Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Moodle.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10

2 Agenda de trabalho_sessão 2 1. Exemplos de disciplina em Moodle 2. Definições de administração 3. Questões orientadoras para a construção de disciplinas C2TI _ Instituto de Educação

3 Ver exemplos de disciplinas 1. Antropologia Biológica 2. Análise Multicritérios e sistemas de Apoio à decisão 3. Introdução à investigação operacional 4. TIC Sociedade e Cidadania 5. Formação mediada por plataformas LMS (online) C2TI _ Instituto de Educação

4  organização e participação: • com diversas formas (facilmente reconfiguradas) • que estão visíveis  distribuição da comunicação  registo e acesso à memória do “vivido”  construção colaborativa  diversidade e partilha de papeis  modelos menos centralizados de actuação e aprendizagem possibilita… C2TI _ Instituto de Educação

5  para quê… este tipo de espaços? • a que necessidades podem responder?  que relação com espaços já existentes? • o que lhes acrescentam? o que é preciso modificar? • para quem e com quem devem ser desenhados / mediados?  que práticas se pretende implementar? • que hábitos se pretende promover/evitar? • como actuar para os induzir?  que aprendizagens quer promover e deseja fazer? • como se pensa sobre o que é aprender? • para onde se quer caminhar? pressupõe reflectir sobre … C2TI _ Instituto de Educação

6  intencionalidade • relevância dos conteúdos, actividades e organização  organização com flexibilidade • desenho prévio mas atento ao emergente  dinamização, mediação, sustentação • quem, com que preocupações e ética,  reflexividade • abertura ao ponto de vista dos outros, auto-avaliação  espírito de colaboração • sentido de responsabilidade, partilha e co-construção • visibilidade da presença e da actuação exige (e desenvolve)… C2TI _ Instituto de Educação

7 Pensar e discutir sobre…  A relação entre o presencial e o não presencial  O que é participar no presencial e à distância  Os desafios que coloca: - ao professor e ao aluno - à organização académica/escolar - às práticas académicas/escolares - às relações de trabalho - às responsabilidades da Universidade