O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Advertisements

Seca A importância da água !.
POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
Importância de poupar energia
Índice Introdução Como começou? O que é?
Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Saneamento da Habitação
Consumo e Gestão de Água
O ambiente é de todos Não o vamos destruir.
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
20 Perguntas
EB 2,3 D. Luís de mendonça Furtado
Bem-vindo(a).
Conservação de Energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Estudo de Layout.
Sugestões de ações para implantações
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
Agrupamento de Escolas de Alijó
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Fluorescentes compactas
Bem-vindo(a).
COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
A Terra: o Planeta Azul.
O problema do lixo termina
NAS REFORMAS DE EDIFÍCIOS Luis Delgado Zorraquino
O que pode fazer para as combater? EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
A Água e o Futuro.
Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques
Como ajudar o ambiente a partir das nossas casas
Casa de sonho Margarida Matos.
“Pegada Carbónica” da Escola Secundária de Lagoa
Processo de Reciclagem do Vidro
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Dicas para preservar o Meio Ambiente em que vivemos
Dia do Design Sustentável
A NOVA FERREIRA DE CASTRO Algumas notas para o bom funcionamento das instalações e dos equipamentos 19-Abr-15 1 A nova Ferreira de Castro |
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
2 Energia Tudo o que acontece é produzido pela energia. É tudo o que produz ou pode produzir acção. É um recurso imprescindível para a existência de.
Como Economizar? Renato Moreno Munhoz Síndico
Pegada Ecológica.
A quem se dirige este projecto?
Escola Secundaria Manuel de Arriaga Cidadania Feito por : Joana Silva nº 9 Petra Ferreira nº14 Rosana Cunha nº16.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Hotelaria Verde Minimização do Impacto da Hotelaria no Meio Ambiente
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
Que coisas podes fazer para poupar energia? Deves desligar as luzes sempre que sais de algum sitio.
Reduzir, reutilizar e reciclar
Economia de Energia PET Elétrica - UFJF. O que é energia? Tudo que existe no universo é uma forma de energia!
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano B – 2011 Professoras: Rosana Davi Lorente e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional.
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano A – 2011 Professoras: Andréia Rossetto e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional “O.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
De onde vem a energia Sabem de onde vem a energia A energia permite-nos mudar qualquer coisa à nossa volta: transformar escuridão em luz, aquecer uma.
Trabalho realizado por: Jessica Monteiro nº15 9ºb.
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
Transcrição da apresentação:

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

-Trabalho Realizado por: -Francisca Leal; -Ana Sofia Silva. Energia -Trabalho Realizado por: -Francisca Leal; -Ana Sofia Silva.

Isolamento Térmico Para evitar grandes variações da temperatura ambiente das salas e situações de desconforto, pode-se:  Calafetar portas e as janelas, isto é, tapar as portas e janelas com fita adesiva de espuma, própria para o efeito, e que pode reduzir em 5% o consumo de energia; Reparar as frinchas das janelas e das portas; Plantar árvores de folha caduca (são árvores que permitem obter sombra apenas  no Verão, sem comprometer a iluminação natural); Verificar se as portas necessitam de molas para fecho automático; Substituir os vidros partidos; Instalar vidros duplos nas janelas (pode poupar-se até 10% de consumo de energia, para além de minimizar o ruído exterior); Instalar persianas exteriores.

Organização do Espaço Para usar o espaço de forma eficiente e contribuir para um uso racional da energia pode-se Privilegiar as salas viradas a Sul como locais de trabalho (estão mais expostas à luz solar); Dispor os lugares de trabalho junto das janelas para aproveitar ao máximo a luz solar; Nos espaços sem entrada de luz solar, dispor os lugares de trabalho junto da iluminação geral.

Iluminação De forma a aproveitar ao máximo a luz solar e a usar a iluminação artificial de maneira eficiente, podem tomar-se as seguintes medidas: Instalar lâmpadas de baixo consumo em toda a escola (fluorescentes tubulares e compactas); Adequar as características das lâmpadas à utilização dos espaços; Instalar temporizadores de iluminação nos locais de passagem (para as luzes ligarem e desligarem automaticamente); Desligar as lâmpadas desnecessárias nos locais (menos utilizados); Desligar a iluminação desnecessária no exterior da escola; Utilizar correctamente estores e / ou cortinas para melhor aproveitar a entrada de luz solar directa.

Equipamentos Eléctricos Seguir as recomendações do fabricante na instalação de equipamentos e aparelhos não é suficiente. Podem ainda tomar-se as seguintes medidas:  Instalar equipamentos de baixo consumo energético, deve-se optar pelos equipamentos  que têm etiquetas energéticas das Classes A++ e A+; Seleccionar eficazmente a localização dos equipamentos. Por exemplo: um frigorifico nunca deve ser colocado junto a uma fonte de calor, etc.; Seleccionar os programas de baixo consumo. Por exemplo: as máquinas de roupa e de loiça só devem ser utilizados quando estão completamente cheias; Estabelecer regras de uso para os equipamentos. Por exemplo: a porta de um frigorífico não deve ser aberta desnecessariamente e deve reduzir-se o tempo da abertura; Garantir a manutenção periódica dos equipamentos;

Aquecimento/Refrigeração dos espaços Tanto no Verão como no Inverno sabe bem trabalhar num ambiente confortável, mas sempre de forma energeticamente eficiente. Para isso, é preciso:  Estabelecer um plano de uso e/ou gestão da climatização (Ar condicionado, ventoinha); Desligar os equipamentos desnecessários nos espaços menos utilizados; Ligar os equipamentos apenas quando são estritamente necessários; Desligar os equipamentos momentos antes de abandonar os espaços; Garantir a manutenção periódica dos equipamentos; No Inverno, procurar tirar o maior partido dos ganhos solares directos.

Gastos de papel O papel é um produto que consome muitos recursos durante o processo de produção, assim deve-se gerir eficazmente o seu consumo. Para isso pode-se:  Sempre que possível, preferir as versões electrónicas dos documentos; Fazer a impressão de documentos em frente e verso; Instalar um sistema de separação e recolha de papel para incluir no circuito normal de reciclagem.

Produção de Resíduos A produção individual de resíduos é um dos problemas mais graves de poluição ambiental, gastando-se muita energia no tratamento e eliminação dos mesmos. Medidas mais importantes: Sensibilizar para embalagens de tamanho familiar, reduzindo assim o número de embalagens individuais; Diminuir a produção de resíduos nos vários serviços escolares. Por exemplo: modera a utilização de papel de alumínio e de plástico para envolver alimentos; Verificar se existe separação de resíduos nos vários sectores escolares.  

Gastos de Água Fazer um consumo de água equilibrado e adaptado às necessidades individuais é outra forma de reduzir o consumo de recursos. Para isso, é preciso: Diminuir o consumo de água nas tarefas diárias; Não deixar a torneira aberta enquanto se lava os dentes ou se esfrega as mãos; Regular o fluxo de água nas torneiras do balneário; Instalar torneiras com temporizador nos lavatórios; Detectar periodicamente a existência de eventuais fugas ou perdas de água.

Pilhas As pilhas são um resíduo demasiado importante (e perigoso) para ser esquecido, pelo que é necessário: Usar pilhas recarregáveis sempre que possível; Separar as pilhas do restante lixo; Instalar um sistema de recolha de pilhas na escola.  

Transportes Privilegiar o uso de meios de transporte colectivos e/ou não poluentes, contribui decisivamente para usar os recursos energéticos de forma eficiente, sugerimos: Privilegiar o uso de meios de transporte amigos do ambiente (bicicleta, por exemplo); Sensibilizar as pessoas da tua escola para uso de transportes colectivos; Desaconselhar o uso de meios de transporte individuais; Promover o hábito de andar a pé em todos os trajectos curtos ou sempre que possível; Organizar sistemas de partilha de automóveis; Sensibilizar a empresa local de transportes públicos para a necessidade de alterar/criar novas rotas dos seus transportes.