O JOGO NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DO JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA “QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO” CONTIG SIXTY
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO”
QUANDO APLICAR UM JOGO Quando queremos disparar um conceito, aplicamos o jogo antes. Quando queremos ampliar um conceito, aplicamos o jogo depois do conceito.
“MOMENTOS DO JOGO” Familiarização com o jogo. Reconhecimento das regras. Jogo para garantir as “regras”. Intervenção pedagógica verbal durante o jogo. Registro do jogo ( buscar estratégias de intervenção que gerem a necessidade de registro escrito ). Intervenção escrita ( problematização de situações de jogo ), professor e aluno. Jogar com “competência”.
CONTIG SIXTY
COMO JOGAR? Jogar em quatro pessoas. O jogo deve ser em dupla. Além do tabuleiro anterior, precisamos de bbotões de 2 cores diferentes e de três dados. Todos os números do tabuleiro são possíveis de conseguir fazendo combinações de l à 6 (utilizando as quatro operações matemáticas). Exemplo: a dupla joga os dados saem os números 2,3 e 5 com ela pode marcar 30 (2*3*5) ou 10 (2+3+5) ou ainda outra combinação. Regras: quando se marca um ponto longe de outros pontos já marcados, o jogada vale 1 ponto. Se você marcar próximo (pelos quatro lados) à outra jogada sua vale três pontos. Se alguém completa uma fileira inteira ganha o jogo independente da pontuação do outro. Caso ninguém complete a fileira ganha quem somar mais pontos no final.