PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Organização Curricular da Escola
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Docente: Paula Reis de Miranda.
PLANEJAMENTO DE AULA AVALIAÇÃO
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Ivoti.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Tecnologia e Educação.
Planejamento - Professor
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Dominando as práticas pedagógicas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
Oficina de Apropriação de Resultados
Dez novas competências para Ensinar
Serviço de Inspeção Escolar. 20/11/2008
III Encontro de Boas Práticas
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Habilidades e competências
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Etapas de uma sequência didática
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Didática da alfabetização
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Organização e desenvolvimento do HTPC
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Formação continuada 3º Encontro
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SEGUNDO ENCONTRO PARA PLANEJAMENTO HISTÓRIA, GEOGRAFIA e PAT1cf III e IV 2º BIMESTRE PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE 10 DE ABRIL DE 2012 SEJAM BEM-VINDOS!

PAUTA Boas Vindas(7h30) Informes (7h35) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAUTA Boas Vindas(7h30) Informes (7h35) Relembrando o primeiro encontro (7h40) Vídeo: “Espaço e Tempo”(7h45) Apresentação das sequências didáticas (8h15) Sorteio das escolas que socializarão a experiência com a sequência didática no próximo encontro. Intervalo (9h) Reorganização do Planejamento para o Segundo Bimestre – Ensino Regular e Pat1cf III e IV Organização da avaliação global Pat1cf III e IV Avaliação do encontro . PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA “A aprendizagem que conquistamos e que nos transforma jamais vem de fora para dentro. O professor, portanto, não ensina e sim ajuda o aluno a aprender.” (Selbach, 2010). PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INFORMES Uso dos blogs:BLOG HISTÓRIA EM TEMPO- http://cenfophistoria.wordpress.com blog geografia como possibilidade Comitê da Diversidade Lei 11.645/2008 PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CONHECIMENTO PRÉVIO NOVAS INFORMAÇÕES INTERAÇÃO PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PLANEJAMENTO FLEXÍVEL É importante que haja uma avaliação constante do processo de ensino, com o educador sempre alerta para diagnosticar obstáculos encontrados e medir o ritmo de avanço das atividades sobre os temas programados. PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE É preciso equilíbrio para percorrer o ano letivo sabendo mesclar as atividades essenciais com eventuais mudanças de percurso que se fizerem necessárias rumo ao objetivo final. O mais importante é saber (re)planejar sempre, estabelecer prioridades e, principalmente, nunca deixar de levar em conta as características e necessidades de aprendizagem dos estudantes. Arthur Guimarães (novaescola@atleitor.com.br) Publicado em , Janeiro 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Para tanto... Considere sempre o que os alunos aprenderam até o momento, a série em que estão e a relevância do conteúdo; Avalie com que frequência o assunto estudado aparecerá novamente nos anos seguintes. Se não existe uma previsão de retomada do conteúdo no futuro, talvez não seja a hora de desviar de foco. Pergunte a si mesmo: "Quem eu estou ensinando?" Defina aonde quer chegar, o que a turma realmente precisa e o que é possível fazer. Escute com atenção os questionamentos que surgirem. Arthur Guimarães (novaescola@atleitor.com.br) Publicado em , Janeiro 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Por que ser flexível O professor que não faz um planejamento maleável corre o risco de não alcançar seus objetivos. Os alunos são a referência para a elaboração de um plano. É preciso acompanhar o desenvolvimento deles . O plano é uma previsão, sujeita a erros. Daí a importância em mudar. Arthur Guimarães (novaescola@atleitor.com.br) Publicado em , Janeiro 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA O FOCO: “LER E ESCREVER COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS”. Assumir que ensinar a ler e escrever é tarefa de todas as áreas, um compromisso da escola... A tarefa de ensinar a ler e escrever um texto de história é do professor de história e não do professor de português. A tarefa de ensinar a ler e escrever um texto de geografia é do professor de geografia e não do professor de português. Assim sucessivamente…

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA FOCO : “LER E ESCREVER COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS”. PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

“Aprendemos quando compartilhamos experiências.” John Dewey PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA “Aprendemos quando compartilhamos experiências.” John Dewey PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: “ESPAÇO E TEMPO” PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: “ESPAÇO E TEMPO” (SME SP)E:\vídeo SP espaço e tempo.zip PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

APRESENTAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA APRESENTAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E. M. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E. M. JOÃO REIS DE SOUZA E. M. VILMA DE FARIAS PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CRIAR CANAIS DE COMUNICAÇÃO E INTERCÂMBIO É ESSENCIAL PARA UMA NOVA ESCOLA PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE “Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.” Henfil PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Sorteio das escolas que socializarão a experiência com a sequência didática no próximo encontro. PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

REORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E PAT1cf III E IV PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA TRABALHO EM GRUPO REORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E PAT1cf III E IV PARA O SEGUNDO BIMESTRE PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE