Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência Lucia Santa Cruz ESPM/RJ
Cenário
A aprendizagem é possível? Questão
Expectativas 1º semestre 2012 Recém-criada Graduação de Jornalismo Disciplina: História da Imprensa no Brasil Expectativas
Realidade 1 2 Desinteresse pelo tema Desconhecimento da história do país “Disciplina teórica” = “chata” Baixo índice de leitura dos textos Debate incipiente em sala 1 2 Realidade
Função da faculdade de jornalismo “ O estudante de jornalismo tem que escrever. A faculdade de jornalismo tem que incentivar isso: que o estudante escreva todos os dias. Porque ser jornalista é perguntar e escrever”. Função da faculdade de jornalismo
Transformar a disciplina teórica em prática Solução pensada
Cada aula uma nota Pensar cada aula como um EVENTO a cobrir Ao invés de assistir aula, “cobrir” a aula Produzir uma nota semanal de até 600 caracteres sobre o conteúdo apresentado em sala Não é resumo da aula, é um esboço de texto jornalístico Prazo de entrega: 24 horas 5 melhores notas: postadas no blog da disciplina Cada aula uma nota
Blog 2012.2
Blog 2012.2
Blog 2013.1
Blog 2013.2
Características A cada semestre, blog reúne cerca de 50 posts Panorama do conteúdo da disciplina Diferentes enfoques Características
Percalços Conteúdo disponível na internet estimula CTRL+C/CTRL+V “Padronização” dos posts Dificuldade inicial dos alunos para entender a mecânica Correção semanal trabalhosa Lógica estímulo-recompensa = notas valem 50% da avaliação semestral Percalços
Medição quase em tempo real de conteúdos mal compreendidos Baixo nível de ausência da sala Mudança na percepção dos alunos: Aula como espaço de produção de informações Pontos positivos
Relatos Estudei para a prova pelo blog = CONTEÚDO RELEVANTE Esta foi a disciplina em que mais aprendi no semestre, porque me forcei a prestar atenção = ATRAÇÃO P/AULA Prefiro aprender assim, fazendo coisas que só assistindo aula e lendo texto = APRENDIZADO POR PROJETO A avaliação desta disciplina deveria ser só pelas notas, a gente se envolve muito mais = AVALIAÇÃO DO PROCESSO e não pontual Relatos
Para resolver problema didático, estratégia que reúne duas características do processo jornalístico: Procurar notícia em tudo Trabalhar sob pressão De disciplina teórica, ela se reverte em prática e se integra à formação profissional do Jornalismo. Conclusão