Estipulações contratuais em relação a terceiros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Civil III – Contratos Relatividade dos Contratos
Advertisements

Responsabilidade Patrimonial
Aula 5 – Obrigações de não fazer Obrigações alternativas Obrigações divisíveis e indivisíveis Prof. Alexandre Guerra.
Prof. Dr. Alexandre Guerra Faculdade de Direito de Sorocaba
DIREITO DA OBRIGAÇÃO EM TODA OBRIGAÇÃO EXISTE A SUBMISSÃO A UMA REGRA DE CONDUTA, POR ISSO TEM A PROTEÇÃO DO DIREITO.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES
Intervenção de terceiros
Noções de Direito Civil
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Modalidades de obrigações
Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
01/04/2017.
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Modalidades de obrigações Classificação quanto aos elementos
02/04/2017.
Direito Civil III – Contratos Princípios
CONTRATO COM PESSOA A DECLARAR
02/04/2017.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Execução de obrigação de fazer e não fazer
02/04/2017.
AULA DE REVISÃO DIREITO CIVIL
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
EFEITOS DOS CONTRATOS.
REVISÃO AV2 QUADROS MNEMÔNICOS.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
Contrato Preliminar Arts
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
UNIDADE II – NOÇÕES GERAIS DE OBRIGAÇÃO
SOCIEDADES CONTRATUAIS
EMPREGADOR.
Prof. Wiverson de Oliveira
Recuperação extrajudicial
Profº Carmênio Júnior
Noções Jurídicas de Contratos
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
EMPRESARIAL I Aula 9- Capital Social.
Direito Empresarial I Hilda Ledoux Vargas UEFS 2009
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Legados O direito brasileiro anterior à 1916 com relação ao legado apresentou apenas certas disposições esparsas conferindo-lhe um aspecto omisso e lacunoso.
Profª Roberta Siqueira Teoria Geral do Direito Civil
TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES CESSÃO DE CRÉDITO-INTRODUÇÃO
U NIDADE 6 S OCIEDADE EM N OME C OLETIVO Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria.
A NOVA AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE LIMITADA
Direito Empresarial 5ª Aula
Profº Carmênio Júnior
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
RECIVIL Módulo 5 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
DO CONTRATO DE MANDATO.
DA COMISSÃO.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Unidade 5 Nota Promissória
DO DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR DE IMÓVEL
AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Existindo uma pluralidade de obrigações, está pode ser considerada como cumulativa, alternativa ou facultativa.
Bens em compropriedade ou comunhão - especificidades do processo de insolvência de um dos cônjuges.
VÍCIOS DO CONTRATO Na realização de algum tipo de contrato, pode ocorrer algum tipo de defeito, que pode anular o contrato: São os chamados vícios do contrato,
CONCEITO DE CONTRATO E PRINCÍPIO DO DIREITO CONTRATUAL
Profº Bruno Bastos1 UNIDADE V RELATIVIDADE DOS CONTRATOS OU CONTRATOS EM FAVOR DE TERCEIROS.
Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei. Deveres e obrigações O Direito subjetivo  deveres de terceiros O Obrigações: deveres de natureza patrimonial.
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações. b) Obrigação de Fazer (arts.247 a 249,CC.) -Conceito: Obrigação de fazer é aquela em que o devedor compromete-se.
Contrato Preliminar Conceito e institutos similares  é um acordo de vontades que visa a produção de efeitos jurídicos futuros, onde uma ou mais partes.
INEFICÁCIA E REVOGAÇÃO DOS ATOS PRATICADOS ANTES DA FALÊNCIA Arts. 129 a 138.
Transcrição da apresentação:

Estipulações contratuais em relação a terceiros

Estipulação em favor de terceiro (Arts. 436-438) Flexibilização do princípio da relatividade subjetiva dos efeitos do contrato A parte estipula com o devedor que prestação deverá ser realizada não em seu favor, mas em favor de terceiro eleito pelo credor Tanto o estipulante quanto o terceiro – caso esse venha a anuir com os termos do contrato – podem exigir o cumprimento do contrato (art. 436, caput e parágrafo único) Caso seja conferido ao terceiro o direito de exigir o cumprimento do contrato, não poderá o estipulante exonerar o devedor de seu cumprimento (art. 437) O estipulante pode por ato inter vivos ou por testamento substituir o terceiro designado no contrato, sem a necessidade de anuência do devedor e do terceiro (art. 438, caput e parágrafo único) Exemplo de estipulação em favor de terceiro: Contrato de seguro de vida

Promessa de fato de terceiro (Art. 439-440) Flexibilização do princípio da relatividade subjetiva dos efeitos do contrato No que consiste? Firma-se um contrato entre duas partes, cuja prestação não devedor não será estipulante originário, ou seja, não se exigirá dele a prestação, mas de um terceiro Aquele que prometer fato de terceiro responderá por perdas e danos quando não houver o adimplemento pelo terceiro (art. 439) Exceção: Quando o terceiro for cônjuge (e companheiro?) do promitente, dependendo de sua anuência o ato a ser praticado e exista, em virtude do regime de bens, a possibilidade de eventual indenização pelo inadimplemento vir a recair sobre seus bens (art. 439, parágrafo único) Nenhuma obrigação haverá para quem se comprometer por outrem, se este, depois de se ter obrigado, faltar à prestação (art. 440) – Ou seja, havendo a anuência do terceiro, afasta-se a responsabilidade do estipulante

Contrato com pessoa a declarar (Arts. 467-471) Cláusula pro amico eligendo Quando da contratação, uma das partes reserva-se a faculdade de indicar quem deve adquirir os direitos e assumir as obrigações decorrentes do contrato, ou seja, nomear quem assumirá a posição de contratante Procedimento (Arts. 467-469) A) Quando da celebração do contrato, uma das partes se reserva o direito de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações B) A indicação da pessoa deve ser realizada em até 5 dias a partir da conclusão do contrato C) A pessoa nomeada deve aceitar a indicação pela mesma forma que as partes usaram para o contrato D) A aceitação do terceiro acarreta a aquisição dos direitos e assunção das obrigações contratuais desde a sua celebração (ou seja, a data de aceitação, em relação aos efeitos em face do terceiro, não constitui termo a quo)

Contrato com pessoa a declarar (Arts. 467-471) Quando o contrato será eficaz apenas entre os contraentes originários? (Arts. 470-471) Se não houver a indicação Se o nomeado não aceitar a indicação Se o nomeado era insolvente e a outra parte desconhecia esse fato quando da nomeação Se o nomeante era incapaz no momento da nomeação Se o nomeante era insolvente no momento da nomeação Distinção em relação a cessão de contrato Possibilidade e previsão originária de um terceiro na relação