Docente: Edson Alencar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Epistemologia genética – Jean Piaget
Ortónimo e heterónimos
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
1.Consciência (Chalmers,1997)
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Emergências e Desastres
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Educação no contexto do Trabalho
Afinal, o que é Planejamento?
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Docente: Edson Alencar Silva
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Desmistificando a Psicologia Organizacional
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Questões introdutórias
Psicologia e educação: compartilhando saberes
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
PSICANÁLISE.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Rosemeyre Floriano Carvalho Duarte Vanessa Mendes Cardoso Da Silva
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Alberto Caeiro (O Mestre)
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Tema central e eixos temáticos
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Psicopedagogia Institucional
Linguagem e Psicanálise
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Docente: Edson Alencar Psicopedagogia Institucional: Fundamentos, teorias e o campo de atuação da Psicopedagogia Docente: Edson Alencar

Fundamentos Dificuldades de conceitualização; Não se reduz a palavras que formam o seu nome; É interdisciplinar; Constitui-se de uma nova área do conhecimento.

Psicopedagogia no Brasil Foi indicada inicialmente como um modo de agir; Com o avanço das pesquisas passou por reformulações contando com contribuições da Psicologia, Sociologia, Antropologia, Linguística e Epistemologia.

Qual é o objeto de estudo da Psicopedagogia? O processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência do meio no seu desenvolvimento (KIGUEL apud BOSSA, 1994); Estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto (Neves apud BOSSA, 1994).

Consenso A maioria dos autores concordam que o foco da Psicopedagogia está centrado na aprendizagem humana; Pilar: “Aprendizagem com seus problemas”.

Foco nas características da aprendizagem humana Como se aprende e como essa aprendizagem varia evolutivamente; Verificação dos fatores condicionantes: como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las?

Atividade O que o fragmento do poema “O guardador de rebanhos”, de Alberto Caeiro, nos diz a respeito de manter o foco na aprendizagem humana? X Sou um guardador de rebanhos. O rebanho é os meus pensamentos E os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca. Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de gozá-lo tanto, E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz.

Trabalho clínico e trabalho preventivo, quais suas distinções? Total interação entre investigador e objeto-sujeito de estudo; Deve-se compreender o que o sujeito aprende, como e por que aprende sem deixar de perceber a dimensão entre os dois sujeitos envolvidos, com intuito de favorecer a aprendizagem.

Trabalho clínico e trabalho preventivo, quais suas distinções? Avaliação da instituição enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, verificando a dinâmica institucional que interfere no processo de aprendizagem.

Pressupostos sobre a variação de foco da Psicopedagogia durante os anos Originalmente: O sujeito que não conseguia aprender; O não aprender era tido como carregado de significado levando a singularidade do sujeito, considerando a sua história e o seu mundo sociocultural, ou seja, um sujeito dentro de um processo de aprendizado.

Pressupostos sobre a variação de foco da Psicopedagogia durante os anos Atualmente: Foco na aprendizagem, considerando o sujeito como um equipamento biológico com disposições afetivas e intelectuais, que interage com o meio em que está inserido.

O que nos interessa saber? Compreender o que o sujeito pode aprender; Perceber o inter jogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar e como podemos atuar para melhor proveito do nosso trabalho;

O que nos interessa saber? Incorporar conhecimentos sobre organismo, o corpo, a inteligência e o desejo; Saber, portanto, que lidamos com um sujeito epistêmico epistemológico.

Atividade O trabalho psicopedagógico institucional possibilita o processo de formação e desdobramento das relações interpessoais e grupais de seus participantes. Cada participante é fruto da articulação de várias e diferentes dimensões vividas simultaneamente. Portanto, trará consigo experiências de vida que, somadas às situações de cada grupo com o qual interage, repercutirão em seus interesses e necessidades (PEGO, 2009). A partir da reflexão acima, como podemos entender a ideia de “participante” enquanto agente e objeto da ação psicopedagógica?

As interseções teóricas Um filho com características dos pais e do seu meio; Paralelismo psicofísico: ora pende para o lado físico (observável), ora para o lado psíquico (a consciência).

As interseções teóricas Outras áreas envolvidas: Filosofia, Neurologia, Sociologia, Linguística e Psicanálise. Busca-se com estas alcançar compreensão do sujeito, que está associado a outras estruturas teóricas.

Influências teóricas diretas Materialismo histórico (Karl Marx e Friederich Engels); Teoria da inteligência (Jean Piaget); Teoria Psicanalítica (Sigmund Freud).

Materialismo histórico É uma abordagem metodológica sobre o estudo da sociedade, da economia e história, elaborada inicialmente por Karl Marx (1818-1883) e Friederich Engels (1820-1895); Essa teoria fundamenta-se na análise da realidade por meio da observação das estruturas das sociedades. Para Marx e Engels, essas estruturas se dividem entre superestrutura e infraestrutura, fixadas em determinado modo de produção. Isso significa dizer que a história está, e sempre esteve, ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida e não a produção de abstrações. -Marx acreditava que a manutenção da estrutura econômica se dá mediante a inversão da realidade, que se encontra no direito, na religião e nas mais diversas formas de controle.

Materialismo histórico A evolução histórica da humanidade se dá via confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da “exploração do homem pelo homem”. Questões entre as desigualdades e entre os sujeitos podem ser explicadas por essa teoria; Essa teoria fundamenta-se na análise da realidade por meio da observação das estruturas das sociedades. Para Marx e Engels, essas estruturas se dividem entre superestrutura e infraestrutura, fixadas em determinado modo de produção. Isso significa dizer que a história está, e sempre esteve, ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida e não a produção de abstrações. -Marx acreditava que a manutenção da estrutura econômica se dá mediante a inversão da realidade, que se encontra no direito, na religião e nas mais diversas formas de controle.

Teoria da inteligência As teorias de Jean Piaget tentam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Vem dessa concepção o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética que é entendida como o estudo dos mecanismos dos conhecimentos; Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Essa teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.   -“Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo.

Teoria da inteligência A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Essa adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Dessa forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Essa teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.   -“Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo.

Teoria Psicanalítica Psicanálise é a ciência do inconsciente fundada por Sigmund Freud (1856-1939). Um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito. A psicanálise é um método psicoterápico baseado na investigação e interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado ao sentido de iniciar uma análise. Pode ser também entendida como um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento. -A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria.

Teoria Psicanalítica Esse método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode estender-se a produções humanas para as quais não se dispõe de associações livres. A psicanálise é um método psicoterápico baseado na investigação e interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado ao sentido de iniciar uma análise. Pode ser também entendida como um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento. -A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria.

Atividade Escolham uma das teorias abordadas e discutam a sua importância para o trabalho psicopedagógico.

Conhecimentos importantes à Psicopedagogia Psicanálise: mundo do inconsciente e representações profundas; Psicologia Social: constituição dos sujeitos que responde às relações familiares, grupais e institucionais;

Conhecimentos importantes à Psicopedagogia Epistemologia e Psicologia genética: processo constitutivo do conhecimento pelo sujeito em interação com os outros e com os objetos; Linguística: compreensão da linguagem como um dos meios que caracterizam o tipicamente humano e o cultural: a língua, a fala e os seus fenômenos subjetivos, evolutivos e históricos de acesso à estrutura simbólica.

Utilização de outras áreas do saber É importante ultrapassar os campos utilizados usualmente; Literatura, Artes, Esportes, etc.; Esses campos do saber dizem muito sobre o desenvolvimento do ser humano e sua cultura, podendo ser utilizados sempre que for preciso.

Caracterização da Psicopedagogia Área de confluência do psicológico (subjetivo) e educacional (sociocultural); O psicopedagogo ensina a aprender, e para isso, necessita apreender o aprender e a aprendizagem.

Caracterização da Psicopedagogia O psicopedagogo faz diagnóstico para promover decisões acerca do tratamento; “A Psicopedagogia refere-se a um saber, às condições subjetivas e relacionais – em especial familiares e a um saber- fazer, às condições subjetivas e escolares – às inibições, os atrasos e desvios do sujeito ou grupo a ser diagnosticado” (Bossa, 1994).

Campo de atuação do psicopedagogo Não se circunscreve somente ao espaço físico, mas também ao espaço epistemológico; Área preventiva: orientação no processo ensino-aprendizagem, visando a apropriação do conhecimento do ser humano, ao longo da sua evolução;

Campo de atuação do psicopedagogo Área teórica: criar um corpo teórico ou processos de investigação e diagnóstico, refletindo constantemente sobre a pertinência da atuação das diversas teorias ou campo da Psicopedagogia.

Resumindo Tratamos de temas diretamente ligados aos fundamentos ao trabalho do psicopedagogo: Histórico da psicopedagogia no Brasil; Distinções entre o trabalho clínico e o trabalho preventivo.

Resumindo Corpo teórico que embasam a psicopedagogia no país; Importância da utilização de outras áreas do saber para a psicopedagogia; Caracterização; Campo de atuação do psicopedagogo.

ATIVIDADE Pensando no que desenvolvemos até aqui, quais os saberes, na opinião do grupo, foram mais importantes serem refletidos?

Referências ALVES, Maria Dolores. De professor a educador: contribuições da Psicopedagogia: ressignificar valores e despertar a autoria. Rio de Janeiro: Wak, 2009. BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuição a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.