Vamos refletir sobre a Educação Infantil!

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Transcrição da apresentação:

Vamos refletir sobre a Educação Infantil! Ei! Vamos refletir sobre a Educação Infantil! Amália Simonetti

Século XX... Século XXI... Março 2013... Nosso Ceará... Nossa Fortaleza...

... diante da impossibilidade do ambiente doméstico são necessários espaços substitutivos para as cçs...

... na falta da mãe, a tia/prô . ! ?

Art. 5º A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças...

“A Escola de Educação Infantil vista como um momento de suspensão da vida familiar para a apresentação de um ambiente criado, planejado pelos professores que, intencionalmente, ensinam as crianças, conhecimentos, saberes, conteúdos”.

“A Escola de Educação Infantil diz respeito ao saber sistematizado... Diz respeito a cultura erudita, pois a escola esta focada nas ciências”.

Como estabelecimentos educacionais, não pode ser pensada como... EI como primeira etapa da Educação Básica... Como espaços institucionais não domésticos... Como estabelecimentos educacionais, não pode ser pensada como...

não escola ... não ensino ... não professora ... não aluno ...

Ei ! EI Escola . ! ? EI Educação Escolar . ! ?

Ensino e Aprendizagens! EI Escola! Instituição de Ensino e Aprendizagens!

“O Ensino como eixo diretivo das práticas educativas da EI”.

“ O currículo com intencionalidade deliberada de promover o desenvolvimento e a aprendizagens das crianças pela mediação consciente e deliberada da professora”. é

“Ao pensarmos a Educação Infantil como escola “Ao pensarmos a Educação Infantil como escola... como locus privilegiado do saber sistematizado afastamos o conhecimento cotidiano, não significando que será ignorado”.

Ei ? Ensino. Ensino? Ensino!

Ei !!! Prática s pedagógicas . ! ? Atividades Didáticas . ! ? Currículo . ! ?

“O trabalho pedagógico é sempre um ato intencional do professor “O trabalho pedagógico é sempre um ato intencional do professor. Envolve os conhecimentos da humanidade”.

“Velhos tempos, belos dias”... Roberto Carlos

Art. 3º O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. é

Crianças Professores Conhecimentos

o ensinoaprendizagem na EI? Quais são as suas especificidades ? Quem é a criança a quem se destina o ensinoaprendizagem na EI? Quais são as suas especificidades ?

Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

A criança não é simplesmente...

Ei ? Quem é a professora responsável pelo ensinoaprendizagem na EI? Quais são as especificidades da professora da EI? Ei ?

“A professora da EI, como adulta, ganha vulto e retoma seu status daquela que ensina, que provoca o desenvolvimento, que cuida, para além do simples limpar, alimentar, banhar”...

“A professora da EI planeja antes de entrar na sala de aula e a enxerga como espaço de aprendizagem”...

“ A professora da EI estuda conteúdos adequados para cada faixa do desenvolvimento da criança”...

“A professora da EI desenvolve estratégias de ensino, didáticas especificas e metodologias para cada faixa etária das crianças”...

“Enfim, uma professora da EI que sabe que o seu ensino intencional, no chão da sua sala de aula, irá promover aprendizagens e o desenvolvimento das crianças”.

“no chão da minha sala de aula”... aulas areia ... aulas parquinho ... aulas árvores ... aulas tijolos ...

“no chão da minha sala de aula”... aulas banheiro ... aulas berços ... aulas colchões ... aulas faz de conta ... Aulas era uma vez!

“no chão da minha sala de aula”... Aulas era uma vez! Aulas vamos brincar de .. .

A professora não é simplesmente...

Quais são os conhecimentos Quais são as aprendizagens na EI? Quais são as aprendizagens da EI? Ei ?

“O conhecimento da EI não é apenas resultado das resignificações e construções infantis, mas algo selecionado e trazido pelo professor com a finalidade de ensinar e desenvolver a criança”.

O conhecimento da EI não é apenas ensinar as letrinhas, cobrir pontinhos, contar, calendário e terefinhas...

O conhecimento não é simplesmente...

Ei! Psiu!

Art. 8º A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

Art. 9º As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: I - promovam o conhecimento de si e do mundo...

“Colocar o ensino como eixo articulador do trabalho pedagógico do professor na educação de crianças até 6 anos significa afirmar que a Instituição de Educação Infantil é Escola. E isso não é algo perverso” ...

Educação Infantil Escola ... Ensino ... Professora ... Aluno ...

“Tantas alegrias Velhos tempos Belos dias”... Roberto Carlos

Em defesa do ato de ensinar!!! Alessandra Arce Lígia Martins Editora Alínea, 2010 Obs.: Todas as citações: Arce & Martins

... ... ...

A importância da sua palavra e da sua presença. Na Prática Pedagógica da EI deve ser confirmado o lugar ativo, interativo e lúdico da criança... A importância da sua palavra e da sua presença.

A importância da sua palavra e da sua presença. Na Prática Pedagógica da EI deve ser confirmado o lugar ativo e de responsabilidade da professora. A importância da sua palavra e da sua presença.

Uma Prática Pedagógica que enxerga a alteridade da criança.

A dimensão da alteridade da criança convoca-nos a lançar nosso olhar para a criança que altera=transforma... pensa, fala, surpreende, produz cultura...

Uma Prática Pedagógica que enxerga a dimensão dialógica nas interações entre professores e crianças, entre crianças e crianças.

a importância da sua palavra e da sua presença. Uma prática Pedagógica de escutas confirmando o lugar ativo e interativo da criança, a importância da sua palavra e da sua presença.

Paralelamente, o lugar ativo e de liderança da professora.

É com essa visão de Prática Pedagógica que se coloca o Planejamento da Professora e a sistematização das Rotinas na EI.

Um planejamento gerado no conhecimento do pensamento das crianças e na responsabilidade e intencionalidade didática em promover desenvolvimentoS e aprendizageNS.

Planejar com foco nas crianças, nas interações e nas brincadeiras não significa excluir os conhecimentos sistematizados...

“A sala de aula da EI se constitui um espaço povoado de práticas que dialogam...” Cecília Goullart

Ei! Psiu!

Fazer tarefas com lápis e papel elaboradas por sua professora ou propostas em Livros Didáticos?

“Os livros didáticos são vistos como um instrumento imprescindível, funcionando como algo visível, palpável, uma prova de que as crianças também “trabalham” e não apenas brincam na EI.” Ana Brandão Jacqueline de Carvalho

Que espaço o livro didático deve ocupar nas salas de aula da EI?

Podemos considerar as necessidades, interesses e conhecimentos da criança nas atividades do livro didático?

Entendendo a EI como um ambiente pedagógico para crianças que tem competência, interesse, inteligência e enorme potencial para aprender...

Não podemos ter como foco principal das Práticas Pedagógicas da EI o Livro Didático.

A criança é o centro do planejamento curricular... Lembre!!! A criança é o centro do planejamento curricular... Criançagente...

Considerando a criança de 4 e 5 anos... é pertinente atividades do Livro Didático que ampliem a sua forma de pensar...

Vamos pensar!!!

As atividades estão proporcionando desafios para as crianças pensar?

Que aprendizagens e conceitos estão subjacentes nas atividades?

As atividades são mecânicas, repetitivas, proporcionando enfado para a criança?

Os comandos dados estão claros para o professora e para a criança?

As atividades do Livro estão articuladas com as Práticas Pedagógicas – experiências - propostas nas DCN para a EI (2009)?

É possível concretizar atividades do Livro Didático com criança de 4 e 5 anos ? ! .

“Tantas alegrias Velhos tempos Belos dias”... Roberto Carlos