Desenvolvendo Aplicações Web 2.0 que Funcionam Eduardo Ferreira dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O é Google Summer of Code ? Quais são os objetivos do progama? Como é o trabalho no GsoC? Calendário Google Summer of Code Bolsas de Estudo Projetos Participantes.
Advertisements

Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Pesquisa Corporativa from Microsoft
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão.
Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Youtube Web 2.0 Rogenilson Galvão. Ctrl vérsias O princípio mais importante da Web 2.0 é desenvolver software aproveitando a inteligência coletiva! Youtube.
Co-creation, Crowdsourcing, Peer production, Crowdfunding
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
O Marketing como ferramenta de vendas e relacionamento
QUEM SOMOS. QUEM SOMOS VISÃO 360 GRAUS Integração e unificação da comunicação. Website Hotsite Redes Sociais Mobile FOCO NOS RESULTADOS.
CAPA.
AGÊNCIA MOUSE SOLUÇÕES PARA WEB
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
Quem Somos Uma empresa jovem formada por profissionais de diversos ramos: tecnologia, administração, marketing, publicidade, psicologia e design; Com.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
I3GeoSaúde Visão geral.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004
Luiz Fabiano Gerente de Soluções Microsoft.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Briefing SGC (Software de Gerenciamento Comercial)
CURRICULO +.
Tecnologia em Gestão do Conhecimento
SEO O processo de fazer com que o seu site se destaque e apareça no topo dos mecanismos de busca é denominado SEO ( Search Engine Optimization ).
Cleber de Jesus Ferreira Junior, Me
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
WebPublication para:. WebPublication  É uma ferramenta para publicação de sites  Os sites são constituídos por uma estrutura e seus componentes.  Cada.
Web 2.0 A nova era da Colaboração A Nova Cara da Internet.
Por que estudar sistemas de informação?
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Ferramentas de comunicação
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Projeto de Rede Social para Músicos. Daniela Pires Francisco Cruz Thiago Gusmão Vinicius Macedo Consultoria e Tecnologia Web – CTW 05.
INTERNET BÁSICA.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
O Rh da Fiocruz na Web. Antes... A internet hoje:
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
A Revolução da Internet.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Soluções para universidades corporativas
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
Olá, você conhece os seus funcionários? Sabe quem esta entrando em sua instituição? Acompanha a frequência de professores? Passa confiança para os responsáveis.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
Gerenciando conteúdos na WEB. Temas do Painel 4 Moderação – Ailton Feitosa Pesquisador da Memora Processos Inovadores Consultor da MENS Soluções Interativas.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Temas de Pesquisa para 2016 Prof. Elvis Fusco. Data Science e Big Data Analytics Estudo e aplicações do conceito de Data Science no desenvolvimento de.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvendo Aplicações Web 2.0 que Funcionam Eduardo Ferreira dos Santos

O que é Web 2.0? Por que existe a Internet? Por que alguém teria a idéia de conectar todos os computadores do mundo? No início, existiam duas categorias de sites: –Publicar o conteúdo na Internet (Web Publishing): HTML estático; –Aplicações para a Internet (Web Based Applications).

Web Publishing Podem ser chamados de “revistas eletrônicas”; Ex.: Catálogo de produtos de uma companhia A tecnologia por trás é apenas um detalhe; Principal pergunta: por que um usuário acessaria o seu site?

Web Based Applications Sites que realizam ações para o usuário; –Ex.: Guardar registros de vacinas e enviar um quando a data da vacina chegar; Se baseia no desenvolvimento de tecnologias que rodem na Web; Principal pergunta: quais ações são possíveis ao usuário quando acessar o site?

Web 2.0 “Web 2.0 é uma série de aplicações que propiciam e potencializam a formação de redes sociais digitais. Redes sociais são coletivos de pessoas e agentes que interagem direta ou indiretamente entre si e constroem certos padrões recorrentes de relacionamento e comportamento” - Abel Reis

Web 2.0 Nesse contexto, como desenvolver aplicações para a Internet?

Web 2.0 Nesse contexto, como desenvolver aplicações para a Internet? 1.Levar em conta a opinião do usuário: Blogs

Web 2.0 Nesse contexto, como desenvolver aplicações para a Internet? 1.Levar em conta a opinião do usuário: Blogs 2.Levar em conta o conteúdo produzido pelo usuário: Youtube

Web 2.0 Nesse contexto, como desenvolver aplicações para a Internet? 1.Levar em conta a opinião do usuário: Blogs 2.Levar em conta o conteúdo produzido pelo usuário: Youtube 3.Levar em conta os sites que o usuário visita: del.icio.us

Web 2.0 Nesse contexto, como desenvolver aplicações para a Internet? 1.Levar em conta a opinião do usuário: Blogs 2.Levar em conta o conteúdo produzido pelo usuário: Youtube 3.Levar em conta os sites que o usuário visita: del.icio.us 4.Armazenar tudo isso e vender para os outros: Google

Web 2.0 O que ainda não foi feito em termos comerciais?

Web 2.0 O que ainda não foi feito em termos comerciais? Utilizar a rede para construir conhecimento colaborativamente

Web 2.0 Exemplos existentes: –Wikipédia e Wikis em geral;

Web 2.0 Exemplos existentes: –Wikipédia e Wikis em geral; –Orkut;

Web 2.0 Exemplos existentes: –Wikipédia e Wikis em geral; –Orkut; –MySpace;

Web 2.0 Exemplos existentes: –Wikipédia e Wikis em geral; –Orkut; –MySpace; –Etc etc etc etc etc...

Aplicações Web 2.0 Qual é a principal vantagem de apenas publicar conteúdo?

Aplicações Web 2.0 Qual é a principal vantagem de apenas publicar conteúdo? $$$

Aplicações Web 2.0 Qual é a principal vantagem de apenas publicar conteúdo? Fazer um site estático pode ser praticamente grátis; É possível fazer dinheiro com aplicações para a Internet?

Aplicações Web 2.0 Construindo um modelo de negócios para o seu serviço de Internet: –O que ele faz? –Quanto custa? –Quanto posso cobrar por isso? –Quem estaria disposto a pagar?

Aplicações Web 2.0 Aí vem a pergunta de 1 milhão de dólares:

Aplicações Web 2.0 Aí vem a pergunta de 1 milhão de dólares: Como desenvolver algo que faça tudo isso?

Já existe uma aplicação que faz quase tudo isso: OpenACS Aplicações Web 2.0

Foco principal: organizar, desenvolver e gerenciar a informação produzida pelos internautas; Prover soluções seguras para tudo isso; Reduzir o trabalho humano no processo; Agregar o maior número possível de soluções na mesma plataforma. OpenACS

Exemplos: –dotLRN como ferramenta para gestão do conhecimento: Portal do Software Público Brasileiro; Centro de Aprendizagem Trabalho e Inovação em Rede (CATIR) Comunidades de Prática da Tecnologia dos Correios (COPTEC) OpenACS

Exemplos: –dotLRN como ferramenta de e-learning: Universidade Corportativa Alberto Pereira de Castro (UCA) Universidade Aberta da Espanha (UNED); Consórcio e-lane; OpenACS

Exemplos: Universidade de Vienna na Áustria OpenACS

Exemplos: –XoWiki Universidade de Vienna na Áustria; Integração com Podcasts; Gráficos de colaboração; OpenACS

Exemplos: –Bug-tracker, Ticket-tracker e Workflow Ferramenta para gerência de projetos de software; Exemplo de workflow simplificado; Possibilidade de gerência da agenda de trabalho; Gerência de tickets; Possibilidades de implementação. OpenACS

Exemplos: –]Project Open[ Módulo ERP (Enterprise Resource Planning) do OpenACS; Objetivos: administração dos custos e colaboração entre os membros da equipe; Wiki e chat integrados; Módulo de workflow específico; Gerência de “papéis” na empresa. OpenACS

Você pagaria por isso?

OpenACS Você pagaria por isso? Além de você, quem mais pagaria?

OpenACS Como é a estrutura de desenvolvimento da ferramenta?

OpenACS: Estrutura Como é a estrutura de desenvolvimento da ferramenta? –XQL query dispatcher: independência do banco de dados; –Service Contract API Reusabilidade de código; Integração de aplicações; Extensibilidade de pacotes; –PostgreSQL

OpenACS: Estrutura OpenACS-Core: –Registro e gerenciamento de usuários (Parties Object System); –Subsites (Community Object System); –Registro e gerenciamento de aplicações (APM); Gerenciamento de conteúdo (Content Repository); Internacionalização / Localização.

OpenACS: Estrutura Modelo MVC: –Independência entre código e design (ATS); –Request Processor; –Cache de queries; –Visualização aprimorada.

OpenACS: Estrutura Request Processor

OpenACS: Comunidade Como tudo isso é mantido?

OpenACS: Comunidade Como tudo isso é mantido? –OCT; –Gerenciamento de código fonte; –TIPs (Technical Improvement Proposals); –Projetos; –Bug-tracking; –Aporte de código (voluntário e comercial).

Referências ual/2007/02/28/evento_em_sao_paulo_disc ute_web_20_ html ual/2007/02/28/evento_em_sao_paulo_disc ute_web_20_ html

Contatos