PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
A Gestão Social pode ser vista como...
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
FERRAMENTAS ELETRÔNICAS DA SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Política Nacional de Empreendedorismo:
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
PLENÁRIA FINAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
MDIC/SECEX/DEPLA/CGDE
Realização e Coordenação: Execução:
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
7a. Reunião do Grupo Temático Comércio Exterior Brasília – 21 de outubro de 2010.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Aspectos Relevantes no Processo Exportador
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
AS INFORMAÇÕES AO ALCANCE DE QUEM DESEJA EXPORTAR Fone: Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Economia Solidária e Apoio.
 .
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA

Objetivo Geral Desenvolver e difundir a cultura exportadora nos Estados, através da capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior com a finalidade de aumentar e qualificar a base exportadora 2

Objetivos Específicos Articular ações de treinamento visando à institucionalização da cultura exportadora nas UFs Fomentar políticas estaduais de Comércio Exterior alinhadas à Política de Desenvolvimento da Competitividade. Integrar ações de capacitação e treinamento disponibilizadas por entidades públicas e privadas em torno de objetivos comuns 3

Objetivos Específicos (cont.) Facilitar o diálogo entre parceiros e participantes através da institucionalização de “Comunidade de Prática” Apoiar a internacionalização das cadeias produtivas Aumentar a base exportadora de PMEs Coordenar ações e esforços em parceria com os Estados 4

Eixos de atuação Gestores Públicos Federais e Estaduais Pequenas e Médias Empresas Profissionais de comércio exterior 5

Estratégia Planejamento e coordenação das atividades com os governos estaduais Fortalecimento das parcerias institucionais (a exemplo da CAIXA, dos CORREIOS, do MAPA e da SUFRAMA) Potencialização das iniciativas de capacitação existentes, disponibilizadas pelas entidades parceiras Inovação na utilização de recursos no desenvolvimento de ferramentas de ensino à distância Estruturação de uma Agenda de Trabalho com as UF 6

Metodologia Planejamento Reuniões de Coordenação MDIC/SECEX, entidades nacionais, regionais e representantes dos Estados Mapeamento das ações Planejamento com metas Construção da Matriz “ Projetos/Ações, Papéis e Responsabilidades” Definição de Pontos Focais Grupos de Trabalho em cada UF Consolidação da Agenda de Trabalho por UF 7

Metodologia (cont.) Implementação do Plano Nacional da Cultura Exportadora 3) Monitoramento e avaliação Reuniões de Coordenação MDIC/SECEX, entidades nacionais, regionais e estaduais Formatação e aplicação de metodologia de controle e avaliação Implementação de um Sistema de Informações Gerenciais - SIG 8

Articulação da SECEX com os GTs nos Estados Instância de governança que tem como objetivo coordenar e articular ações entre os Governos e entidades parcerias com foco na Cultura Exportadora Órgãos Estaduais Parceiros Secretarias de Estado Federações das Indústrias Universidades Fundações de Amparo a Pesquisa Bancos de Desenvolvimento Federações do Comércio Órgãos Federais Parceiros CORREIOS BB CAIXA MCT/SIBRATEC MRE BNB BRDE INPI Grupo de Trabalho Sistema S SEBRAE SUFRAMA 9

Ações da SECEX nos Estados R D R D A D R D 1 D D R A D C R E 1 A D C R E D R D RedeAgentes R D R D 1 D D ENCOMEX 2010 E R D D C 1ª Exportação 1 R 1 A D C R 1 A D M C 1 A D Aprendendo a Exportar A D R 1 D C D Dados Estatísticos D R D 1 A D C Mapa Estratégico 1 A D M Rede CICEX R E D C C 10

Proposta de Cronograma de Trabalho Próximos Passos Proposta de Cronograma de Trabalho Encaminhamento das informações dos Estados ao MDIC até 10/jun Consolidação da Agenda de Trabalho por Estado (MDIC e parceiros) até 30/jun Reuniões com Estados de 01/jul a 29/jul Reunião Técnica com Pontos Focais e Parceiros (ago) Reunião Plenária com Secretários de Estado (set) 11

MUITO OBRIGADA!