um programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (...), é o programa da atualidade sob inspiração do Cristo.(...).” (Bezerra de Menezes – Reunião do CFN, FEB, 27/11/183)

“Considero esse curso como de natureza a exercer influência capital sobre o futuro do espiritismo e sobre suas conseqüências.” (Allan Kardec)

“Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias Espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.” (Allan Kardec)

O que é o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)? É uma reunião privativa de grupos que objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

Objetivos do ESDE Geral Específicos Para o Indivíduo Estimular o desenvolvimento de uma ética através do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho. Específicos Para o Indivíduo - Estudar a Doutrina Espírita nos aspectos filosófico, científico e religioso; - Relacionar-se fraternalmente com os integrantes dos grupos de estudo.

Objetivos do ESDE (cont.) Específicos Para a Casa Espírita Capacitar colaboradores Espíritas, esclarecidos e comprometidos com a Doutrina; Para a Doutrina Espírita Tornar viável o conhecimento e colaborar na divulgação e na análise criteriosa dos postulados espíritas

Objetivos do ESDE (cont.) d) Para a Sociedade - Promover a renovação Moral-Intelectual dos indivíduos e das coletividades mediante o esclarecimento da origem, natureza e destinação do Ser Humano; - Explicar como ocorre as relações entre os dois planos de vida e quais as conseqüências dái resultantes.

Conseqüências do ESDE Conseqüências do ESDE Reforma Íntima Pureza Doutrinária Prática da Caridade Espíritas Esclarecidos Difusão das Idéias Espíritas Desenvolvimento da Fé raciocinada Favorecimento da Educação Mediúnica Formação de Expositores

Estruturação didático-pedagógica dos programas de estudo Objetivos específicos a serem atingidos no final de sua aplicação; Idéias principais; Sugestões de atividades (para introdução, desenvolvimento e conclusão do estudo); Técnicas metodológicas recomendáveis; Recursos didáticos apropriados; Métodos para avaliação; Fontes de consulta (básicas e complementares); Síntese do assunto.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Organização: Definir responsáveis pela coordenação; Formar equipes para execução; Estabelecer o tempo de duração do Curso; Definir os objetivos do trabalho; Elaborar / definir material de ensino; Elaborar / selecionar o conteúdo de divulgação; Criar o material de divulgação (cartazes, panfletos, artigo); Desenvolver métodos para avaliação.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Implantação: Estabelecer um Programa de Ensino; Divulgar o ESDE nas demais reuniões da Instituição; Conhecer todo o material de ensino; Constituir equipe de instrutores; Elaborar planejamento administrativo-pedagógico; Capacitar instrutores para a tarefa; Estabelecer reuniões de instrutores; Marcar local, dia e hora, para início do trabalho; Entrevistar / inscrever os participantes; Formar grupos de estudo com 15 a 25 participantes.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Manutenção: Avaliar cada aula e o trabalho do monitores; Renovar periodicamente o material de divulgação; Incentivar a consulta e o estudo das obras da Codificação e as subsidiárias; Orientar e dar condições para o planejamento antecipado das tarefas; Proporcionar condições didático-pedagógicas para o bom desempenho do monitores.