Teoria da Autonomia e da Independência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Plataformas, vantagens e desvantagens do eL
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
O Cenário Virtual.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Fundamentação Teórica
Mestrado em Pedagogia do E-earning
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Generalidades sobre e-learning
O Papel do Monitor.
Comunicação e Interação
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Introdução à Educação à distância
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
S WOT trengheaknesspportunityhreat. “Concentra-te nos pontos fortes, reconhece as fraquezas, agarra as oportunidades e protege-te contra as ameaças ”
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Perguntas de Modelação
Laboratório de Ensino a Distância

Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
/ / Década de SAIR.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I

TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Design Didático Digital Desafio 1 Construindo a identidade grupal.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Teoria da Autonomia e da Independência Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Teoria da Autonomia e da Independência CHARLES WEDEMEYER Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

(Charles Wedemeyer, apud Keegan, 1986) Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA “A ninguém deve ser negada a oportunidade de aprender, por ser pobre, geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça o seu acesso a uma instituição. Estes são os elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se se quer ou não estudar” (Charles Wedemeyer, apud Keegan, 1986) Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Charles Wedemeyer (1911-1999) Foi investigador, autor, professor, administrador, filósofo e inovador no campo da educação aberta e da educação à distância. Desenvolveu a sua formação na Universidade de Wisconsin, tendo-se posteriormente associado ao U.S. Armed Forces Institute. Teve uma carreira académica distinta e foi o primeiro a obter o Doctorate of the Open University. Também é seu o primeiro curso em educação à distância no Department of Continuing and Vocational Education. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA A teoria de Wedemeyer (conceito de autonomia e de independência do estudante) fala de aprendizagens independentes, em estudantes autónomos  que orientam o seu próprio processo de aprendizagem, na interacção dos meios e tecnologias usadas. Enfatiza a importância da comunicação. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Fim do Sec.XVIII e Séc. XIX Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EAD Antes do Séc. XVII Grécia Antiga e Roma: Significativo desenvolvimento da correspondência devido a uma boa rede de comunicação; Séculos XVII e XVIII Revolução Científica Correspondência: cartas com informações científicas marcaram uma nova era na arte de ensinar Fim do Sec.XVIII e Séc. XIX 1º Curso de Correspondência de Sir Isaac Pitman no Reino Unido Ordem social e profissional ou mesmo cultural, associadas a factores como isolamento, a flexibilidade, a mobilidade, a acessibilidade ou empregabilidade estão na origem da criação deste tipo de cursos Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Ensino à distância com base em emissões de rádio e televisão Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EAD Séculos XIX a XXI 1928 Curso por Correspondência: Utilização da escrita (simplesmente) como meio de comunicação Rede fiável de distribuição de produtos e serviços impulsiona os cursos por correspondência Independentes promovidos por várias instituições 1964 Ensino à distância com base em emissões de rádio e televisão Recursos aos programas radiofónicos, televisivos,ao vídeo, etc Ministério de Educação,Instituto de Meios Audiovisuais; Criação da Telescola (Portugal e Brasil) 1970 Comunicação com base em sistemas multimédia integrados Universidades e institutos de ensino à distância (UAB etc) Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Ambientes Interactivos; Internet e Intranet Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EAD Actualmente Ambientes Interactivos; Internet e Intranet Comunicação Assíncrona e Síncrona;e-learning Meios disponíveis: Teleconferência;Chat;Fórum;Correio electrónico;Weblogs;Plataformas etc... Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

São usados, frequentemente, em sentido genérico e específico. Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Razões que justificam a existência da três tipos de interacção Não existe consenso, no âmbito do ensino a distância, nas definições dos conceitos de distância, independência e interacção. São usados, frequentemente, em sentido genérico e específico. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Qual é o nível de interacção essencial para que haja Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Razões que justificam a existência da três tipos de interacção Tem-se procurado discutir a questão e num painel subordinado à temática:" Interaction: that perplexing component of distance education", debateram-se questões como: Qual é o nível de interacção essencial para que haja efectiva aprendizagem; O que é uma boa interacção? Como podemos atingir bons resultados? Qual é a contribuição real do tempo de interacção? Valerá a pena o custo? Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

interacção aluno-conteúdo; interacção aluno-professor; Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Razões que justificam a existência da três tipos de interacção Moore sugere que, no mínimo, os educadores do ensino a distância precisam de concordar na existência de três tipos de interacção distintos: interacção aluno-conteúdo; interacção aluno-professor; interacção aluno-aluno. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Três tipos de interacção Interacção aluno-conteúdo - Este tipo de interacção traduz-se na interacção estabelecida entre o aluno e o conteúdo que está em estudo. Sem este tipo de interacção não existe ensino, já que é desse processo de interacção intelectual que resultam as aprendizagens do aluno. É um processo em que os alunos "falam consigo próprios" (Holmberg) sobre as ideias que encontram nos textos, em programas de televisão ou outros suportes. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Três tipos de interacção Interacção aluno-professor - Traduz-se na interacção estabelecida entre o aluno e o especialista que prepara o material em estudo ou outro que aja como professor. Neste tipo de interacção o professor tem um papel muito activo: faz apresentações, orienta os alunos naquilo que se pretende que aprenda; organiza a avaliação e motiva os alunos. Existe assim pouco feedback por parte do aluno, sendo um ensino pouco individualizado. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Três tipos de interacção Interacção aluno-aluno - Este tipo de interacção traduz a nova dimensão do ensino a distância. Estabelece-se na interacção entre os alunos, quer seja sozinhos, quer seja em grupo com a presença ou ausência de um professor. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Aplicação A principal fraqueza de muitos programas de educação a distância é o seu compromisso com apenas um só tipo de recurso. Quando existe apenas um meio, é provável que apenas um tipo de interacção seja permitido. O ensino por correspondência permite uma grande interacção aluno-conteúdo e uma boa, embora lenta, interacção aluno - professor. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Aplicação A teleconferência permite uma excelente interacção entre os alunos e, em alguns tipos de interacção professor-aluno, mas é frequentemente utilizada de forma abusiva pelo professor apresentações que poderia ter optado com mais sucesso por outros registos. A teleconferência poderá estimular e facilitar a interacção entre alunos, situação que tem sido difícil ou impossível de atingir, na educação a distância até agora Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Aplicação Em suma, é de vital importância que os educadores no ensino a distância programem para os três tipos de interacção, e utilizem os conhecimentos dos educadores e especialistas da comunicação, recorrendo aos meios escritos, broadcast e, mais recentemente, teleconferência. Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Wedemeyerianos : Joaquim Lopes, Luís Rodrigues, Pedro Teixeira, Rosalina Simão Nunes, Rui Guimarães e Teresa Rafael.

Mestrado em Pedagogia do E-earning MODELOS DE ENSINO A DISTÂNCIA