Púrpura de Henoch-Schonlein em adultos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síndrome Nefrótico Síndrome NEFRÍTICO
Advertisements

Síndrome de Sjogren TRATAMENTO
Síndrome Nefrótica Gustavo Alkmim Set/2011.
Dengue.
Glomerulonefrite rapidamente progressiva
Câncer Gástrico Semana Municipal da Saúde do Homem
SOCIEDADE BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA
ANATOMIA RENAL.
Infecção do trato urinário na gestação
Fármacos Cardiovasculares ANTIHIPERTENSIVOS
Encefalomielite Disseminada Aguda
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
Doenças reumatológicas mais frequentes na infância
Mastocitomas em cães M.V. Vívian Rocha de Freitas
INFECÇÕES NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Trombose Venosa Profunda
Envolvimento Renal na Hanseníase
REFLUXO VESICOURETERAL Nefropatia do refluxo fatores prognósticos
Asp. OMT Eduardo Deves ABR/11
Os Trabalhos/Abstracts mais Relevantes em Cirurgia de Câncer de Ovário
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive.
Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test.
VASCULITES M. Alcide Marques.
Sd Clínicas de origem renal
SÍNDROME NEFRÍTICA AGUDA
Cardiopatia Reumática / Febre Reumática
INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA
Rejeição Aguda Mediada por Anticorpo
Caso Clínico: Púrpura de Henoch-Schonlein
Claudio Bortoleto Monique Fontes
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
GESF colapsante não associada à infecção pelo HIV
ALEXANDRE BITTENCOURT PEDREIRA Disciplina de Nefrologia - HCFMUSP
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
Acometimento renal na Síndrome de Sjögren
Diagnósticos Diferenciais em Nefropatia Diabética
DOENÇA RENAL NA SARCOIDOSE
Glomerulonefrite crescêntica
Tuberculose Renal Alexandre Silvestre Cabral Médico Residente
GLOMERULONEFRITES RAPIDAMENTE PROGRESSIVAS
EVOLUÇÃO E TRATAMENTO DA GNDA NO ADULTO
Histórico A primeira descrição detalhada de uma vasculite necrotizante se deu em 1866 por Kussmaul e Maier com a denominação de periarterite nodosa. No.
Discussão Anátomo-Clínica Portal da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Insuficiência Renal Aguda na Síndrome Nefrótica
Síndrome de Goodpasture
Glomerulonefrite Anti-MBG
ENVOLVIMENTO RENAL NA INFECÇÃO PELO HIV.
GLOMERULONEFRITE PÓS INFECCIOSA
Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado
Vasculites Pauci-imunes
Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídio ou Síndrome de Hughes
Reunião Anatomoendoscópica
Protocolo Transplante Renal
Glomerulonefrite Difusa Aguda
Viviane Rodrigues Graner Carolina Novoa Fernandes
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
Quadro Clínico Contágio do paciente pelo Parvovírus b19 por via aérea.
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
CASO CLÍNICO: PÚRPURA DE HENOCH-SCHÖNLEIN
Púrpura de Henoch-Schönlein
Leptospirose Definição: Bactéria do gênero Leptospira.
Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU)
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
GLOMERULONEFRITE DIFUSA AGUDA GNDA
Síndrome nefrítica aguda. Definição Síndrome caracterizada pela conjunção de hematúria,hipertensão arterial,oligúria,déficit de função renal e edema.
Vasculites sistêmicas
Transcrição da apresentação:

Púrpura de Henoch-Schonlein em adultos Rodrigo Lúcio dos Santos Nefrologia HCFMUSP

Introdução A púrpura de Henoch-Shönlein (PHS) se caracteriza por ser uma vasculite sistêmica de pequenos vasos (com um proeminente componente cutâneo) e deposição tecidual de imunocomplexos contendo IgA. Acomete primariamente crianças. Em adultos a incidência e a severidade das manifestações clínicas da PHS ,não são as mesmas vistas nas crianças, bem como o prognóstico, que difere substancialmente.

Epidemiologia Incidência de 15 casos /100.000 crianças por ano, com pico de incidência aos 5 anos de idade. Muito menor incidência em adultos. Se considerarmos sub grupos de idade, em adultos ,a mediana de incidência seria em torno de 50 anos. Relação homem/mulher de acometimento de 1,7. Há pouca ou nenhuma influencia das cor da pele ou etinicidade sobre a PHS.

Etiologia-Patogenia A PHS se caracteriza por vasculite leucocitoclástica sistêmica, aliada a nefrite com deposição renal mesangial de IgA com características histológicas indistinguíveis da nefropatia por IgA (Doença de Berger). Observações em gêmeos monozigóticos ,que desenvolveram Berger e PHS respectivamente ,suportam a teoria de uma ligação patogenética entre as duas condições.

Manifestações Clínicas É incluída a clássica tétrade que ocorre em qualquer ordem a qualquer tempo em um período de vários dias a semanas: Rash cutâneo Artralgias Dor abdominal Doença renal

Manifestações Clínicas Entretanto outros órgãos, mais raramente, como sistema nervoso central e pulmão podem também ser envolvidos.

Manifestações Clínicas-pele As erupções são tipicamente púrpuricas (com estudos de coagulação normais) e distribuídas simetricamente, preferencialmente em superfícies extensoras, em braços e pernas. Esta presente em 96% dos casos e é a manifestação inicial em 83%.Tem púrpuras necróticas mais frequentemente do que em crianças e esta complicação é mais encontrada com o avançar da idade.

Manifestações Clínicas – trato gastrointestinal É envolvido em 48% dos casos sendo a manifestação inicial em 8% destes sendo o sintoma principal a dor em cólica abdominal. Sangramentos podem ocorrer em até 51% destes casos podendo requerer cirurgia ou levar a morte. Lesões purpúricas podem ser vistas por endoscopia.

Manifestações Clínicas - Rim As manifestações renais tendem também a ser mais severas nos pacientes em idade adulta , sendo mais severas nos idosos. Raramente precedem os outros comemorativos. A hematúria é microscópica em 85% e macroscópica em 10% das vezes com proteinúria variável. Queda de função renal ocorre em torno de 32% dos casos. Dos pacientes que apresentam alta pressão arterial, quase todos tem o antecedente de HAS. Pode ocorrer IRA severa decorrente de GN crescêntica.

Diagnóstico Geralmente em crianças o diagnóstico é clínico. Em adultos é necessária a demonstração da deposição tecidual de IgA, que pode ser feita por biópsia de pele, porém nos casos de diagnóstico incerto e também quando há severo acometimento renal está indicada a biópsia renal.

Prognóstico A presença de falência aguda renal na apresentação é o principal fator prognóstico para IRC (estudo francês com seguimento médio de 15 anos). Neste mesmo estudo a principal “causa mortis” foi câncer (diferente da população geral – causas cardiovasculares) , seguida por infecção e pela própria HPS.

TRATAMENTO Para as manifestações exuberantes de TGI e articulações estão indicados corticosteróides. Tais manifestações assim como a púrpura, muitas vezes são auto-limitadas sem terapias específicas Quanto à doença renal com proteinúria severa e/ou queda de função renal podemos nos basear nos esquemas de Pozzi e Ballardie preconizados para nefropatia por IgA.

TRATAMENTO Para GN crescêntica pode-se usar o esquema com pulsos de metilprednisolona 500-1000mg por 3 dias seguido de prednisona 60mg/dia durante 8 semanas + ciclofosfamida EV 0,5-0,75g/m2 de superfície corporal por 8-12 semanas seguindo-se prednisona 20-30 mg /dia + azatioprina 2mg/Kg/dia por 18-24 meses (opções para esta fase de manutenção: CF VO ou EV, azatioprina ou MMF. OBS: Não existem trials controlados de tratamento para PHS.

BIBLIOGRAFIA Pilebout E et al:Henoch-Shönlein purpura in adults: Outcome and Prognostic Factors. J Am Soc Nephrol 13: 1271- 1278, 2002 Comprehensive Clinical Nephrology 2nd edition: Richard J Johnson – John Feehally ed Mosby UpToDate 2005.