BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
1.Consciência (Chalmers,1997)
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Psicologia da Aprendizagem
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
O Funcionalismo William James.
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
AS EMOÇÕES.
A teoria Behaviorista sobre as ações
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
3 Teorias da Aprendizagem Matemática
Watson e o comportamento
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
R = Resposta = Comportamento
BEHAVIORISMO.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
Psicologia da Personalidade II
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.

BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
Watson e o Comportamento
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
SKINNER.
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
Fisiologia e Comportamento
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Psicologia Comportamental
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
Desenvolvimento da Psicologia Científica
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
TIPICIDADE.
B EHAVIORISMO Porto, 2010 Psicologia da Educação.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
Reflexo: Estímulo elicia Resposta
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
ANÁLISE FUNCIONAL.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
Psicologia da Educação (Educação Física)
OS BEHAVIORISMOS.
UFC - Sobral PSICOLOGIA INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO Ant. Maia Olsen do Vale Mestre em Saúde Pública
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Comportamento Respondente
Análise Experimental do Comportamento. Introdução Conforme propõe Carvalho Neto (2002), a Análise do Comportamento seria a amplitude da prática behaviorista,
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento) Por Carlos Reis

O Behaviorismo Nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas; Tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de Comportamento (Behavior).

COMPORTAMENTO 1. Atividade de um organismo; 2. Atividade observável de um organismo específico; 3. Atividade mensurável de um organismo específico; 4. Respostas do indivíduo, da espécie ou do grupo, aos estímulos; 5. Resposta específica de um organismo específico; 6. Resposta particular de um modelo de resposta; 7. Movimento; 8. Atividade total, subjetiva e objetiva, não observável e observável, de um indivíduo ou grupo.

COMPORTAMENTO O termo Comportamento vem de: com - PORT - a - mento. O termo PORT, que deu origem também à palavra porto, significa levar, conduzir, exportar, transportar. Logo, você leva (carrega) com você modos de agir que se expressam em situações de estímulo.

COMPORTAMENTO São as respostas de uma pessoa ou de um animal diante de uma situação; Em Psicologia, entende-se como comportamento o conjunto de reações que resultam da experiência individual e que não se transmitem à espécie.

BEHAVIORISMO Designação de uma forma radical da psicologia objetiva. O método de "Introspecção" é recusado, só os conceitos de "Estímulo" e "Reação" tem importância para a discussão dos fatos psicológicos (J.B. Watson). Crítica à abordagem Clássica (um só estímulo).

O PSICÓLOGO COMPORTAMENTAL Ele está interessado em descobrir as variáveis que controlam o comportamento e em determinar as relações precisas que existem entre elas. Define o COMPORTAMENTO como qualquer movimento observável ou mensurável feito por um organismo.

Skinner (l938) distinguiu duas espécies de comportamento: COMPORTAMENTO RESPONDENTE: uma espécie de resposta específica é eliciada por uma espécie específica de estímulo, e o estímulo sempre precede a resposta. Ex.: reflexos da salivação, da transpiração, reflexo patelar, reflexo pupilar.

COMPORTAMENTO OPERANTE É um comportamento voluntário, inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor.

Respondente X Operante O comportamento operante pode ser fortalecido ou enfraquecido por eventos posteriores. Ex. a baleia da uma cambalhota para ganhar a sardinha. Já o comportamento respondente é uma resposta de eventos anteriores. Ex. o cão saliva por que viu a carne.

SUA APLICAÇÃO A principal área de aplicação dos conceitos apresentados tem sido a educação, o Treinamento em Empresas, e o marketing. Exemplo nas gôndolas de supermercado. Na verdade, a análise experimental do comportamento pode auxiliar-nos a descrever nossos comportamentos em qualquer situação, ajudando-nos a modificá-los.