por Paulo Roberto Gil Cavina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

5's Os Passos do.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
É o primeiro passo recomendado para atingir
Programa 5S.
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
5S JEFFERSON BUENO.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
8 - Sempre lugar emprestado, lugar inapropriado para atividades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA.
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
2- Gerenciamento pelo Controle da Qualidade PDCA / MASP.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
5S´s - CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
5 Ss Por Carlos Reis.
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
O início de uma grande mudança
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
História Conceito Total Profit Management
Sustentabilidade Ambiental
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
M&M – Assessoria Técnica para confecções
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Os 5 Sensos da Qualidade.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
“Somos o que repetidamente fazemos
Programa de 5S.
Programa 5S.
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
PROGRAMA.
Vídeo Motivacional.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
NOS CANTEIROS DAS OBRAS
Conhecendo melhor Kaizen
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
É capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto; Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais; Melhora.
Funções Departamento da Qualidade
5S Qualidade de vida a partir do ambiente de trabalho.
PDCA – MASP E FERRAMENTAS DE QUALIDADE Cap. 12
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
Representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Seiri = Utilização Seiton = Ordenação Seisou = Limpeza Seiketsu = Saúde Shitsuke = Autodisciplina.
O NOSSO FOCO ESTÁ ONDE VOCÊ PRECISA: EM SUA EMPRESA.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

por Paulo Roberto Gil Cavina Metodologia 5S por Paulo Roberto Gil Cavina

Introdução A Gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição. A meta é a boa prestação de serviços, de forma eficiente e dinâmica para que o cliente fique satisfeito.

Introdução Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece. A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.

Num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar!

E como podemos alcançar a Qualidade que buscamos oferecer aos nossos clientes?

Introdução Ferramentas de Gestão de Qualidade: Gráfico de Pareto Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) Histograma Folha de Verificação Gráfico de Dispersão Fluxograma Carta de Controle

Introdução Metodologias de Gestão de Qualidade: Seis Sigma Kaizen Total Productive Maintenance SMED Just In Time Kanban 5S

Introdução Dentre as muitas ferramentas e metodologias que podem ser usadas pra implantar o Sistema da Qualidade Total numa empresa ou instituição é a Metodologia 5S. A Metodologia 5S propõe cinco iniciativas, cinco ações que visam transformar o ambiente de trabalho: 1º S – SEIRI – Senso de Utilização; 2º S – SEITON – Senso de Arrumação; 3º S – SEISO – Senso de Limpeza; 4º S – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene; 5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina.

Metodologia

História Não há uma convergência de informações sobre a real origem do 5S. Supostamente criado pelo Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês. Foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho mais favorável. Teve início nos anos 50.

Objetivos Melhoria do ambiente de trabalho; Prevenção de acidentes; Incentivo à criatividade; Redução de custos; Eliminação de desperdício; Desenvolvimento do trabalho em equipe; Melhoria das relações humanas; Melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Metodologia O Método 5S é mais do que uma metodologia administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores frequentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos.

1º S - SEIRI – Senso de Utilização Como fazer? Separar os elementos necessários dos desnecessários e eliminar os desnecessários.

1º S - SEIRI – Senso de Utilização Perguntas que devemos fazer: Este material voltará a ser utilizado? Estes objetos precisam ser mantidos por quanto tempo? O que realmente é importante para que eu possa desempenha minhas funções? Este material que sobrou, realmente, tem utilidade?

1º S – SEIRI – Senso de Utilização

2º S – SEITON – Senso de Arrumação Como fazer? Indicar um lugar adequado para cada coisa. Liberar vias de acesso. Identificar objetos, pontos críticos, painéis de controle, armários e gavetas através de etiquetas, placas, gravação, etc.

2º S – SEITON – Senso de Arrumação Perguntas que devemos fazer: Os equipamentos e materiais estão separados de forma adequada? Documentos, materiais, pastas ou equipamentos são de fácil localização? Salas, armários, gavetas e seus conteúdos são de fácil identificação, mesmo para aqueles que não utilizam o local com frequência?

3º S – SEISO – Senso de Limpeza Como fazer? Destino adequado aos resíduos. Identificar locais e equipamentos que necessitam de atenção especial para limpeza. Utilizar limpeza como forma de inspeção.

3º S – SEISO – Senso de Limpeza Perguntas que devemos fazer: Os membros da equipe colaboram para a manutenção? Quais são as fontes de sujeira? Áreas de uso comum, em especial, são mantidas pelos usuários? Banheiro: fio dental, espelho, descarga, papéis no chão. Copas, máquinas de café e bebedouros: copos descartáveis, talheres, palitos, líquidos no chão, etc.

4º S – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene Como fazer? Atenção às rotinas de higiene das áreas comuns (banheiros, bebedouros, copas, vestiários, restaurante, etc.). Eliminar as condições inseguras de trabalho - atentar para riscos ergonômicos. Respeitar os colegas como pessoas e como profissionais.

4º S – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene Observar se: Membros da equipe estão usando EPIs. Os EPIs estão em condições de uso. Os membros da equipe estão treinados nas práticas de primeiros socorros e sabem comunicar os acidentes/ incidentes/ desvios. Os exames periódicos da equipe estão em dia.

5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina Como fazer? Cumprir os check lists e procedimentos das atividades. Treinar e ensinar colegas a desenvolver as atividades seguindo os POs. Conhecer e praticar as políticas e diretrizes da empresa. Manter-se atualizado nas revisões dos POs.

5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina Observar se: Os sensos anteriores do Programa 5S vem sendo cumpridos. Membros da equipe estão cumprindo os procedimentos, políticas e diretrizes da empresa. Todos os membros participam dos treinamentos e reciclagens.

Recompensa

AUTODISCIPLINA ORDENAÇÃO SAÚDE LIMPEZA UTILIZAÇÃO

“Somos o que repetidamente fazemos “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência portanto, não é um efeito, mas um hábito” Aristóteles