O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006) Apresentação: Geraldo Júnior
A TECNOLOGIA NO APRENDIZADO A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM NOSSA SOCIEDADE NÃO PODE SER IGNORADA HOJE POR EDUCADORES PARA A ATUAL GERAÇÃO. COMO NÓS, PROFESSORES DE LÍNGUA, PODEMOS FAZER UM BOM USO DESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA ENRIQUECER O APRENDIZADO?
DE ACORDO COM BLIN (1999), ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS TEM AJUDADO A CRIAR UM AMBIENTE FAVORÁVEL DANDO MAIS AUTONOMIA PARA OS APRENDIZES. O PROFESSOR NÃO É MAIS A ÚNICA FONTE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, ELE DEIXOU DE SER O “SÁBIO” PARA SER O “GUIA”. (EASTMENT 1998)
NÃO TEM SIDO FÁCIL PARA MUITOS PROFESSORES ADEQUAR O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA PARA APRENDIZAGEM. TAL DIFICULDADE TEM SIDO MAIOR AINDA PARA PROFESSORES “ENRAIZADOS” NAS PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ENSINO.
NESSE NOVO SEGMENTO, O PROFESSOR TORNA-SE UM FACILITADOR DESENVOLVENDO UM PAPEL DE ASSISTENTE E GUIA ESPECIALIZADO ATRAVÉS DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM (VILLANUEVA 1992).
O PAPEL DO PROFESSOR
DIMENSÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR COMO UM PESQUISADOR DO ENSINO DE LÍNGUAS: Facilitador no processo da aprendizagem; Assessorar os aprendizes; Atuar como um “recurso” para eles, um mediador; Evoluir as qualidades da condição de aprendizagem;
DIMENSÃO TECNOLÓGICA PROFESSOR COMO UM “INFORMANTE, COMUNICADOR TECNOLÓGICO”: Examinar as pesquisas exaustivamente, evoluindo a qualidade da aprendizagem; Fazer a integração correta da informação; Pesquisar por uma informação específica na internet ou algum outro software; Relacionar a tecnologia com seu ensino;
PROFESSOR COMO UM “DESENVOLVEDOR E CRIADOR”: Cuidar da elaboração correta do design didático dos materiais a serem usados; Criar, customizar softwares e materiais; Usar ferramentas autorizadas; Fazer o uso da Internet para publicar seu próprio material na Web;
O PAPEL DO ALUNO
DIMENSÃO PEDAGÓGICA ASSIM COMO OS PROFESSORES DEVEM ASSUMIR UM NOVO PAPEL DENTRO DE SALA DE AULA, O ALUNOS TAMBÉM DEVE TER NOVAS RESPONSABILIDADES. COM RELAÇÃO A DIMENSÃO PEDAGÓGICA, OS ALUNOS DEVEM ABANDONAR O PAPEL DE APRENDIZES PASSIVOS E ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
O PROBLEMA PERSISTE NAS ATITUDES DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COMO APONTA TUMPOSKY (1982: 5), MUITOS ESTUDANTES SÃO RELUTANTES EM ASSUMIR TAL RESPONSABILIDADE UMA VEZ QUE FOI ENVOLVIDO O PROFESSOR. ISSO ACONTECE PORQUE NA MAIORIA DAS VEZES O ALUNO NÃO ESTÁ PRONTO OU NÃO SE SENTE PREPARADO PARA ASSUMIR TANTA RESPONSABILIDADE. MUITAS VEZES ELES NÃO QUEREM ADMINISTRAR SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
DIMENSÃO TECNOLÓGICA “O DIRETÓRIO GERAL EUROPEU DE EDUCAÇÃO E CULTURA” APONTA QUE OS ESTUDANTES DEVEM ASSUMIR AS NOVAS RESPONSABILIDADES E SABER ESCOLHER SEU PRÓPRIO MATERIAL PARA APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO OS ALUNOS TEM A OPORTUNIDADE DE SELECIONAR E MANIPULAR DADOS DA LINGUAGEM EM MÚLTIPLAS MÍDIAS, QUE FORNECE A ELES UM MATERIAL BRUTO QUE ELES PODEM RECRIAR USANDO SUAS PRÓPRIAS LINGUAGENS E SEUS ESQUEMAS DE ORGANIZAÇÃO.
ESQUEMA DE ESTUDO
ASSIM TEMOS: “O ALUNO COMO UM SUJEITO AUTÔNOMO” Aceitar suas responsabilidades para seu próprio processo de aprendizagem; Tomar decisões em todos os aspectos relacionados no aprendizado de línguas.
“ALUNO COMO PESQUISADOR USUÁRIO DA INFORMAÇÃO COMUNICACIONAL TECNOLÓGICA (ICT)” Adquirir habilidades tecnológicas (computador); Usar Internet como fundamento crítico e pedagógico; Distinguir pesquisas de fundamentos tecnológicos de acordo com sua necessidade de aprendizagem; Combinar essas pesquisas em seu próprio plano de estudo sob fundamentos pedagógicos.