REABILITAÇÃO EM DEFICIÊNCIA FÍSICA Maria Angela de C. Gianni Médica Fisiatra
“ A reabilitação médica é um conceito dinâmico e um programa de ação: as capacidades da equipe de reabilitação... se integram e constituem uma força cuja finalidade é ajudar o paciente a realizar suas máximas possibilidades físicas, emocionais, sociais e vocacionais.” Dr. Howard A. Rusk REABILITAR = DESENVOLVER O MÁXIMO POTENCIAL REMANESCENTE DO INDIVÍDUO, PROPORCIONANDO A MELHOR QUALIDADE POSSÍVEL DE VIDA.
FATORES DETERMINANTES: PESSOAIS = características da patologia, potencial funcional, aspectos psico-emocionais PROFISSIONAIS = equipe, integração e conhecimento, “acesso” SOCIAIS = político, cultural, ambiental ABORDAGEM BIOPSICOSSOCIAL (OMS) Dimensões biomédica social psicológica (individual) (equipe)
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF) “Família de Classificações Internacionais” da OMS Aprovada para uso internacional em 2001 Instrumento para definir e medir o estado funcional do indivíduo, avaliar condições de vida e fornecer subsídios para políticas de inclusão social Necessidade de conhecer o que acontece com o paciente após o diagnóstico, com o decorrer do tempo, principalmente em relação às doenças crônicas e os acidentes (“incapacidades”)
Deficiência = anormalidade de orgãos, sistemas e estruturas do corpo Incapacidade = consequência da deficiência, do ponto de vista do rendimento funcional, ou seja, no desempenho das atividades “Desvantagem” (“handcap”) = adaptação do indivíduo ao meio ambiente, resultante da deficiência e da incapacidade DEFICIÊNCIA INCAPACIDADE DESVANTAGEM *PREVENÇÃO* “REABILITAÇÃO” *INCLUSÃO*
+ FUNCIONALIDADE funções e estruturas do corpo (aspecto + ) atividade participação social R E A B I L T Ç Ã O (2 ASPECTOS DE UM MESMO CONCEITO) INCAPACIDADE = disfunção + (aspecto - ) limitação das atividades + restrição na participação social + FATORES AMBIENTAIS Facilitadores Barreiras ( + ) ( - )
Funções e estruturas do corpo Cada nível age sobre e sofre a ação dos demais,sendo todos influenciados pelos fatores ambientais: Condição de saúde (transtorno ou doença) INCAPACIDADE/ DEFICIÊNCIA Funções e estruturas do corpo Atividade Participação Fatores ambientais Fatores sociais Adaptação: OMS (2003)
Atividade = como o indivíduo exerce seus afazeres diários e se engaja na vida social. Ex: comunicação, mobilidade, cuidados pessoais, atividades domésticas, educação e trabalho, auto-suficiência econômica, vida comunitária, etc ( O objetivo da reabilitação é atingir aqui a máxima independência/satisfação) Fatores ambientais = aspectos físico, social e de atitudes : clima, luz, som produtos e tecnologia apoios e relacionamentos *serviços de saúde*, educação, previdência emprego transportes
DEFICIÊNCIAS WHO 10% população 600 milhões MINISTÉRIO DA SAÚDE 14,5% população 24,5 milhões
DEFICIÊNCIAS físicas (motoras) Visual 16.573.937 Motora 7.879.601 Auditiva 5.750.809 Mental 2.848.684 Física 1.422.224 *Física e Motora* 9.301.825 27%
#PRÉ-REQUISITOS – equipe: Conhecer as lesões que causam deficiência, suas manifestações clínicas e potencial de reabilitação Estabelecer prognóstico e metas baseados em conceitos objetivos/científicos Conhecer as técnicas de reabilitação, mantendo atualização constante Interagir de forma harmoniosa e complementar dentro do conceito de equipe inter/transdiciplinar “somando esforços”
#ASPECTOS RELACIONADOS AO PACIENTE/PATOLOGIA: I -PROCESSO EVOLUTIVO: 1.Quadros progressivos 2.Quadros estáticos 3.Quadros regressivos II – ORGÃOS/SISTEMAS ENVOLVIDOS X MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: *Lesões de SNC*: Função motora Sensibilidade Orgãos dos sentidos Comunicação Funções mentais/cognitivo Sistema autonômico Esfíncteres Função reprodutiva
III - PROGNÓSTICO X METAS: Conhecer cada paciente individualmente, seu potencial funcional residual, suas características pessoais, familiares, culturais, sociais... suas particularidades, aptidões e limitações Independência nas AVDs e AVPs Transferências e locomoção Linguagem e comunicação Tratamento ortopédico Tratamento dos transtornos sensoriais Indicação de órteses, adaptações, mobiliário, etc Readaptação escolar/ profissional Reinserção social, esportes, lazer
SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO: ( FASE ZERO = PREVENÇÃO) I-FASE AGUDA Cuidados hospitalares: Restabelecimento e conservação do equilíbrio vital Prevenir complicações secundárias (respiratórias, nutricionais, de pele, circulatórias, de eliminação, ortopédicas, etc) II-FASE DE REABILITAÇÃO PROPRIAMENTE DITA Tratamento multidisciplinar para aquisição da máxima independência funcional através do treino das capacidades remanescentes QC estável Incapacidades estabelecidas III- RETORNO A “VIDA CIVIL” = INCLUSÃO
saude.gov.br PREVENÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS MOBILIZAÇÃO SOCIEDADE CIVIL CAMPANHAS saude.gov.br
Anvisa Resolução 344/dez2002
INCLUSÃO: Escola Trabalho Esportes