O TEMA O tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, é definido pela busca da compreensão e organização do ser humano, de maneira que cada indivíduo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
Advertisements

APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
Árvore, Primavera e Animais.
Máscaras Africanas.
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Edna Maria Barbosa Arrebola
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
O QUE SABER.
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Escola E.B. 2/3 de Castro Marim
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Planejamento PNAIC 2014.
Mitos de criação – textos orais
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Professsora: Aíla Rodrigues
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
O que é ensinar história?
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
Escola Secundária Fernando Namora
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Estudo do texto “As ruínas circulares”, de Jorge Luís Borges.
PROJETO.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Linguagens Artísticas
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Artigo: O ensino de História mediado pelo museu: tempos, conceitos e patrimônio. Júlio César Virgínio da Costa Disciplina: Análise e Produção Textual.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Base nacional comum curricular
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
XXI SEMANA DA EDUCAÇÃO Profº Paulo Freire Mostra Cultural 2009 POIE Carolina Quatter Pinheiro da Silva.
LITERATURA BRASILEIRA - LEITURAS UPF CONTOS GAUCHESCOS (SIMÕES LOPES NETO) TEMÍSTOCLES ZAMPROGNA PASSO FUNDO, MARÇO DE 2012.
Transcrição da apresentação:

O TEMA O tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, é definido pela busca da compreensão e organização do ser humano, de maneira que cada indivíduo encontre seu lugar e sua razão de ser no tempo e no espaço. O imaginário resulta de um vasto conjunto de imagens, símbolos e ritos, enfim, do conjunto de experiências coletivas ou individuais de uma sociedade.

A ideia é trabalhar a mitologia regional gaúcha nas escolas e nos CTGs promovendo o teatro, produções de curtas metragens, que estimularão os jovens a produzirem muito mais sobre a nossa identidade, além das coreografias dos grupos de danças e os desfiles da semana farroupilha. É a oportunidade de analisarmos a origem do gaúcho por outra ótica, que não as já apresentadas nos outros anos. Pelos mitos, lendas e contos podemos ver a origem e ainda “viajar” pelas batalhas e guerras que construíram esse ser, que hoje, definimos por gaúcho.

O QUE TRABALHAR João Simões Lopes Neto; LENDAS: M’boitatá, Negrinho do Pastoreio, A Salamanca do Jarau... CONTOS: O Mate do João Cardoso, As Trezentas Onças, O Chasque do Imperador... MITOS: Lobisomem, Bruxa, Sanguanel... CRENDICES E SUPERTIÇÕES;

Escritores Folcloristas que Pesquisaram nossas Lendas =>Simões Lopes Neto =>João Cezimbra Jacques =>Dante de Laytano =>Luis Carlos Barbosa Lessa =>Walter Spalding =>Antonio Augusto Fagundes

Aplicação Pedagógica nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental Recortes e desenhos; Pinturas e colagens; Confecção de bonecos, personagens com massinha; Maquetes; Imitações dos personagens, dramatização; Montagem de diálogos; Histórias em quadrinhos; Releitura das obras;

Aplicação Pedagógica nos Demais Anos dos Ensinos: Fundamental e Médio Criação de diálogos; Montagem de textos; Confecção de máscaras, fantoches, bonecos; Interpretações através de gestos e mímicas; Representação teatral e produção de vídeos; Mapeamento das lendas e mitos (geografia); Estudo de Fatos Bíblicos; Criação de historias em quadrinhos; Pesquisa de Campo; Releitura das obras;

PROJETO DO DTG HERANÇA DA TRADIÇÃO Desenvolvimento do tema nas escolas; Montagem de uma Sala Temática; Visita do Departamento Artístico e Cultural às escolas durante a Semana do Folclore (19/08 à 23/08/2013); Mateada de Integração no dia 25/o8/2013 na praça; Exposição e/ou apresentação dos Trabalhos no Acampamento Farroupilha durante a Semana Farroupilha.

Entender o campo da imaginação nos faz compreender melhor o mundo real.

www.herancadatradicao.net