PSICOPEDAGOGIA.

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Transcrição da apresentação:

PSICOPEDAGOGIA

Resumo da Aula 1 Conceitos Básicos em Psicopedagogia Evolução Histórica dos Conceitos Inserção do Conceito no quadro das Ciências da Educação e da Reabilitação Princípios e conceitos-chave em Psicopedagogia

CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA EDUCAÇÃO – “Tirar a criança do seu estado primeiro” Conceito de Educação envolve diferentes vertentes e níveis de abordagem, desde o plano interpessoal ao social e comunitário.

CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA Deriva do Grego “paidagógos” que significa “guia de crianças” O Conceito de Pedagogia envolve também diferentes compreensões: ARTE de ensinar ou instruir CIÊNCIA - Teoria da acção educativa PRATICA - Conjunto de métodos e técnicas

CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA PEDAGOGIA TERAPÊUTICA - “Ajudas educativas para crianças e adolescentes, cuja deficiência se baseia em insuficiências corporais, motoras e sensoriais como a cegueira, a surdez e outras perturbações de carácter orgânico ou comportamental (Dicionário de Pedagogia)” A Pedagogia Terapêutica pode ser considerada uma ATITUDE, uma TÉCNICA e uma PRÁTICA

CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA PSICOPEDAGOGIA - Entende-se a Psicopedagogia como área de estudo interdisciplinar, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e cujo campo de actuação pode ser identificado pelo processo ensino/aprendizagem (Andrade, 1988). Constitui-se como uma Pedagogia Mediatizada, no sentido de se exercer um papel significativo na ligação entre o ser que quer aprender e o objecto da aprendizagem, permitindo uma melhor integração bio-psico-social do indivíduo. A Psicopedagogia pretende apoiar e orientar a acção educativa, através da adaptação do desenho, desenvolvimento, inovação e avaliação dos processos educativos

CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA PSICOPEDAGOGIA – A Psicopedagogia é a área de estudo que tem como objectivo a aprendizagem humana e as suas dificuldades. Ela é geralmente abordada em quatro perspectivas: O indivíduo O grupo A instituição A sociedade Apresenta-se sempre num enfoque terapêutico e preventivo

CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA PSICOPEDAGOGIA – A Psicopedagogia pauta-se pela utilização de estratégias que devem ter em conta a individualidade de cada um. Apresenta-se actualmente com um carácter multidisciplinar que procura conhecimento em diferentes áreas para além da psicologia e da pedagogia.

CONCEITOS BÁSICOS EM PSICOPEDAGOGIA Os Conceitos de Psicopedagogia e Pedagogia Terapêutica são semelhantes e existem ainda outros termos para designar o mesmo conceito. Itália - Pedagogia Correctiva França - Pedagogia Curativa

PSICOPEDAGOGIA Conjunto de procedimentos técnicos educativos e instrutivos com os quais se pretende prevenir e/ou corrigir a dificuldade de adaptação que pode ter origem no plano das capacidades intelectuais, linguísticas, sócio-afectivas, motoras e emocionais Atitude perante a criança ou adolescente que se revela diferente na sua adaptação ao envolvimento

PSICOPEDAGOGIA VERTENTE PREVENTIVA Particular atenção às perturbações do comportamento e da inteligência enquanto consequência de incúria social e educativa (teoricamente fundamentada na psicanálise) VERTENTE CURATIVA Exercida em Escolas de Ensino Especial

PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES Reciprocidade - adaptar as aprendizagens às necessidades Transcendência - superação dos processos tradicionais para penetrar no sistema funcional do próprio indivíduo Significação - abordagem mediatizada dos estímulos, adequando funções e promovendo uma aprendizagem de excelência para cada indivíduo Competência - gerar situações capazes de promover a auto-confiança

PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES Dinâmica de Grupo - Apelo ao sentimento e pertença a um grupo Individualização e Diferenciação - Atenção a cada um em particular como ser único - expressões individuais Intencionalidade de Acção - Acção gerida por objectivos e sua planificação

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO 1922 - Heller (Europa Central) - Pedagogia de cunho terapêutico visando a reeducação de caracteriais 1930 -Aproximação da Psicanálise à Educação com os trabalhos desenvolvidos por Anna Freud 1920 -1930 - Criam-se alguns Centros Psicopedagógicos de iniciativa privada 1936 Alfred Strauss - Introdução do termo Pedagogia Terapêutica

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO Anos 40 - abertura das Child Guidance Clinics nos EUA e os Centros Piscopedagógicos em França 1950 - M.Debesse introduz o termo Pedagogia Curativa para designar exercícios alternativos à psicoterapia. 1962 - Fundamentação científica do conceito por Moor e Asperger, aplicando os conceitos à população com perturbações do comportamento e do pensamento como consequência do processo educativo ou de meio social.