avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 01 PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
Advertisements

Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Fernando Augusto Silva Marins
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
O PLANO DE MARKETING.
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Ciclos Económicos e a Teoria da Procura Agregada
Análise do ciclo de vida de produtos
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Gerenciamento do escopo do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região.
ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE)
ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS – AAF
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
Exemplo de Espalhamento Extensível 1. Definição dos dados a processar 2 Escondido pela moldura.
Pesquisa de marketing em alimentos
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
Metodologia do Trabalho Científico
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Gerenciamento do Escopo
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Estatística Descritiva
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO Alcione Rodrigues Milagres.
Auditoria da Qualidade
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
Salas de Matemática.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Auditoria e Segurança da Informação
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Aula 2 Capítulo 3 Organização e Administração 1Administração para Engenharia.
Elaboração e Análise de Projetos
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.
Gerenciamento de Risco
GESTÃO DE RISCOS Master in Project Management FMU 2014
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho de conclusão de curso
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)
Conteúdo programático
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
4.4 Implementação e Operação
EXERCÍCIOS FIXAÇÃO.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Modelar um inventario do ciclo de vida de um produto em uma pequena empresa de negócio.. (PUIP), Ciências Exatas e da Terra Ivete de Fátima Rossato, Dra.
Transcrição da apresentação:

avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte. ESTRUTURA DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA Definição do Objetivoe Escopo Inventário Avaliação de Impactos INTERPRETAÇÃO Desenvolvimento e melhorias do produto Planejamento estratégico - Elaboração de políticas públicas - Marketing - Outros APLICAÇÕES Fig 1 -Relação iterativa sistematizada das fases de uma ACV (ISO 14.040:2009). Os limites do sistema são determinados pelos seguintes fatores: as aplicações pretendidas do estudo; as hipóteses e premissas adotadas; os critérios de exclusão; as restrições de dados e de custo; e a audiência pretendida 11/20

avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte. Fig 2 -Fases de uma ACV com seus respectivos inputs e output. Fonte: Adaptado de ROSA, 2005. Os critérios que podem ser utilizados para decidir quais as variáveis que deverão ser utilizadas no estudo baseiam-se na relevância da variável em termos de balanço de massa, balanço energético e importância para o meio ambiente 12/20

avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte. Figura 3 – Procedimentos simplificados para análise do inventário “A definição do objetivo e do escopo de um estudo fornece o plano inicial para realizar um estudo de ACV. Os procedimentos de coleta de dados e de cálculo são importantes para análise de inventário do ciclo de vida (ICV)”. 13/20

avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte. Figura 4– Esquematização de um fluxograma. O fluxograma do ciclo de vida de um determinado produto (ou serviço) pode ser esquematizado conforme a Figura 4 14/20

avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte. Figura 5– Sistematização da formação do índice ambiental Fonte: CHEHEBE, 1998.. A avaliação de impacto ambiental é uma etapa da ACV que associa os aspectos ambientais levantados na Análise de Inventário aos impactos ambientais potenciais das intervenções humanas com o meio ambiente, procurando procura identificar, caracterizar e avaliar, quantitativa e qualitativamente cada qual dos impactos 15/20

avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte. Figura 6– Elementos da AICV.. De acordo com a norma ISO 14.044 há os seguintes elementos da etapa da AICV (Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida). Eles são classificados como sendo de usos obrigatórios ou opcionais, conforme a Figura 6). A avaliação de impacto ambiental é uma etapa da ACV que associa os aspectos ambientais levantados na Análise de Inventário aos impactos ambientais potenciais das intervenções humanas com o meio ambiente, procurando procura identificar, caracterizar e avaliar, quantitativa e qualitativamente cada qual dos impactos 16/20

avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte Interpretação do ciclo de vida. identificação das questões ambientais mais significativas baseadas nos resultados da análise de inventário e/ ou ACV; - avaliação – que pode incluir elementos tais como a checagem da integridade, sensibilidade e consistência, - conclusões, recomendações e; - relatórios sobre as questões ambientais significativas. EXEMPLO EMPRESA DE EMBALAGENS EMPRESA DE BEBIDAS EMPRESA DE LOGISTICA 17/20