Análise do Currículo – Ensino Fundamental II – Segundo Ciclo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Metodologia de trabalho EVT
MACEDO, E. A DIFERENÇA NOS PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL In LOPES, A.C. E MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006,
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Componente Curricular:Políticas Públicas I
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
Forma do corpo dos animais
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROJETO DE PESQUISA “AÇÃO EDUCATIVA A RESPEITO DOS TUBARÕES (CLASSE Chondrichthyes) E SEUS ATAQUES NA COSTA BRASILEIRA.” Alunos: Alexandre Calixto Tatiane.
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
Introdução à Geomorfologia
A Terra pede resposta O planeta pede socorro! Leonardo e Henrique.
Capítulo I Onde Existe Vida ?.
DIVULGANDO A PESQUISA SILVANA BASTOS VIEIRA.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Observatório de Políticas Públicas para a Educação Brasileira
Camila Camata Natalie Brito Vinicius Biffi
Leila Zein Roberta Neves
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Projeto Semana da Pátria
Estruturas no meio ambiente EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
Victor Giovannetti Léa Ludovico Bozzini Renan Henrique
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Prof.ª Camila Belarmino
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)
ESCOLA MUNICIPAL ANA CLAUDIA MARQUEZ LUIZ ENSINO FUNDAMENTAL
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Professor: HUGO SOUZA Alunas: Ivania Cabral Urbano da Silva Maria de Fátima.
Ciências Naturais no Segundo Ciclo Recursos Tecnológicos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Aparecida Salles Franco
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Atividade Aula 3 Tema estruturador 4. Diversidade da vida
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Sequência Didática Diversidade de Organismos Vertebrados
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
A Zoologia em Instrumentos de Avaliação – Provas do Ensino Fundamental Marília Duarte, Tabata Caldeira e Tamires Ito.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PROFESSORA: LEONOR DE MARIA R. MELO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André Que dança é essa? Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Alunos: Jonathan, Tailan e Yago.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
PCN Ciências Ensino Fundamental II Quarto Ciclo
EMBRIOLOGIA COMPARADA
MEU ZOOLÓGICO IDEAL... Augusto Mori Maria Clara Zaine Renata Magalhães.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
As aparências enganam Dimorfismo sexual Clara S. de M. Aquino
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
BIOLOGIA. COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD.
Projetos e Sequências Didáticas
Transcrição da apresentação:

Análise do Currículo – Ensino Fundamental II – Segundo Ciclo André Ubiraco Carla Pavone Henrique Neves Maria Angélica Barrios

Questão I – Análise do conteúdo do ponto de vista da história da Zoologia no Brasil Ponto de Vista Naturalístico: Não há; Ponto de Vista Aplicado: Uso da natureza e distribuição de animais (seres vivos) para se verificar a distribuição de poluentes; Ponto de Vista Acadêmico: Origem e Evolução da Vida; comparação da natureza dos seres vivos com os seres humanos.

Questão 2 – Identificar o papel socio-cultural dos conhecimentos abordados Redução do antropocentrismo: Comparação dos seres humanos com outros animais, evolução e origem comum da vida na terra, impacto dos poluentes sobre os diversos ambientes e sobre todos os seres vivos daquele ambiente.

Questão 3: Abordagem interdisciplinar Passagem de filmes/documentários demonstrando o modo de vida de diferentes seres vivos em diferentes ambientes, suas interações e os impactos que a atividade humana tem sobre eles; Identificação num planisfério dos biomas encontrados e discussão sobre as atividades apresentadas e qual o possível impacto econômico da redução daquela atividade para a sociedade.