Sistema Eleitoral Brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Consulta à Comunidade Interna
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Professor – Dejalma Cremonese
A COPA EM PORTO ALEGRE Caderno de encargos da FIFA – ABDIB (Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base) Realizado com base nas informações.
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
A longa luta pelo direito do voto
1ª Consocial Informações Gerais.
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
Justiça Eleitoral Da qualidade empírica para a um modelo de excelência em gestão em uma organização referência Assessoria de Planejamento Estratégico.
RECADASTRAMENTO Divisão de Gestão de Tempo
Apresentação do Órgão A Justiça Eleitoral Brasileira administra a maior eleição informatizada do mundo; Números: 27 TRE; Zonas Eleitorais;
O que é o Conselho Superior?
AUDIÊNCIA PÚBLICA TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO
AUDIÊNCIA PÚBLICA TRE-MT TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Voto e cidadania.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
Sistema de Eleições Desenvolvimento próprio: Departamento de Tecnologia da Informação Desenvolvedor: João Antonio da Cruz Júnior Implantado em 03/2009.
ELEIÇÕES PARA COLEGIADO ESCOLAR NA EE LINO VILLACHÁ
Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Diagrama de Casos de Uso (Use Case)
Eng. Amílcar Brunazo Filho
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
TREINAMENTO DE MESÁRIOS
Apresentação GAT Outubro Agenda Informações Gerais Papel da TI Cronograma Demonstração do sistema totalizador Perfil TI Perfil CER Perguntas.
COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL - CEF Quem é o eleitor? O ELEITOR É o profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea.
Gestão de Projetos Apoiando o Sistema Eleitoral Brasileiro
Organização Política e Administrativa de Portugal
Eleições 2012 Biometria e Urna Eletrônica
O Processo Eletrônico de Votação
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Votação Paralela Comissão de Votação Paralela Presidida por: Dr. Cláudio Henrique Araújo de Castro Eleições 2012.
SGE - Plus Sistema de Gerenciamento Eleitoral
Registro de Candidaturas
Propaganda Eleitoral Horário Eleitoral Gratuito Renata Beatriz de Fávere Corregedoria Regional Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Sistema eleitoral brasileiro e a urna eletrônica
Consocial METODOLOGIA.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
O Voto Eletrônico URNA TRE-SC
Título de Eleitor.
FERRAMENTAS DE ACESSO A DADOS ELEITORAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PET Administração Pública XVI SEMAP 10 a 13 de Setembro 20 Anos.
Observação Eleitoral Internacional Jacques Drouin 8 de setembro de 2011.
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
Mais uma vez, o mundo se curva e o Brasil toma a dianteira na
Direito Eleitoral – módulo I
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
TÍTULO DE ELEITOR ANA PAULA CÁSSIA JULIANA JOCELEI JYLLIANE RAQUEL.
O Código Eleitoral e o TSE
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
A longa luta pelo direito do voto
Prof. Ricardo Justo.
SAELE – Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas – CPD / UFRGS
PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL E COMBATE À EVASÃO ESCOLAR Freqüência Digital.
SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS. ELEIÇÕES 2010 AÇÕES DE TREINAMENTO – CAPACITAÇÃO INTERNA NOME DO EVENTO Treinamento em LIBRAS – Linguagem Brasileira.
palestrante Ranilson Ramos
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna
Capacitação de Mesários
Programa Eleições Informatizadas 2010 Giuseppe Dutra Janino Secretário de Tecnologia da Informação Agosto/2010.
MESA RECEPTORA DE VOTOS
Solução de Software Livre para Transmissão de Boletim de Urna via Internet Apresentação: Félix Valois – TRE-TO
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
Comissão Senado do Futuro 7 / 12 / (61) ✉ O que é o Programa e-Cidadania?
Segurança da informação no processo eletrônico de votação e apuração Daniel Wobeto Secretário de Tecnologia da Informação
Transcrição da apresentação:

Sistema Eleitoral Brasileiro Giuseppe Dutra Janino Secretário de Tecnologia da Informação – TSE abril/2012

Agenda Direcionamento Institucional O Processo Eleitoral no Brasil A Adoção do Voto Informatizado A Logística Eleitoral Eleições 2010

Direcionamento Institucional Missão "Assegurar os meios efetivos que garantam à sociedade a plena manifestação de sua vontade, pelo exercício do direito de votar e ser votado." Visão de futuro "Ser referência mundial na Gestão de Processos Eleitorais que possibilitem a expressão da vontade popular e contribuam para o fortalecimento da democracia."

O Processo Eleitoral no Brasil A maior eleição informatizada do mundo População: 192.379.287 Municípios 5.570 Eleitorado 137.381.216 Seções 429.369 Zonas eleitorais 3.025 Mesários 2.000.000 Partidos políticos 29 Candidatos 400.000 Urnas eletrônicas 505.000

Consultoria no Exterior Países aos quais o TSE já prestou consultoria República Dominicana Costa Rica Equador Paraguai México Argentina Guiné-Bissau Haiti

Consultoria no Exterior Países que procuraram o TSE para conhecer nossa solução: Japão Peru Portugal Venezuela Coréia Panamá França Zâmbia Ucrânia Espanha Turquia Delegação Países Africanos Tunísia Áustria Colômbia Estados Unidos da América

Consultoria no Exterior Países que procuraram o TSE para conhecer nossa solução: Honduras Afeganistão Guatemala Timor Leste Filipinas Palestina Polônia Suriname Indonésia Índia Moçambique Itália São Tomé e Príncipe Paquistão Cabo Verde Angola Guiné-Bissau Portugal Nepal Quênia Iran

Justiça Eleitoral Estrutura organizacional da JE TSE 1 TRE 27 ZONAS 3.016 SEÇÕES 401.906 8

A Adoção do Voto Informatizado Na solução do voto informatizado, buscou-se: Padronização Aderência a legislação brasileira Processo amigável Custo reduzido Perenidade Segurança Facilidade na logística Autonomia

A Adoção do Voto Informatizado Histórico: A informatização teve início no ano de 1986; Recadastramento eletrônico de cerca de 70.000.000 de eleitores; Em 1995, na presidência do Ministro Carlos Velloso, iniciaram-se os trabalhos de informatização do voto; Uma comissão de informática, formada por consultores e técnicos do TSE, apresentou um protótipo da urna eletrônica.

Como funcionam as urnas eletrônicas

Processo de Votação Após às 7 horas do dia da eleição, a urna eletrônica é ligada. Na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, é emitido em cada seção eleitoral, um relatório de “zerésima”.

Zerésima O relatório de “zerésima” contém toda a identificação daquela urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos com zero votos.

Habilitação do Eleitor Após as 8 horas é iniciada a votação. O mesário: recebe do eleitor o título eleitoral; digita o número do título no terminal do mesário; identifica o eleitor, por meio do nome mostrado na tela do microterminal, e o autoriza a votar. pressiona a tecla “Confirma” no terminal do mesário, e assim libera o terminal do eleitor, localizado em uma cabine indevassável.

Urna Biométrica A partir de 2006 começaram a ser fabricadas urnas com leitor biométrico. O projeto está em consonância com o RIC (Registro de Identificação do Cidadão).

Ato de Votar Ao chegar à cabine, o eleitor encontra a urna eletrônica pronta para receber seu voto para o cargo indicado na tela.

Ato de Votar Após a digitação do número, a tela expõe visualmente o número, o nome, a sigla do partido e a fotografia do candidato. Essa apresentação da tela possibilita a conferência pelo eleitor. Feita a conferência, aciona-se a tecla “Confirma”. O voto, então, é contabilizado pela urna.

Ato de Votar A tecla “Corrige”, pressionada antes da confirmação, recomeça toda a operação. Ao corrigir a tela volta a situação original. Há a possibilidade do registro do voto “Em branco” mediante tecla específica. Concluída a votação, a urna eletrônica apresenta a tela “FIM”, permitindo que outro eleitor seja habilitado a votar.

Visão Geral do Processo Seção Eleitoral Transmissão WAN Totalização dos BUs no TRE Encerramento Impressão do BU BU gravado Consolidação no TSE Divulgação na Internet

Logística

A Logística Eleitoral Área do Brasil: 8.547.403,5 km²

Biometria

Biometria Aproximadamente 8 milhões de eleitores cadastrados biometricamente em 230 municípios; Até 2018 150 milhões de eleitores (100% do eleitorado).

Testes Públicos de Segurança

Testes Públicos de Segurança Instrumento importante de transparência; Evento público de resultado público; Realizado pela primeira vez em 2009; Segunda edição de 2012: Acesso ao código-fonte de forma sistematizada antes e durante os testes; Fase de preparação; Acesso irrestrito à internet e liberdade de software ; 19 planos propostos; 9 grupos; Participação maior da comunidade acadêmica;

... Fraude Inviável Barreiras de Segurança inúmeras e diversificadas; Lacres, mecanismos de software, assinatura digital e criptografia, procedimentos, fiscalização externa, (...); Identificação de rastros; ...

Eleições 2010

Eleições 2010 Velocidade de processamento – 600 mil votos por minuto; Quantidade de votos apurados até às 20:30 nas três últimas eleições gerais: 2002 - 15,34% 2006 - 74,43% 2010 – 90,00% Sendo que no segundo turno, o resultado foi divulgado após 1:04, após o encerramento da ultima seção eleitoral.

Conclusão Sucesso do Processo Eleitoral “A Justiça Eleitoral é a instituição mais confiável para 73% dos entrevistados, em pesquisa realizada após as eleições 2010.” “94% dos entrevistados confiam e aprovam a Urna Eletrônica.”

Contato Giuseppe Dutra Janino Secretaria de Tecnologia da Informação Tribunal Superior Eleitoral giuseppe.janino@tse.jus.br 55(61) 30308882