Impacto do uso de Rhizobium no rendimento de feijão-caupi, cont...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As principais propostas do MAPA que foram apresentadas em Copenhagen referem-se a cinco tecnologias que têm forte diferencial na redução de emissões de.
Advertisements

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE LEGUMINOSAS DE ESTAÇÃO FRIA
Ciclo do Nitrogênio 3ª série B
Textura e Estrutura do Solo
Microrganismos do Solo e o
Eficiência agronômica de estirpe de rizóbio para inoculação de feijão-caupi (Vigna unguiculata) Gustavo Ribeiro Xavier CONAC & VI RENAC 23/06/ Mini-curso.
Agricultura e Meio Ambiente
Elaborado por: Revisto por:
BIOMAS BRASILEIROS.
Características do processo de troca
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Xisto Agrícola
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Universidade de São Paulo Centro de Energia Nuclear na Agricultura
IntroduçãoResultados Metodologia Efeito da fertilização nitrogenada sobre a emissão de NO e N 2 O em solos cultivados com milho na região dos Cerrados.
Potássio.
NITROGÊNIO.
FÓSFORO.
Interpretação da análise de solo
Aula 2 Fertilidade do Solo.
Desenvolvimento de métodos
 Absorção, translocação e redistribuição
OCORRÊNCIA DE BACTÉRIAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO EM RAÍZES DE PLANTAS UTILIZADAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA PROVÍNCIA PETROLÍFERA DE URUCU.
Efeito de períodos de semeadura e das condições de armazenamento sobre a qualidade de grãos de feijão para o cozimento.
A Ciência do Solo na Integração Lavoura-Pecuária
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
FEIJÃO BIOATIVO – ALFENAS – MG 50% a menos de adubo e defensivos Produtividade (sequeiro): 2.400Kg/ha.
MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DA SOJA
Forragicultura Acadêmicos: Saulo Oliveira Sarmento 4º ano Tatiane Beloni 5º ano Tatiane Beloni 5º ano.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
ESTUDO DIRIGIDO 02   ART O QUE É SERRAPILHEIRA? COMO OCORRE SUA FORMAÇÃO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NOS SISTEMAS PRODUTIVOS? 2- SABE-SE QUE A DECOMPOSIÇÃO.
1APL de Agrominerais do Sudoeste Goiano – Jataí-GO, Goiás, Brasil.
MINHO FÉRTIL FERTILIZANTE ORGÂNICO COMPOSTO Marcelo Assad Felipe EPP
PLANTIO.
SISTEMA REGENERAÇÃO José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, Pesquisador Embrapa Meio-Norte Congresso Nacional de Feijão-Caupi VI Reunião Nacional de Feijão-Caupi.
Impacto do uso de Rhizobium no rendimento de feijão-caupi
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rocha, C.O1; Bresolin, J.D1; Krüger, R.H.2 e Bustamante, M.M.C1.
Ecofisiologia aplicada à alta produtividade em trigo
Girassol: perspectivas da cultura no Brasil
SISTEMA SOLO É composto por três fases bem distintas: sólida, liquida e gasosa Fase sólida e líquida fonte imediata e reservatório de nutrientes Fase gasosa.
Manejo de solo no sistema plantio direto
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Inoculação de leguminosas
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE MULLACA (Physalis angulata) - (Art 170) - Produção Vegetal. Autores:¹Halan Alves.
2º ENCONTRO ESTADUAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO Realização: Secretária da Agricultura do Paraná Resultados da Safrinha de Milho 2003/04 no Brasil Apresentação:
COMPOSTAGEM.
ADUBAÇÃO E CALAGEM EM ÁREA DE PRODUÇÃO DE MANDIOCA.
Consorciação do algodoeiro com culturas alimentares no Estado do Piauí
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem Familiar, Bioenergia e Pastagens PC2 e PC3 Teresina, 3 e 4 de maio de 2006 José Americo Bordini do Amaral.
A VITICULTURA DA METADE SUL
Nomes: Cilas Pinnow Emilio Strack Maurício Sartor Wylliam Camera
LSO Rizosfera Lucas Dantas Lopes
Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN)
Conservação de Forragens
LEIS GERAIS DA ADUBAÇÃO
Septoriose no Trigo Septoria nodorum; Leptosphaeria nodorum
Milton José Cardoso Eng. Agrôn., D.Sc., Fitotecnia Embrapa Meio-Norte Av. Duque de Caxias, Teresina-Piauí Fone: Fax:
Relações hídricas.
(2) a a a a a a a a b b Figuras 1 e 2 – (1) Número de nódulos (NN) e (2) massa seca de nódulos (MSN), aos 35 dias após a emergência, da cultivar de feijão-caupi.
FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
Transcrição da apresentação:

Impacto do uso de Rhizobium no rendimento de feijão-caupi, cont... Como selecionar uma estirpe de rizóbio para ser utilizada como inoculante CONAC Mini-curso Teresina, PI 22 a 24/5/2006

Leguminosas tropicais: São consideradas como apresentando pouca especificidade em relação ao microssimbionte; Nodulam bem com as estirpes nativas; Dificuldade de selecionar inoculante que precisa ser competitivo frente a outras populações microbianas; Seleção de estirpes costuma apresentar resultados muito variados; Exceto para soja, a utilização de inoculante rizobiano no Brasil é relativamente baixa;

caupi ou feijão-de-corda Embrapa Agrobiologia otimização da FBN em leguminosas tropicais: caupi ou feijão-de-corda (Vigna unguiculata) amendoim (Arachis hipogaea)

Efeito da seca sobre a população de rizóbio Lindete M. Vieira Martins Estirpes de rizóbio previamente selecionadas foram avaliadas em área de sequeiro durante 2 anos consecutivos

Esquemas de Inoculação: 1 - Inoculação somente no primeiro plantio - avaliar a sobrevivência da estirpe no solo durante o período entre os dois plantios, 2 - Inoculação somente no cultivo do segundo plantio - avaliar o efeito da presença da cultura sobre a população nativa quer seja na sua multiplicação quer seja na seleção de estirpes, 3 - Inoculação nos 2 plantios -avaliar a eficácia da segunda inoculação no potencial competitivo da estirpe.

Ocupação Nodular pelo inoculante em caupi cultivado em área de sequeiro de Pernambuco

Produtividade de caupi inoculado com estirpes de rizóbio ao longo de 2 plantios

Nitrogênio no grão de caupi inoculado com estirpes de rizóbio ao longo de 2 plantios 1 2 3 4 5 6 7 BR 3267 3268 3269 3270 3271 3272 3273 3274 3275 3276 Abs contr N cowpea strains grain nitrogen (g/plant) B LSD =0,46

Ocupação nodular por estirpes inoculantes em caupi

Conclusões A inoculação de rizóbio no caupi em área de sequeiro, foi capaz de aumentar a produtividade em até 35%, produção equivalente a uma adubação de 50 kg N/ha – alternativa para área de sequeiro; A inoculação promoveu um aumento significativo no número de nódulos; A ocupação dos isolados nos tratamentos inoculados atingiram níveis próximos a 100%;

Seleção em casa-de-vegetação Seleção de estirpes para inoculação de caupi em áreas recém-abertas de Cerrado do sul de Piauí e Maranhão Jerri Edson Zilli Seleção em casa-de-vegetação Seleção em campo

Acúmulo de nitrogênio, produção de matéria seca e massa nodular de plantas de caupi inoculadas com estirpes de Bradyrhizobium spp. em casa-de-vegetação. * DMS obtido com dados transformados por raiz quadrada.

Análise de redução de acetileno de estirpes de Bradyrhizobium spp Análise de redução de acetileno de estirpes de Bradyrhizobium spp. utilizadas como inoculantes de plantas de caupi em casa-de-vegetação.

Acúmulo de nitrogênio em relação a eficiência relativa de estirpes de Bradyrhizobium spp. utilizadas com inoculantes para plantas de caupi em casa-de-vegetação.

Ocupação nodular, avaliada pela técnica de ELISA, em plantas de caupi cultivadas em experimento de campo.

Conclusões Otimização da FBN deve visar a seleção de estirpes que sejam tanto eficiente quanto competitivas B. japonicum x B. elkanii Fator Hup

Seleção de associações capazes de manter atividade de fixação biológica de nitrogênio em condições de altas temperaturas estirpes de rizóbio – Romano Valicheski genótipos de caupi – Gustavo R. Xavier

O caupi é uma leguminosa reconhecidamente capaz de manter níveis adequados de FBN sob temperatura elevada A tolerância a altas temperaturas é decorrente da presença de genes de resistência à temperatura que no caso do caupi devem estar relacionados ao processo de FBN.

estirpes tolerante ao choque térmico Seleção de estirpes inoculadas na cultivar de caupi IPA 206, capazes de manter atividade de FBN após choque térmico IPA 206 x estirpes tolerante ao choque térmico Choque térmico 15 estirpes eficientes CAUPI IPA 206 15 estirpes eficientes

Rhizobium Sinorhizobium Azorhizobium Estirpes de rizóbio isoladas de nódulos de caupi cultivado em amostras de solo do Nordeste do Brasil Bradyrhizobium japonicum BR 2001

Caupi (IPA 206) aos 10 DAG

Caupi (IPA 206) aos 25 DAG

Tanque para choque térmico

Matéria seca e N acumulados em caupi inoculado com rizóbio em condições estéreis Experimento II DMS Peso Mat Seca: 0,437 N total: 18,96 Experimento I DMS Peso Mat Seca: 0,364 N total: 15,4

Efeito do choque térmico no N acumulado nas folhas de caupi Experimento I Experimento II

Comportamento da nodulação em raízes de caupi submetido ao choque térmico Experimento I Experimento II

Isolado 5S20: boa produtividade, tolerante ao choque, aumenta população de nódulos N-acumulado parte aérea (mg)

Isolado 21A9: alta produtividade, tolerante ao choque, mantém população de nódulos N-acumulado parte aérea (mg)

Isolado 4S28 (cresc. rápido): alta produtividade, tolerante ao choque, mantém população de nódulos N-acumulado parte aérea (mg)

Isolado 5S13: boa produtividade, sensível ao choque, diminui população de nódulos N-acumulado parte aérea (mg)

Isolado 7S63: baixa produtividade, sensível ao choque, aumenta população de nódulos N-acumulado parte aérea (mg)

Isolado 7S3 (cresc. rápido): alta produtividade, sensível ao choque, diminui população de nódulos N-acumulado parte aérea (mg)

Conclusões Estirpes sensíveis e tolerantes ao choque térmico Mecanismos de tolerância ao choque térmico Manutenção da população de nódulos Recuperação rápida da população de nódulos após o estresse Necessidade de estudos semelhantes com outros genótipos da planta

Carolina Etienne dos Santos Seleção de associações eficientes quanto à FBN de rizóbio e amendoim em diferentes solos Carolina Etienne dos Santos

Eficiência do inoculante na nodulação de 4 genótipos de amendoim

Eficiência do inoculante na matéria seca acumulada em 4 genótipos de amendoim

Eficiência do inoculante no N-total acumulado em 4 genótipos de amendoim

Promotores de crescimento Agentes de controle biológico Decompositores Importância da manutenção não só de populações de rizóbio como também de outros elementos da microbiota associada à rizosfera para o crescimento vegetal Promotores de crescimento Agentes de controle biológico Decompositores Estímulo à ciclagem de nutrientes

Conclusões Cv BR1: Capaz de nodular com vários grupos de rizóbio; Baixa especificidade; Dificuldade de estabelecimento do inoculante Cv Tatu e cv L7: Capazes de nodular com poucos grupos de rizóbio; Alta especificidade; Facilidade de estabelecimento de inoculante compatível

FIM Obrigada!!!