Caderno 5- Geometria PROFESSOR: CLAUDINEI SCHIMANKO Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Caderno 5- Geometria PROFESSOR: CLAUDINEI SCHIMANKO
Dimensão Conceito matemático que não se utiliza na alfabetização; Comum o uso dos termos “FORMAS” (ou figuras) bidimensionais ou tridimensionais; Na alfabetização é apropriado tomar-se noções de LINHAS, PLANOS, SUPERFÍCIES e ESPAÇO; Figura Espacial ‡ Figura tridimensional;
Semelhança Em matemática o conceito de semelhança é relacionado à noção de proporcionalidade; Semelhança não é conceito a ser abordado na alfabetização; Semelhança está diretamente relacionada com a forma;
Forma Forma é um tipo especial de relação entre figuras semelhantes Forma quadrada é correto falar, pois todos os quadrados são semelhantes entre si; Forma retangular é incorreto falar, uma vez que nem todos os retângulos são semelhantes;
Triângulos Triângulo equilátero: apresenta todos os lados iguais, congruentes; Triângulo escaleno: apresenta todos os lados com medidas diferentes; Triângulo isósceles: apresenta dois lados com medidas iguais;
Triângulo Equilátero
Triângulo Escaleno
Triângulo Isósceles
Triângulo Acutângulo
Triângulo Obtusângulo
Triângulo Retângulo