Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Leitura e Resumo.
Administração de Marketing 1
Lógica e Estrutura de Dados Fundamentais Professor: Eduardo O. Teles
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Área do conhecimento: Biologia
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Dicas de como orientar seus estudos
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Portfólio de matemática
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Decisões.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Jornal como Recurso Didático
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Apresentação - Plano de disciplina
Equipe responsável pela produção
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Planejamento de Campanhas Publicitárias
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Organização Normas e Qualidade
METODOLOGIAS ATIVAS Medindo Resultados
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Por que o jornal na escola?
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Aptidão para o mercado de trabalho
Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Orientação do Estágio Supervisionado II
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Transcrição da apresentação:

Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência Lucia Santa Cruz ESPM/RJ

Cenário

A aprendizagem é possível? Questão

Expectativas 1º semestre 2012 Recém-criada Graduação de Jornalismo Disciplina: História da Imprensa no Brasil Expectativas

Realidade 1 2 Desinteresse pelo tema Desconhecimento da história do país “Disciplina teórica” = “chata” Baixo índice de leitura dos textos Debate incipiente em sala 1 2 Realidade

Função da faculdade de jornalismo “ O estudante de jornalismo tem que escrever. A faculdade de jornalismo tem que incentivar isso: que o estudante escreva todos os dias. Porque ser jornalista é perguntar e escrever”. Função da faculdade de jornalismo

Transformar a disciplina teórica em prática Solução pensada

Cada aula uma nota Pensar cada aula como um EVENTO a cobrir Ao invés de assistir aula, “cobrir” a aula Produzir uma nota semanal de até 600 caracteres sobre o conteúdo apresentado em sala Não é resumo da aula, é um esboço de texto jornalístico Prazo de entrega: 24 horas 5 melhores notas: postadas no blog da disciplina Cada aula uma nota

Blog 2012.2

Blog 2012.2

Blog 2013.1

Blog 2013.2

Características A cada semestre, blog reúne cerca de 50 posts Panorama do conteúdo da disciplina Diferentes enfoques Características

Percalços Conteúdo disponível na internet estimula CTRL+C/CTRL+V “Padronização” dos posts Dificuldade inicial dos alunos para entender a mecânica Correção semanal trabalhosa Lógica estímulo-recompensa = notas valem 50% da avaliação semestral Percalços

Medição quase em tempo real de conteúdos mal compreendidos Baixo nível de ausência da sala Mudança na percepção dos alunos: Aula como espaço de produção de informações Pontos positivos

Relatos Estudei para a prova pelo blog = CONTEÚDO RELEVANTE Esta foi a disciplina em que mais aprendi no semestre, porque me forcei a prestar atenção = ATRAÇÃO P/AULA Prefiro aprender assim, fazendo coisas que só assistindo aula e lendo texto = APRENDIZADO POR PROJETO A avaliação desta disciplina deveria ser só pelas notas, a gente se envolve muito mais = AVALIAÇÃO DO PROCESSO e não pontual Relatos

Para resolver problema didático, estratégia que reúne duas características do processo jornalístico: Procurar notícia em tudo Trabalhar sob pressão De disciplina teórica, ela se reverte em prática e se integra à formação profissional do Jornalismo. Conclusão