Arte digital DAS RELAÇÕES HOMEM/MáQUINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
“E [Deus] nos revelou o mistério de Sua vontade, de acordo com Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todos.
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
A Comodidade das Mídias Digitais
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Empreendedorismo AULA 3
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
Carlos H. Marcondes Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense.
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
I have a dream…. Belinda Maia.
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Evolução das Próteses mecânicas
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Internet e Educação.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Começar a nível… … O início de todo o processo… Para haver encontro de equipa… Para haver partilha… Para estar on-line…
Introdução O interesse em métodos para processamento digital de imagens origina-se em duas principais aplicações: Melhoramento da informação da imagem.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
, Chats E Videoconferência
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
Raquel Cardoso nº14 11º f. As novas tecnologias tornaram a vida mais fácil e aumentaram o bem estar do individuo, efeitos que se refletem não só em termos.
Tecnologias da Informação e Comunicação
© MARIO PERSONA Comunicação & Marketing Autor de: Moving On (2007-inglês) Dia de Mudança (2007) Marketing de Gente (2005) Marketing.
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Gabriel Bastos Machado
Set Experimental ® apresenta 5 # CALLS. 100% mobile A new media project SCRIPT enviado por SMS _ Os convites e roteiros foram enviados via SMS para cada.
Edunia. Histórico Eduardo Kac formou-se em Comunicação Social pela Pontíficia universidade católica do Rio de Janeiro. No início da década de 1980, começou.
Era digital e mudanças sociais
1ª WEBQUEST ECONOMIA REGIONAL Prof. MSc. Paulo Mendes.
Como Utilizar a Internet na Educação
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Tecnologias de Computadores Tecnologias e Sistemas de Informação 2010/2011 Trabalho elaborado por: Diogo Tavares, nº24643 Hélio Fidalgo, nº25881 Jorge.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
Projeto Alcatruz – Oficina de Informática – 20h Internet A Internet, ou apenas a Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Artista multimídia e curadora; Professora dos programas de pós- graduação em Comunicação, Semiótica e Tecnologias da Inteligência e Design Digital da.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
As Artes de Leonardo Da Vinci Nome: Nathalie 5° D Prof° Danila
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
Tecnologia e a Terceira Idade.
Fraude com cartões de crédito. Como comprar de uma forma segura pela internet.
CORPO E TECNOLOGIA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
TECNOLOGIA MINHA ESCOLA. Tecnologia na minha escola. Quais são? Como elas vêm sendo utilizadas?
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Arte digital DAS RELAÇÕES HOMEM/MáQUINA

arte digital alguns aspectos Todas as manifestações artísticas realizadas por um computador A arte digital combina conceitos e aspectos da história da arte, da ciência e da tecnologia A produção digital é vista como arte quando conceptualmente se utilizam as possibilidades do computador ou da internet com um resultado que não seria alcançável por outros meios

Artistas Digitais:  Eduardo kac  Stelarc

Eduardo kac: Biografia Kac formou-se em Comunicação Social pela PUC-Rio. No início da década de1980 começou a apresentar várias performances satíricas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Seus trabalhos fazem parte, entre outras, das coleções públicas do Museum of Holography (Chicago), MAM/RJ e MIT Museum (Cambridge).  Publicou artigos e ensaios sobre arte eletrônica em livros e jornais em diversas línguas.  É pioneiro e um discípulo da arte digital e transgênica. Kac tem sido pioneiro em vários campos de interseção de arte/ciência/tecnologia, e não apenas no Brasil. Atualmente vem desenvolvendo um trabalho sistemático de análise das artes eletrônicas no Brasil, já parcialmente publicado na revista Leonardo.

A positive (Eduardo Kac) Com a colaboração de Ed Bennett, um projetista de hardware especializado em robótica, Eduardo concebeu um evento polêmico, que se chamou A-Positive O evento compreendia um intercâmbio intravenoso entre um homem (o próprio Kac o testou pela primeira vez, mas qualquer outra pessoa podia fazê-lo) e um robô O corpo humano doava sangue ao robô e este, por sua vez, extraía oxigênio do sangue, com o qual mantinha acesa uma pequena chama em seu próprio mecanismo. Em troca, o robô doava dextrose ao corpo humano

Teleporting an Unknown State (Eduardo kac)

Teleporting an Unknown State (Eduardo kac) Nesta modesta instalação feita para a Siggraph 96, Kac conseguiu criar sua melhor metáfora da nova ecologia da biosfera. A obra coloca diante de nossos olhos e mentes a nova condição da vida num ambiente tecnológico. A peça conectava o espaço físico do New Orleans Contemporary Arts Center ao espaço não-localizável da Internet.  Pessoas anônimas de diferentes lugares do planeta e que estavam surfando a Internet eram encorajadas a apontar câmeras digitais para o céu e transmitir luz do sol para o site da galeria, usando facilidades de videoconferência. O conteúdo das imagens não importava. O que contava era o envio de luz com o único propósito de possibilitar a germinação de vida real no espaço da instalação. Conforme as imagens da luz do sol chegavam à galeria, elas eram projetadas no pedestal, iluminando a semente.

Stelarc: biografia Stelarc, pseudônimo de Stelios Arcadiou Nasceu no dia 19 de Junho de 1946, em Limassol, no Chipre É investigador na Performance Arts Digital Research Unit. É um artista cibernético, exuberante pelas suas performances electrónicas e de body-art. A sua obra centra esforços na junção basilar entre corpo e tecnologia de ponta, através de próteses robóticas inovadoras e da acoplação de variados sistemas electrónicos.

Ear on arm (Stelarc)

Ear on arm (Stelarc) Ideia que mostra a genialidade por implantar. uma terceira orelha no seu braço com microfone ligado a um transmissor bluetoof. A orelha transmite o que o braço ouve para qualquer um que queira ouvir. Trata-se uma obra conceitual criativa e consistente - ainda mais na sua relação com o próprio corpo, o que pode naturalmente chocar a quem não se encontre preparado. Na realidade, o futuro é dos mais ousados, ele aponta para a fusão do corpo com a máquina, segundo Stelarc.