História e Missão da CAIXA Professor Kennedy santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES CAIXA PARA A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Advertisements

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
FUNÇÃO DO ESTADO E ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Estrutura organizacional Comércio Exterior
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Apresentação do Projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Atividades e atos administrativos
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 2ª aula OMCA04 17/09/2012
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Questões sobre SFN.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
PLENÁRIA FINAL.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Bancos Especiais: Banco do Brasil
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Instituições Financeiras do SFN
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Recursos e Fontes de Financiamento
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
CDC Financiamento concedido por banco ou financeira a seus clientes, para a aquisição de bens ou serviços, ou ainda, sem propósitos específicos. Muito.
Estrutura Administrativa
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Mercado do Títulos Público
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
Sistema Financeiro Nacional
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
Mercado Financeiro e Investimentos
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Moeda e Sistemas Financeiros - MBE/2007
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Brasília 19/03/2008 CONSTRUÇÃO CIVIL E A CRISE NO BRASIL.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

História e Missão da CAIXA Professor Kennedy santos

1-Dia 12 de janeiro de 1861 Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2 1-Dia 12 de janeiro de 1861 Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte.   2-Em 1931, a CAIXA inaugurou operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas. 3-Em 1934, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, (extinção das casas de prego operadas por particulares)

4-Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH foi extinto) financiamento da casa própria e financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. (A primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da CAIXA do Rio de Janeiro é assinada no dia 1º de junho de 1931.) Tem como conseqüências:   5-Em 1986, com a extinção do BNH, se torna o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). 6-Em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

A CEF atende necessidades imediatas do povo brasileiro, como: 1-Poupança, 2-Empréstimos, 3-FGTS, 4-Programa de integração social (pis), 5-Seguro-desemprego, 6-Crédito educativo, 7-Financiamento habitacional 8-E transferência de benefícios sociais. IMPORTANTE: detêm o monopólio desde 1961 das Loterias Federais

Apoio da Caixa 1-Iniciativas artístico-culturais, 2-Educacionais e 3-Desportivas em todo o brasil.

Missão da Caixa 1-Promoção da cidadania 2-Desenvolvimento sustentável do país, 3-Como instituição financeira, agente de políticas públicas 4-Parceira estratégica do estado brasileiro.

Valores da Caixa 1-Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental. 2-Valorização do ser humano. 3-Respeito à diversidade. 4-Transparência e ética com o cliente. 5-Reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CAIXA. 6-Eficiência e inovação nos serviços, produtos e processos.

Visão de futuro da Caixa A CAIXA será referência mundial como banco público integrado, rentável,  socialmente responsável, eficiente, ágil, com permanente capacidade de renovação e consolidará sua posição como o banco da maioria da população brasileira.  

EXERCICIOS 01 Marque o item correto.   A- Em 1934, por determinação do governo federal, se tornou privativo a CEF os empréstimos sob penhor, com extinção das casas de prego operadas por particulares. B- Em 1931, a CAIXA inaugurou operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas e jurídicas. C- Dia 12 de janeiro de 1861 Dom Pedro I assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. D- Em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias. E- Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) financiamento da casa própria e financiadora do desenvolvimento urbano, somente do saneamento básico, se tornando o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

02 A CEF atende necessidades imediatas do povo brasileiro 02 A CEF atende necessidades imediatas do povo brasileiro. a exemplo dessa informação marque o item correto. A- A CEF tem centralizado o FGTS, e o Financiamento habitacional.   B- A CEF detêm o monopólio de todos os Sorteios Federais C- A CEF é a maior instituição de credito educativo do Brasil D- A CEF é responsável pela Transferência de benefícios assistencialistas. E- A CEF apóia Iniciativas artístico-culturais, Educacionais e Desportivas em todo o mundo.

03 Sobre a missão e os valores da Caixa Econômica Federal marque o item incorreto. A- A CEF tem em sua missão e em seus valores a Promoção da cidadania, a Valorização do ser humano, e Respeito à diversidade. B- A CEF tem em sua missão e em seus valores Desenvolvimento sustentável do país, Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental. C- A CEF é uma instituição financeira, agente de políticas públicas Parceira estratégica do estado brasileiro. D- A CEF tem Transparência e ética com o cliente e Reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CAIXA. E- A CEF busca ampliar a sua eficiência e inovação nos serviços e produtos burocratizando seus processos.

Gabarito: 1-D/ 2-C/ 3-E

DECRETO Nº 6.473, DE 5 DE JUNHO DE 2008. ESTATUTO DA CAIXA DECRETO Nº 6.473, DE 5 DE JUNHO DE 2008. DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FORO, DURAÇÃO E DEMAIS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Caixa Econômica Federal - CEF foi criada em 1969 e é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. OBS: É vinculada ao Ministério da Fazenda. Tem sede e foro na Capital da República, Prazo de duração indeterminado Atuação em todo o território nacional,

Podendo criar e suprimir: 1- Sucursais, Filiais ou agências, (estabelecimento financeiro dependente da matriz) 2- Escritórios, Dependências (representações jurídicas) 3- Outros pontos de atendimento nas demais praças do País e no exterior. A CEF é uma Instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional e auxilia a execução da política de crédito do Governo Federal, A CEF sujeita-se às decisões e à disciplina normativa do órgão competente (Comissão de Valores Mobiliários CVM, Conselho Monetário Nacional CMN, Secretaria da Receita Federal) e à fiscalização do Banco Central do Brasil.

QUESTÃO DE PROVA: A administração da CEF respeitará os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como os seguintes preceitos: 1- Programação e coordenação de suas atividades, em todos os níveis administrativos; 2- Desconcentração da autoridade executiva como forma de assegurar maior eficiência e agilidade às atividades-fim, com descentralização e desburocratização dos serviços e operações; 3- Racionalização dos gastos administrativos; 4- Simplificação de sua estrutura, evitando o excesso de níveis hierárquicos; 5- Incentivo ao aumento de produtividade, da qualidade e da eficiência dos serviços; 6- Aplicação de regras de governança corporativa e dos princípios de responsabilidade social empresarial; 7- Administração de negócios direcionada pelo gerenciamento de risco.

DOS OBJETIVOS A CEF tem por objetivos: 1- administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais, nos termos da legislação específica; 2- administrar fundos e programas delegados pelo Governo Federal; 3- atuar como agente financeiro dos programas oficiais de habitação e saneamento e como principal órgão de execução da política habitacional e de saneamento do Governo Federal, operando, inclusive, como sociedade de crédito imobiliário, de forma a promover o acesso à moradia, especialmente das classes de menor renda da população;

4- atuar como agente operador e financeiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS; 5- atuar na exploração comercial de mercado digital voltada para seus fins institucionais. 6- atuar em projetos e programas de cooperação técnica internacional, como forma de auxiliar na solução de problemas sociais e econômicos.  7- conceder empréstimos e financiamentos de natureza social, em consonância com a política do Governo Federal, observadas as condições de retorno, que, no mínimo, venham a ressarcir os custos operacionais, de captação e de capital alocado;

8- efetuar operações de subscrição, aquisição e distribuição de ações, obrigações e quaisquer outros títulos ou valores mobiliários no mercado de capitais, para investimento ou revenda; 9- efetuar aplicações não reembolsáveis ou reembolsáveis ainda que parcialmente, destinadas especificamente a apoiar projetos e investimentos de caráter socioambiental, que se enquadrem em seus programas e ações, principalmente nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, gestão ambiental, geração de trabalho e renda, saúde, educação, desportos, cultura, justiça, alimentação, desenvolvimento institucional, desenvolvimento rural, entre outras vinculadas ao desenvolvimento sustentável que beneficiem, prioritariamente, a população de baixa renda, na forma fixada pelo Conselho Diretor e aprovada pelo Conselho de Administração da CEF. 10- exercer o monopólio das operações de penhor civil, em caráter permanente e contínuo; 11- manter linhas de credito específicas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte;

12- prestar serviços bancários de qualquer natureza, praticando operações ativas, passivas e acessórias, inclusive de intermediação e suprimento financeiro, sob suas múltiplas formas; 13- prestar serviços delegados pelo Governo Federal, que se adaptem à sua estrutura e natureza de instituição financeira, ou mediante convênio com outras entidades ou empresas; 14- prestar serviços de custódia de valores mobiliários; 15- prestar serviços de assessoria, consultoria e gerenciamento de atividades econômicas, de políticas públicas, de previdência e de outras matérias relacionadas com sua área de atuação, diretamente ou mediante convênio ou consórcio com outras entidades ou empresas;

16- prestar, direta ou indiretamente, serviços relacionados às atividades de fomento da cultura e do turismo, inclusive mediante intermediação e apoio financeiro; 17- realizar quaisquer operações, serviços e atividades negociais nos mercados financeiros e de capitais, internos ou externos; 18- realizar operações relacionadas com a emissão e a administração de cartões de crédito; 19- realizar operações de câmbio; 20- realizar operações de corretagem de seguros e de valores mobiliários, arrendamento residencial e mercantil, inclusive sob a forma de leasing;

21- realizar, na qualidade de agente do Governo Federal, por conta e ordem deste, quaisquer operações ou serviços, nos mercados financeiro e de capitais, que lhe forem delegados; 22- receber depósitos, a qualquer título, inclusive os garantidos pela União, em especial os de economia popular, tendo como propósito incentivar e educar a população brasileira nos hábitos da poupança e fomentar o crédito em todas as regiões do País;

O PESSOAL O pessoal da CEF é admitido, OBRIGATORIAMENTE, mediante concurso público, de provas ou de provas e títulos, sob regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e legislação complementar. QUESTÂO DE PROVA: A CEF poderá requerer a cessão de servidores dos quadros de pessoal da administração pública federal, inclusive das empresas públicas e sociedades de economia mista, para o exercício de função de assessoramento ao Conselho de Administração e à Presidência da CEF. OBS: máximo, doze cessões. Com remuneração a ser definida em normatização específica

QUESTÃO DE PROVA 2: Poderão ser contratados, a termo, profissionais para o exercício de função de assessoramento ao Conselho de Administração e à Presidência da CEF. OBS: máximo, doze contratações a termo. Com remuneração a ser definida em normatização específica

EXERCICIOS 01 marque os item correto: A- A Caixa Econômica Federal - CEF foi criada em 1969 e é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. E é vinculada ao Ministério do planejamento orçamento e gestão. B- A Caixa Econômica Federal - CEF Tem sede e foro em Brasília Capital o Distrito Federal.   C- A Caixa Econômica Federal - CEF Tem Prazo de duração determinado. D- A Caixa Econômica Federal - CEF Tem Atuação em todo o território internacional. E- A Caixa Econômica Federal - CEF foi criada em 1969 e é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. E é vinculada ao Ministério da Fazenda, Tem sede e foro na Capital da República, com Prazo de duração indeterminado e Atuação em todo o território nacional.

02 A Caixa Econômica Federal - CEF pode criar e suprimir, exceto: A- Sucursais, B- Filiais ou agências, C- Escritórios, D- Dependências E- Outras lojas nas demais praças do País e no exterior.

03 marque o item incorreto. A- A CEF é uma Instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional. B- A CEF auxilia a execução da política de crédito do Governo Federal. C- A CEF sujeita-se às decisões e à disciplina normativa do órgão competente e à fiscalização do Banco Central do Brasil. D- A administração da CEF determinará os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E- A CEF respeitará vários preceitos.

04 Sobre os preceitos seguidos pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL marque o item correto. A- Programação e coordenação de suas atividades, em todos os níveis jurídicos;   B- concentração da autoridade executiva como forma de assegurar maior eficiência e agilidade às atividades-fim, com centralização e desburocratização dos serviços e operações; C- Simplificação de sua estrutura, excluindo níveis hierárquicos; D- Aplicação de regras de governança corporativa e dos princípios de responsabilidade social empresarial; E- Administração de negócios direcionada pelo gerenciamento sem risco.

DOS OBJETIVOS 05 A CEF tem por objetivos exceto: A- Administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais, nos termos da legislação específica;   B- Administrar fundos e programas que solicitarem ao governo federal; C- Atuar como agente financeiro dos programas oficiais de habitação e saneamento e como principal órgão de execução da política habitacional e de saneamento do governo federal, operando, inclusive, como sociedade de crédito imobiliário, de forma a promover o acesso à moradia, especialmente das classes de menor renda da população; D- Atuar como agente operador e financeiro do fundo de garantia do tempo de serviço - FGTS; E- Atuar na exploração comercial de mercado digital voltada para seus fins institucionais.

06 A CEF tem por objetivos exceto:   A- Atuar em projetos e programas de cooperação técnica internacional, como forma de auxiliar na solução de problemas sociais e econômicos.  B- Conceder empréstimos e financiamentos de natureza social, em consonância com a política do governo federal, observadas as condições de retorno, que, no máximo, venham a ressarcir os custos operacionais, de captação e de capital alocado; C- Efetuar operações de subscrição, aquisição e distribuição de ações, obrigações e quaisquer outros títulos ou valores mobiliários no mercado de capitais, para investimento ou revenda;

D- Efetuar aplicações não reembolsáveis ou reembolsáveis ainda que parcialmente, destinadas especificamente a apoiar projetos e investimentos de caráter socioambiental, que se enquadrem em seus programas e ações, principalmente nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, gestão ambiental, geração de trabalho e renda, saúde, educação, desportos, cultura, justiça, alimentação, desenvolvimento institucional, desenvolvimento rural, entre outras vinculadas ao desenvolvimento sustentável que beneficiem, prioritariamente, a população de baixa renda, na forma fixada pelo conselho diretor e aprovada pelo conselho de administração da CEF.   E- exercer o monopólio das operações de penhor civil, em caráter permanente e contínuo;

07 A CEF tem por objetivos exceto:   A- Manter linhas de credito específicas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte; B- Prestar serviços bancários de qualquer natureza, C- Prestar serviços delegados pelo governo federal, que se adaptem à sua estrutura e natureza de instituição financeira, ou mediante convênio com outras entidades ou empresas; D- Prestar serviços de assessoria, consultoria e gerenciamento de atividades econômicas, de políticas públicas, de previdência e de outras matérias relacionadas com sua área de atuação, diretamente ou mediante convênio ou consórcio com outras entidades ou empresas; E- Prestar, indiretamente, todos os serviços relacionados às atividades de fomento da cultura e do turismo, inclusive mediante intermediação e apoio financeiro;

08 A CEF tem por objetivos exceto:   A- Realizar operações relacionadas com a emissão e a administração de cartões de crédito; B- Realizar operações de câmbio; C- Realizar operações de corretagem de seguros e de valores mobiliários, arrendamento residencial e mercantil, inclusive sob a forma de leasing; D- Realizar, na qualidade de agente do governo federal, por conta e ordem deste, quaisquer operações ou serviços, nos mercados financeiro e de capitais, que lhe forem delegados; E- Receber depósitos, com exclusividade os de economia popular, tendo como propósito incentivar e educar a população brasileira nos hábitos da poupança e fomentar o crédito em todas as regiões do país;

09 Sobre a organização do pessoal da CEF marque o item correto. A- O pessoal da CEF é admitido, facultativamente, mediante concurso público, de provas ou de provas e títulos, sob regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e legislação complementar. B- A CEF poderá requerer a cessão de servidores dos quadros de pessoal da administração pública federal, com exclusividade das empresas públicas e sociedades de economia mista, para o exercício de função de assessoramento ao Conselho de Administração e à Presidência da CEF. C- Poderão ser contratados, a termo, profissionais para o exercício de função de assessoramento em todas as áreas da CEF. D- O máximo, de contratações a termo. é de doze Com remuneração a ser definida em normatização específica E- O máximo, de cessões é de vinte quatro, com remuneração a ser definida em normatização específica

Gabarito: 1-E/ 2-E/ 3-D/ 4-D/ 5-B/ 6-B/ 7-E/ 8-E/ 9-D