por Paulo Roberto Gil Cavina Metodologia 5S por Paulo Roberto Gil Cavina
Introdução A Gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição. A meta é a boa prestação de serviços, de forma eficiente e dinâmica para que o cliente fique satisfeito.
Introdução Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece. A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.
Num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar!
E como podemos alcançar a Qualidade que buscamos oferecer aos nossos clientes?
Introdução Ferramentas de Gestão de Qualidade: Gráfico de Pareto Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) Histograma Folha de Verificação Gráfico de Dispersão Fluxograma Carta de Controle
Introdução Metodologias de Gestão de Qualidade: Seis Sigma Kaizen Total Productive Maintenance SMED Just In Time Kanban 5S
Introdução Dentre as muitas ferramentas e metodologias que podem ser usadas pra implantar o Sistema da Qualidade Total numa empresa ou instituição é a Metodologia 5S. A Metodologia 5S propõe cinco iniciativas, cinco ações que visam transformar o ambiente de trabalho: 1º S – SEIRI – Senso de Utilização; 2º S – SEITON – Senso de Arrumação; 3º S – SEISO – Senso de Limpeza; 4º S – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene; 5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina.
Metodologia
História Não há uma convergência de informações sobre a real origem do 5S. Supostamente criado pelo Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês. Foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho mais favorável. Teve início nos anos 50.
Objetivos Melhoria do ambiente de trabalho; Prevenção de acidentes; Incentivo à criatividade; Redução de custos; Eliminação de desperdício; Desenvolvimento do trabalho em equipe; Melhoria das relações humanas; Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Metodologia O Método 5S é mais do que uma metodologia administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores frequentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos.
1º S - SEIRI – Senso de Utilização Como fazer? Separar os elementos necessários dos desnecessários e eliminar os desnecessários.
1º S - SEIRI – Senso de Utilização Perguntas que devemos fazer: Este material voltará a ser utilizado? Estes objetos precisam ser mantidos por quanto tempo? O que realmente é importante para que eu possa desempenha minhas funções? Este material que sobrou, realmente, tem utilidade?
1º S – SEIRI – Senso de Utilização
2º S – SEITON – Senso de Arrumação Como fazer? Indicar um lugar adequado para cada coisa. Liberar vias de acesso. Identificar objetos, pontos críticos, painéis de controle, armários e gavetas através de etiquetas, placas, gravação, etc.
2º S – SEITON – Senso de Arrumação Perguntas que devemos fazer: Os equipamentos e materiais estão separados de forma adequada? Documentos, materiais, pastas ou equipamentos são de fácil localização? Salas, armários, gavetas e seus conteúdos são de fácil identificação, mesmo para aqueles que não utilizam o local com frequência?
3º S – SEISO – Senso de Limpeza Como fazer? Destino adequado aos resíduos. Identificar locais e equipamentos que necessitam de atenção especial para limpeza. Utilizar limpeza como forma de inspeção.
3º S – SEISO – Senso de Limpeza Perguntas que devemos fazer: Os membros da equipe colaboram para a manutenção? Quais são as fontes de sujeira? Áreas de uso comum, em especial, são mantidas pelos usuários? Banheiro: fio dental, espelho, descarga, papéis no chão. Copas, máquinas de café e bebedouros: copos descartáveis, talheres, palitos, líquidos no chão, etc.
4º S – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene Como fazer? Atenção às rotinas de higiene das áreas comuns (banheiros, bebedouros, copas, vestiários, restaurante, etc.). Eliminar as condições inseguras de trabalho - atentar para riscos ergonômicos. Respeitar os colegas como pessoas e como profissionais.
4º S – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene Observar se: Membros da equipe estão usando EPIs. Os EPIs estão em condições de uso. Os membros da equipe estão treinados nas práticas de primeiros socorros e sabem comunicar os acidentes/ incidentes/ desvios. Os exames periódicos da equipe estão em dia.
5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina Como fazer? Cumprir os check lists e procedimentos das atividades. Treinar e ensinar colegas a desenvolver as atividades seguindo os POs. Conhecer e praticar as políticas e diretrizes da empresa. Manter-se atualizado nas revisões dos POs.
5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina Observar se: Os sensos anteriores do Programa 5S vem sendo cumpridos. Membros da equipe estão cumprindo os procedimentos, políticas e diretrizes da empresa. Todos os membros participam dos treinamentos e reciclagens.
Recompensa
AUTODISCIPLINA ORDENAÇÃO SAÚDE LIMPEZA UTILIZAÇÃO
“Somos o que repetidamente fazemos “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência portanto, não é um efeito, mas um hábito” Aristóteles