O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Curso de novas tecnologias na escola
Inclusão Digital x Educação Digital
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Nelma Cristina de Carvalho
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
A Evolução das Mídias Audiovisuais
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Quando falamos em aprender...
Propostas de layout Modelo 1
educação NA ERA DIGITAL
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
Deise Kramer Lima Fernandes
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
SILVANA BERBEL FERNANDES
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estudo Virtual.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Identificação da atividade e do aluno
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
O uso das tecnologias na escola
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
O computador como Meio e como Fim...
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Responsável Professor: Eduardo A tecnologia está como um recurso presente no dia-a- dia do indivíduo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida,
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006) Apresentação: Geraldo Júnior

A TECNOLOGIA NO APRENDIZADO A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM NOSSA SOCIEDADE NÃO PODE SER IGNORADA HOJE POR EDUCADORES PARA A ATUAL GERAÇÃO. COMO NÓS, PROFESSORES DE LÍNGUA, PODEMOS FAZER UM BOM USO DESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA ENRIQUECER O APRENDIZADO?

DE ACORDO COM BLIN (1999), ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS TEM AJUDADO A CRIAR UM AMBIENTE FAVORÁVEL DANDO MAIS AUTONOMIA PARA OS APRENDIZES. O PROFESSOR NÃO É MAIS A ÚNICA FONTE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, ELE DEIXOU DE SER O “SÁBIO” PARA SER O “GUIA”. (EASTMENT 1998)

NÃO TEM SIDO FÁCIL PARA MUITOS PROFESSORES ADEQUAR O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA PARA APRENDIZAGEM. TAL DIFICULDADE TEM SIDO MAIOR AINDA PARA PROFESSORES “ENRAIZADOS” NAS PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ENSINO.

NESSE NOVO SEGMENTO, O PROFESSOR TORNA-SE UM FACILITADOR DESENVOLVENDO UM PAPEL DE ASSISTENTE E GUIA ESPECIALIZADO ATRAVÉS DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM (VILLANUEVA 1992).

O PAPEL DO PROFESSOR

DIMENSÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR COMO UM PESQUISADOR DO ENSINO DE LÍNGUAS: Facilitador no processo da aprendizagem; Assessorar os aprendizes; Atuar como um “recurso” para eles, um mediador; Evoluir as qualidades da condição de aprendizagem;

DIMENSÃO TECNOLÓGICA PROFESSOR COMO UM “INFORMANTE, COMUNICADOR TECNOLÓGICO”: Examinar as pesquisas exaustivamente, evoluindo a qualidade da aprendizagem; Fazer a integração correta da informação; Pesquisar por uma informação específica na internet ou algum outro software; Relacionar a tecnologia com seu ensino;

PROFESSOR COMO UM “DESENVOLVEDOR E CRIADOR”: Cuidar da elaboração correta do design didático dos materiais a serem usados; Criar, customizar softwares e materiais; Usar ferramentas autorizadas; Fazer o uso da Internet para publicar seu próprio material na Web;

O PAPEL DO ALUNO

DIMENSÃO PEDAGÓGICA ASSIM COMO OS PROFESSORES DEVEM ASSUMIR UM NOVO PAPEL DENTRO DE SALA DE AULA, O ALUNOS TAMBÉM DEVE TER NOVAS RESPONSABILIDADES. COM RELAÇÃO A DIMENSÃO PEDAGÓGICA, OS ALUNOS DEVEM ABANDONAR O PAPEL DE APRENDIZES PASSIVOS E ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

O PROBLEMA PERSISTE NAS ATITUDES DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COMO APONTA TUMPOSKY (1982: 5), MUITOS ESTUDANTES SÃO RELUTANTES EM ASSUMIR TAL RESPONSABILIDADE UMA VEZ QUE FOI ENVOLVIDO O PROFESSOR. ISSO ACONTECE PORQUE NA MAIORIA DAS VEZES O ALUNO NÃO ESTÁ PRONTO OU NÃO SE SENTE PREPARADO PARA ASSUMIR TANTA RESPONSABILIDADE. MUITAS VEZES ELES NÃO QUEREM ADMINISTRAR SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

DIMENSÃO TECNOLÓGICA “O DIRETÓRIO GERAL EUROPEU DE EDUCAÇÃO E CULTURA” APONTA QUE OS ESTUDANTES DEVEM ASSUMIR AS NOVAS RESPONSABILIDADES E SABER ESCOLHER SEU PRÓPRIO MATERIAL PARA APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO OS ALUNOS TEM A OPORTUNIDADE DE SELECIONAR E MANIPULAR DADOS DA LINGUAGEM EM MÚLTIPLAS MÍDIAS, QUE FORNECE A ELES UM MATERIAL BRUTO QUE ELES PODEM RECRIAR USANDO SUAS PRÓPRIAS LINGUAGENS E SEUS ESQUEMAS DE ORGANIZAÇÃO.

ESQUEMA DE ESTUDO

ASSIM TEMOS: “O ALUNO COMO UM SUJEITO AUTÔNOMO” Aceitar suas responsabilidades para seu próprio processo de aprendizagem; Tomar decisões em todos os aspectos relacionados no aprendizado de línguas.

“ALUNO COMO PESQUISADOR USUÁRIO DA INFORMAÇÃO COMUNICACIONAL TECNOLÓGICA (ICT)” Adquirir habilidades tecnológicas (computador); Usar Internet como fundamento crítico e pedagógico; Distinguir pesquisas de fundamentos tecnológicos de acordo com sua necessidade de aprendizagem; Combinar essas pesquisas em seu próprio plano de estudo sob fundamentos pedagógicos.