Fórum Permanente das MPEs 5ª Reunião Ordinária do CT Comércio Exterior Coordenador de Governo: Maurício do Val Coordenador da Iniciativa Privada: Valdemar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compras Governamentais
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Brasília, 10 de novembro de Mesa Temática 8: APLs de Serviços e Serviços em APLs Centro de.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Câmara de Comércio Exterior Secretaria Executiva
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
Comitê Temático Rede de Disseminação, Informação e Capacitação
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
Classificação de Mercadorias
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
3º Encontro Nacional dos Fóruns Regionais. Início do FEMEP-GO O FEMEP-GO foi criado através do Decreto 6948 de 07 de Julho de 2009 pelo Governo de Goiás.
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Fórum de Secretários Executivos
Governo do Estado do Espírito Santo
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
14ª Reunião Ordinária Comitê Temático Compras Governamentais 11 de abril de 2012.
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
15ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior
CT COMEX Ações entregues 10 de abril de 2013.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
9a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 07 de abril de 2011.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
Compras Governamentais
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Comércio Exterior 07 de dezembro de 2011.
Brasília – 2011 Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Por Marcos Ribeiro Consultor SEBRAE NA.
9a. Reunião Ordinária GT ATUALIZAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO (D&D) Brasília – 07 de abril de 2011.
20ª. Plenária do Fórum Permanente REDE DE DISSEMINAÇÃO, INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO 07 de dezembro de 2011.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
7a. Reunião do Grupo Temático Comércio Exterior Brasília – 21 de outubro de 2010.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Brasília – junho Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
6a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 17 de agosto de 2010.
15h00: Abertura e Informes Gerais Secretaria Técnica e Coordenadores 15h10: Aprovação da Ata da 13ª Reunião Ordinária 15h15: Posicionamento do andamento.
12ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 06 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
14ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior
11ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 11 de agosto de 2011.
5a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 07 de junho de 2010.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
9ª Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 07 de abril de 2011.
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
10a. Reunião Ordinária Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO (D&D) Brasília – 09 de junho de 2011.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
FÓRUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DO PARANÁ 12ª REUNIÃO PLENÁRIA 06/04/2015 Lei Complementar Nº 163 de 29 de outubro.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Fórum Permanente das MPEs 5ª Reunião Ordinária do CT Comércio Exterior Coordenador de Governo: Maurício do Val Coordenador da Iniciativa Privada: Valdemar Thomsen Brasília – 9 de junho de 2010

Plano Estratégico 2010 da Secretaria Técnica do Fórum  Seis ações estratégicas: Cartilhas Temáticas sobre a Lei Geral; Oficinas de Planejamento Estratégico; Encontro Nacional das MPEs; Boletim Mensal de Atividades ou Reuniões; Encontros Semestrais com os Fóruns Regionais –Manual de Operação e Boas Práticas para os Fóruns Regionais; Capacitações em Compras Governamentais.

3ª Reunião Extraordinária do CT COMEX, em Curitiba – 25/05/2010  Na 3ª Reunião Extraordinária do CT COMEX, que também recebeu o título de “I Seminário de Desenvolvimento das Exportações pela Micro e Pequena Empresa”, foram apresentados: O Brasil WebTrade, que pode ser acessado no link: ar ; ar O Projeto Tradings do Brasil, da APEX-Brasil: ; As Zonas de Processamento das Exportações (ZPEs).

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre Compras Governamentais: A proposta tem sido avançada nas reuniões da Secretaria de Comércio e Serviços com autoridades governamentais de outros países para fins de monitoramento do comércio bilateral. Até o presente, os países para os quais a proposta foi apresentada são os que seguem:

1 - Argentina 2 - Chile (interesse j á foi sinalizado em reunião anterior e a proposta ser á formalmente apresentada para a reunião de junho) 3 - Colômbia 4 - Fran ç a 5 - Hungria 6 - Peru 7 - It á lia 8 - Í ndia 9 - Japão 10 - Marrocos 11 - Paraguai (foi proposta a inclusão do tema para a pr ó xima reunião) 12 - Rep ú blica Tcheca 13 - Turquia 14 - Uruguai

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre Compras Governamentais: Ademais, solicitou-se ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão as respostas aos seguintes questionamentos: Legislação 1. Benefícios concedidos às MPEs em Compras Governamentais; 2. Fundamento legal para os benefícios;

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre Compras Governamentais: Indicadores financeiros 1. Gasto total do Governo em compras de bens e serviços (total e por modalidade de licitação); 2. Gasto total do Governo em compras de bens e serviços de MPEs; 3. Gasto total do Governo em compras de bens de MPEs; 4. Gasto total do Governo em compras de serviços de MPEs; 5. Gasto total do Governo em compras de bens e serviços de MPEs por setor (indústria, comércio e serviço); 6. No que couber, evolução da participação de MPEs nos benefícios aplicados (por exemplo, licitação exclusiva, subcontratação e etc.).

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre Compras Governamentais: Indicadores físicos 1. Total de itens de compra adquiridos; 2. Total de itens de compra adquiridos por MPEs; 3. Cinco Materiais mais fornecidos por MPEs e seu valor total de compra; 4. Cinco Serviços mais fornecidos por MPEs e seu valor total de compra;

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre Estatísticas de Exportação de MPEs: Os primeiros dados das exportações de serviços desagregadas pelo porte de empresas já foram enviados pelo Banco Central do Brasil. Atualmente, os dados estão sendo trabalhos pela Secretaria de Comércio e Serviços para posterior divulgação.

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre Estatísticas de Exportação de MPEs: Cruzamentos possíveis: nº de CNPJs, Porte x País, Porte x UF, Porte x CNAE ou em combinações de até 3 níveis, por exemplo: Porte x CNAE x UF.

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre as Zonas de Processamento das Exportações (ZPEs): Na 3ª Reunião Extraordinária do CT COMEX, o Sr. Marcelo Amorim d’Albuquerque Lima, Coordenador-Geral de Análise de Projetos da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das ZPEs, fez apresentação sobre as Zonas e teceu conclusões importantes para a ação do Comitê referente ao fomento às exportações de MPEs por intermédio das ZPEs.

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre os Gargalos às Exportações: O questionário utilizado na pesquisa já está disponível no site da CONAMPI, no link: p?id=851http:// p?id=851

Estágio das Seis Ações Prioritárias do CT COMEX  Ação sobre Levantamento de Mecanismos de Apoio à Exportação: O trabalho de elaboração do Quadro Informativo contendo os Mecanismos ainda está sendo concluído, com vistas a atender na maior medida possível às expectativas do Comitê.

Links de Interesse  BrazilTradeNet:  Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS): pdfhttp:// pdf  Termo de Referência do Fórum das MPEs para Apresentação de Propostas: dochttp:// doc

Muito obrigada! Jane Alcanfor de Pinho Coordenadora-Geral de Mercado Externo Secretaria de Comércio e Serviços Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Esplanada dos Ministérios – Bloco “J” CEP – Brasília – DF – Brasil