“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etapas de uma Sequência Didática
Advertisements

Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Didáctica da Educação Física
Discutindo práticas em Matemática
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Modelagem como metodologia de ensino
Planejamento - Professor
O brincar e a matemática
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Interpretação Textual no ENEM ...
Introdução ao conceito de Multiplicação
Introdução ao conceito de Multiplicação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
REGULARIDADES E PADRÕES
Decisões.
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Jogo do Nim Gracivane Pessoa Martha Ferraz Ross Nascimento
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
Jogo da Multiplicação.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Jogo do 24.
MÓDULOS: 11 e 12 - JOGOS DO CADERNO 4
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
Cadernos de Formação do PNAIC- MEC
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Planejamento da Rotina Semanal
Projeto: “Os três porquinhos”
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
MEDIDAS DE TEMPO.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Equipe responsável pela produção
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Situações problemas envolvendo o sistema monetário
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Jogos de Matemática Incentivar a explorar os jogos em sala de aula, percebendo neles mais um material para reflexão e organização da aprendizagem dos alunos,
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Edição: Site da Educação – SEDUC
Na Educação Infantil e nos anos iniciais
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Profª Cristiane Barroso
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
A palavra pede passagem...
LEITURA COMPARTILHADA VALE A PENA APRENDER Para muitos a Matemática é um problema Mas não é bem assim Aprendê-la vale a pena. Observem que em tudo ela.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM MATERIAL CONCRETO
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

O JOGO NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DO JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA “QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO” CONTIG SIXTY

“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO”

QUANDO APLICAR UM JOGO Quando queremos disparar um conceito, aplicamos o jogo antes. Quando queremos ampliar um conceito, aplicamos o jogo depois do conceito.

“MOMENTOS DO JOGO” Familiarização com o jogo. Reconhecimento das regras. Jogo para garantir as “regras”. Intervenção pedagógica verbal durante o jogo. Registro do jogo ( buscar estratégias de intervenção que gerem a necessidade de registro escrito ). Intervenção escrita ( problematização de situações de jogo ), professor e aluno. Jogar com “competência”.

CONTIG SIXTY

COMO JOGAR? Jogar em quatro pessoas. O jogo deve ser em dupla. Além do tabuleiro anterior, precisamos de bbotões de 2 cores diferentes e de três dados. Todos os números do tabuleiro são possíveis de conseguir fazendo combinações de l à 6 (utilizando as quatro operações matemáticas). Exemplo: a dupla joga os dados saem os números 2,3 e 5 com ela pode marcar 30 (2*3*5) ou 10 (2+3+5) ou ainda outra combinação. Regras: quando se marca um ponto longe de outros pontos já marcados, o jogada vale 1 ponto. Se você marcar próximo (pelos quatro lados) à outra jogada sua vale três pontos. Se alguém completa uma fileira inteira ganha o jogo independente da pontuação do outro. Caso ninguém complete a fileira ganha quem somar mais pontos no final.