Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Relações de Convívio Solidário
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
O Início da Comunicação
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
A Escola e as Mudanças Sociais
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Programas sociais para a infância
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PAIC 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
Diretrizes da Educação Infantil MEC
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Profa. Cristina Araújo de Farias
Orientações Curriculares para a Educação Básica
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Análise de Produção Textual III
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
SITUAÇÕES.
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ROTINA NA EDUCACÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Construindo a cultura educacional inclusiva
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Avaliação Educação Infantil.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira. Vai já pra dentro menino! Vai já pra dentro estudar! É sempre essa lengalenga Quando o que eu quero é brincar...
Transcrição da apresentação:

Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira

Vai já pra dentro menino! Vai já pra dentro estudar! É sempre essa lengalenga Quando o que eu quero é brincar... Eu sei que aprendo nos livros, Eu sei que aprendo no estudo, Mas o mundo é variado E eu preciso saber tudo!

Há tempo pra conhecer, Há tempo pra explorar Há tempo pra conhecer, Há tempo pra explorar! Basta os olhos abrir, E com o ouvido escutar. Aprende-se o tempo todo, Dentro, fora, pelo avesso, Começando pelo fim Terminando no começo!

Se eu me fecho lá em casa, Numa tarde de calor, Como eu vou ver uma abelha A catar pólen na flor? . Como eu vou saber da chuva Se eu nunca me molhar? Como eu vou sentir o sol, se eu nunca me queimar?

Como eu vou saber da terra, Se eu nunca me sujar? Como eu vou saber das gentes, Sem aprender a gostar? . Quero ver com os meus olhos, Quero a vida até o fundo, Quero ter barros nos pés, Eu quero aprender o mundo!

Currículo na educação infantil: por onde ir? Maria Cristina Leandro de Paiva UFRN

Como criar espaços dentro de nossas instituições para que as crianças possam “aprender o mundo”, como no poema?

Que escola queremos para as crianças de 0 a 6 anos Que escola queremos para as crianças de 0 a 6 anos? Que diretrizes devemos seguir? Quais são os seus objetivos? Quem são as crianças que estão matriculadas nas creches, nas pré-escolas e nas turmas de educação infantil de escolas de Ensino Fundamental?

EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA DISCIPLINAMENTO PEDAGOGIA SUBMISSÃO EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA DISCIPLINAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PRÉ-EXISTENTE

A criança como ponto de partida e de chegada Ainda não é o momento de sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança: trata-se de vivê-lo, de proporcionar-lhe experiências ricas e diversificadas. (KUHJMANN Jr., 2001) Conhecer o mundo envolve afeto, prazer, desprazer, fantasia, brincar, movimento, poesia, ciências, artes plásticas e dramáticas, linguagem, música e a matemática. Os conteúdos disciplinares devem ser dominados pelas pessoas que educam e não pela criança.

CURRÍCULO - DCNEI “as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças”.

A aprendizagem é uma construção social pois se dá nas múltiplas interações estabelecidas pelos parceiros infantis e adultos em práticas culturais concretas, portanto históricas, e que envolve a pessoa como um todo.

As experiências vividas no espaço de Educação Infantil devem possibilitar o encontro de explicações pela criança sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas. A brincadeira deve ser vista como atividade privilegiada na promoção do desenvolvimento nesta fase da vida humana. PARTICIPAÇÃO, DIÁLOGO, ESCUTA

Se queremos um espaço cheio de significados e aprendizagens, devemos ter em mente que é na interação com o outro e com o mundo que construímos conhecimentos e compreendemos a realidade que nos cerca. (NASCIMENTO, 2007)

• De quais atividades as crianças participam nas creches e pré-escolas? • Como aí acontecem as interações das crianças entre si e com os adultos? • Como mediar o mergulho delas na cultura e alimentar sua capacidade criativa?

Abolir todos os procedimentos que não reconhecem a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena, e que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças. (DCNEI)

COMO E QUANDO COMEÇAR? Envolver-se em amplo processo de renovação de práticas, de revolução de representações cristalizadas sobre a criança, as expectativas acerca do que ela pode aprender.

KRAMER Uma proposta pedagógica é um caminho, não um lugar. Toda proposta pedagógica tem uma história que precisa ser contada. A proposta nasce de uma realidade que pergunta e é também busca de uma resposta; é diálogo.

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. (GADOTTI apud VEIGA, 2000)

Um plano responsável pela definição de políticas contemplaria:

Princípios e concepções a história da instituição e sua função; a visão de criança, desenvolvimento infantil, conhecimento, aprendizagem, ensino; o papel dos profissionais envolvidos; princípios e objetivos gerais; relações instituição, família, comunidade.

Procedimentos prioridades, eixos e diretrizes para o trabalho da equipe de profissionais e dos educadores com os grupos de crianças; formas de organização dos tempos, espaços e materiais de uso coletivo; caracterização da instituição quanto a período letivo, faixa etária, horários; critérios de configuração dos agrupamentos, procedimentos durante o período de adaptação, dias de chuva, emergências médicas etc. (da equipe envolvida diretamente no trabalho com as crianças).

Ação Cotidiana ação cotidiana dos educadores junto às crianças (seleção de temas e organização de atividades, materiais, espaços e tempo); às atividades dos educadores em relação ao trabalho pedagógico (instrumentos de acompanhamento, análise e planejamento, reuniões com supervisores); às atividades da equipe ( passeios, festas, reuniões com pais, participação em eventos da comunidade).

OBRIGADA! Contato: crislean6@hotmail.com

Referências VEIGA, Ilma Passos A. (org.) Projeto pedagógico da escola: uma construção possível. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).