Sete Áreas de Desonestidade Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa Pesquisar Pesquisador
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Aspectos Éticos relacionados à Autoria Científica
TEMA DA PESQUISA. TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Como fazer uma pesquisa
Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.
Ética e Divulgação Científica: O Papel do Editor
AUTORIA E ÉTICA EM TRABALHOS CIENTÍFICOS
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Metodologia Científica
PORTARIA 1510/09 PONTO ELETRÔNICO
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
MEIO AMBIENTE.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
Gerenciamento da Integração
As 10 coisas mais importantes que você deve saber sobre o Windows legítimo Aviso legal As informações contidas neste documento representam o ponto de vista.
O QUE É NÃO CONFORMIDADE?
Fundamentos de Metodologia
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Gerenciamento de Integração.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho em grupo.
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
PESQUISA.
DESENHO DA PESQUISA - exemplo
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Definindo o Gerenciamento de Projetos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Conceitos básicos: dados, informação e conhecimento
Entrevista.
Gerenciamento de Custos
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Gerenciamento de Problemas
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
ESTUDANDO COM PROFª Simony
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Metodologia Científica
O que é, formas de praticar, porque se deve evitar e como é punível.
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
GESTÃO ASSOCIATIVA. Filiação  Correspondência a relatando breve histórico do grupo (mínimo de três
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Sistema de Informações com aplicação prática em todas as áreas funcionais da organização Profa. Jaluza.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Controle dos Registros NBR ISO/IEC 17025:
Aspectos Científicos da Medicina Veterinária
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Professora Maria Carmozi de Souza Gomes PAP/PROGRAD.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
REQUISITOS GERENCIAIS
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

Sete Áreas de Desonestidade Científica Dra. Maria de Mello

Sete Áreas de Desonestidade Científica Plágio Fabricação e Falsificação Não-publicação de dados Falhas na coleta de dados Retenção e Armazenamento inadequado dos dados Autoria equivocada Práticas duvidosas de publicação

Plágio Utilizar idéias, escritos e projetos como se fossem seus. Penas severas. Estigma que será carregado pelo pesquisador por toda a sua vida. Sempre dar os créditos a quem eles pertencem!

Fabricação e Falsificação Manipulação de dados para cumprimento de metas visando garantir recursos de financiamento de pesquisas. Erros de interpretação de idéias originais.

Não-publicação de dados Exclusão de alguns dados por que eles não sustentam o resultado desejado. Linha tênue entre dados ruins e dados fabricados!

Falhas na coleta de dados Continuar a coleta de dados com sujeitos que não atendem os critérios de inclusão Utilizar conscientemente equipamento defeituoso Tratamento incorreto dos sujeitos Registro incorreto dos dados

Retenção e armazenagem inadequada dos dados Os dados devem ser armazenados e mantidos conforme foram originalmente registrados. Todos os dados devem ser mantidos de forma que possam ser re-analisados.

Autoria Equivocada Respeito ao nível de envolvimento de cada pesquisador; O primeiro autor deve ser oi que desenvolveu a idéia, Deve-se decidir a ordem antes do começo do trabalho para evitar rancores,

Duas regras para prevenir equívocos de autoria: Os técnicos não se tornam necessariamente co-autores, A autoria deve envolver apenas aqueles que contribuíram diretamente ao projeto da pesquisa.

Práticas Duvidosas de Publicação Conflito de interesses entre orientadores e orientandos: Estímulo aos alunos para publicarem Necessidade de publicações para promoções Como resolver este conflito?

Recomendações internacionais sobre o assunto: Apenas a autoria secundária é aceitável para o orientador da tese. A autoria secundária pode ser considerada obrigatória se o orientador definir as variáveis ou se fizer grandes contribuições interpretativas ou se fornecer o banco de dados. A autoria secundária é uma cortesia se o orientador definir a área geral de interesse, estiver muito envolvido com o delineamento e nos procedimentos de medidas ou contribuir substancialmente para a composição escrita do relatório publicado.

Recomendações internacionais sobre o assunto: A autoria secundária não é aceitável se o orientador apenas fornece encorajamento, equipamentos, suporte financeiro, críticas ou contribuições editoriais, Em todas as instâncias, o acordo entre o autor e co-autor (es) deve ser revisado antes de enviar o artigo para a publicação.

Questões Éticas Relacionadas aos Direitos Autorais Uso leal dos materiais educacionais: Propósito: comercial ou educacional? Natureza: O material será copiado com autorização expressa dos autores? Quantidade: o quanto será copiado? Efeito: Como a cópia afeta o mercado do documento ou das idéias contidas nele?

O indivíduo é preciosos e o benefício do indivíduo tem tem precedência sobre a sociedade. O indivíduo é preciosos e o benefício do indivíduo tem

importância e todos devem ser tratados igualmente. A igualdade é da maior importância e todos devem ser tratados igualmente.