Caderno 5- Geometria PROFESSOR: CLAUDINEI SCHIMANKO

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Caderno 5- Geometria PROFESSOR: CLAUDINEI SCHIMANKO Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Caderno 5- Geometria PROFESSOR: CLAUDINEI SCHIMANKO

Dimensão Conceito matemático que não se utiliza na alfabetização;   Comum o uso dos termos “FORMAS” (ou figuras) bidimensionais ou tridimensionais; Na alfabetização é apropriado tomar-se noções de LINHAS, PLANOS, SUPERFÍCIES e ESPAÇO; Figura Espacial ‡ Figura tridimensional;

Semelhança Em matemática o conceito de semelhança é relacionado à noção de proporcionalidade; Semelhança não é conceito a ser abordado na alfabetização; Semelhança está diretamente relacionada com a forma;

Forma Forma é um tipo especial de relação entre figuras semelhantes Forma quadrada é correto falar, pois todos os quadrados são semelhantes entre si; Forma retangular é incorreto falar, uma vez que nem todos os retângulos são semelhantes;

Triângulos Triângulo equilátero: apresenta todos os lados iguais, congruentes; Triângulo escaleno: apresenta todos os lados com medidas diferentes; Triângulo isósceles: apresenta dois lados com medidas iguais;

Triângulo Equilátero

Triângulo Escaleno

Triângulo Isósceles

Triângulo Acutângulo

Triângulo Obtusângulo

Triângulo Retângulo