PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Curso de Especialização em Educação Infantil
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Política do Ensino Médio no Brasil Programas e ações do MEC
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Profa. Dra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde

NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Etapa/Normal Magistério Censo da Educação Básica - 2013 Etapa/Normal Magistério Matrículas Educação Infantil Regular 7.590.600 Ensino Fundamental Regular 29.069.281 Ensino Médio: Normal/Magistério e Integrado 8.312.815 Ensino Médio Integrado 338.390 Educação Profissional de Nível Técnico 1.102.661 Educação de Jovens e Adultos 1.324.878 Educação Especial 194.421 TOTAL 47.933.046

Ensino Médio 1991 2013 Ensino Médio Evolução das matrículas, 1991-2013 Federal 103.092 138.194 Estadual 2.472.964 7.046.953 Municipal 177.268 62.629 Privada 1.019.374 1.065.039 Total 3.772.698 8.312.815 Ensino Médio Evolução das matrículas, 1991-2013 Fonte: MEC/Inep/Deed.

Ensino Médio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB IDEB / Ano 2005 2007 2009 2011 Meta para o Ensino Médio - 3,4 3,5 3,7 IDEB Apurado – Ensino Médio 3,6

Desafios do Ensino Médio no Brasil Universalização do atendimento dos 15 aos 17 anos – até 2016 (mudança na CF e LDB) e adequação idade ano escolar; Ampliação da jornada para Ensino Médio Integral; Redesenho curricular nacional; Garantia da formação dos professores e demais profissionais da escola; Carência de professores em disciplinas (Matemática, Física, Química e Inglês) e regiões específicas; Ampliação e estímulo ao Ensino Médio Diurno; Ampliação e adequação da rede física escolar; Ampliação da oferta de educação profissional integrada e concomitante ao ensino médio; Universalização do ENEM.

Objetivo do Pacto EM Promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 – LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO Formação de professores e gestores Curso de Formação continuada para professores da rede pública do Ensino Médio, conforme modelo do Pacto (MEC/IES/REDES DE ENSINO) Articulação com os 26 estados e DF; Desenvolvimento de material específico para a formação; Formação na escola com utilização da hora atividade; Concessão de bolsa aos professores das escolas, aos orientadores de estudos das escolas, coordenadores da formações (regionais), coordenadores das SEDUC e docentes das Universidades;

Princípios: Política Nacional de Formação Acesso às informações, vivencias e atualizações culturais Projeto social, político e ético para consolidação da Nação e emancipação dos indivíduos e sociedade Compromisso público de Estado-bases científicas e Técnicas solidas Colaboração entre entes federados, MEC , Instituições Formadoras, sistemas e rede Padrão de qualidade nas modalidades presencial e à distância Articulação entre a teoria e a prática – fundada nos conhecimentos científicos e didáticos Especificidade da formação docente nos projetos formativos das IES com base teórica e interdisciplinar Valorização profissional do docente: jornada, carreira, DE, remuneração, profissionalização e condições dignas de trabalho. Acesso à formação inicial e continuada – redução das desigualdades sociais e regionais Articulação entre formação inicial e continuada e entre os níveis e modalidades. Formação continuada- essência da profissionalização, integrada ao cotidiano da escola, valorização dos saberes e experiências docentes.

REDESENHO CURRICULAR COM BASE NAS DCNEM ÁREAS DE CONHECIMENTO PRINCÍPIOS Linguagens Trabalho: princípio educativo DIMENSÕES: Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia: como eixo integrador entre os conhecimentos de distintas naturezas Matemática Pesquisa: princípio pedagógico Direitos Humanos: como princípio norteador Ciências da Natureza - a formação humana integral reconhecendo os estudantes do ensino médio no contexto das múltiplas juventudes. Sustentabilidade socioambiental como meta universal Ciências Humanas

SUJEITOS DO PROCESSO PROFESSOR FUNÇÃO UNIVERSIDADE Coordenador Geral Coordenador Adjunto SEDUC Supervisor Formador da IES SEDUC/IES Formador Regional ESCOLA Orientador de Estudos Professor do Ensino Médio

GESTÃO DO PROGRAMA ÓRGÃO / INSTITUIÇÃO COMPOSIÇÃO COMITÊ GESTOR NACIONAL SEB/MEC Universidades Representantes Consed CNE COMITÊ ESTADUAL Secretário Estadual Coordenadores Universidades Supervisores (Seduc) CEE Representantes: Formadores Regionais, Orientadores de Estudos e Diretores Outros COORDENAÇÃO - UNIVERSIDADE Coordenador Geral Coordenador Adjunto Supervisores (Professores: Pesquisadores/Convidados e Formadores) EQUIPE DE FORMAÇÃO Formadores das Universidades Formadores Regionais Orientadores de Estudos

ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DA FORMAÇÃO SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO SEMINÁRIOS ESTADUAIS REUNIÕES DA COORDENAÇÃO DAS UNIVERSIDADES REUNIÕES DO COMITÊ ESTADUAL - SEDUC FORMAÇÃO DOS FORMADORES REGIONAIS FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDOS FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SEMINÁRIOS NACIONAIS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

PROPOSTA METODOLÓGICA Seminários nacionais e estaduais de: mobilização, acompanhamento e avaliação; Comitês gestores : MEC, Estados e DF e nas Universidades para articulação e acompanhamento das propostas; Formação de formadores - presenciais; nas IES - Professor Formador Regional; nas Regionais – Orientador de Estudos; Formação na Escola – valorização da prática docente e dos saberes escolares; Atividades coletivas e individuais; Aproveitamento da hora-atividade; Material de apoio à formação – nos cadernos repassados para os tablets

CONTEÚDOS DO PROCESSO FORMATIVO ETAPAS CONTEÚDOS 1ª ETAPA (*) Sujeitos do ensino médio e formação humana integral Ensino médio e formação humana integral O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral Gestão democrática da escola Avaliação no ensino médio Áreas de conhecimento e integração curricular 2ª ETAPA (**) Eixos estruturantes do trabalho formativo: Áreas de Conhecimento e seus componentes curriculares e relações entre as áreas. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio Ciências Humanas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia) Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia) Linguagens (Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Arte em suas diferentes linguagens: cênicas, plásticas e, obrigatoriamente, a musical; Educação Física; Língua Estrangeira Moderna). Matemática

CONTEÚDOS DO PROCESSO FORMATIVO ETAPAS CONTEÚDOS 3ª ETAPA A ser elaborada após avaliação das etapas anteriores de formação continuada; Buscar maior articulação entre formação inicial e continuada; Intensificar e aprofundar a discussão das áreas e dos componentes curriculares; (*) Proposta elaborada por Professores das Universidades participantes do Programa Ensino Médio Inovador (**) Proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho do Pacto EM – MEC, IES, CONSED e convidados – em elaboração

CRONOGRAMA DE TRABALHO ATIVIDADES PREVISÃO 1º Seminário Nacional do Ensino Médio - Mobilização 31/out. a 01/nov. 2013 2º Seminário Nacional do Ensino Médio – Acompanhamento mai.2014 3º Seminário Nacional do Ensino Médio - Avaliação out.2014 Reuniões da Coordenação - Universidade Semanal 2013/2014 Reuniões do Comitê Estadual de Ensino Médio - Seduc Mensal 2013/2014 Seminário Estadual do Ensino Médio – 1º Etapa da Formação entre dez. 2013 e mar. 2014 Seminário Estadual do Ensino Médio – 2º Etapa da Formação jun.2014 Formação dos Professores Formadores Regionais – 1ª Etapa da formação fev.2014 Formação dos Professores Formadores Regionais – 2ª Etapa da formação Formação dos Orientadores de Estudos– 1ª Etapa da formação mar.2014 Formação dos Orientadores de Estudos– 2ª Etapa da formação ago.2014 Formação dos Professores do Ensino Médio – 1ª Etapa da Formação de mar. a set. 2014 Formação dos Professores do Ensino Médio – 2ª Etapa da Formação de out. 2014 a abr. 2015 Encontros dos Professores Formadores Regionais - 1ª Etapa de Formação 3 na 1ª etapa Encontros dos Professores Formadores Regionais - 2ª Etapa de Formação 3 na 2ª etapa Encontros dos Orientadores de Estudos - 1ª Etapa de Formação Seminário Nacional de Formação Inicial e Continuada nov.2014