Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINANÇAS PÚBLICAS DIPAM COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO
Advertisements

Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Fiscalização de Grandes Contribuintes
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
EUROsociAL S I N T E G R A ESAF- Brasília/DF - BRASIL
Nota Fiscal Eletrônica
NF-e - DANFE ANDERSON Y. SHIMIZU CLAUDIOMIRO C. LOPES JULIANA KLOCK
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
DEC - Domicílio Eletrônico do Contribuinte
SEFAZ RORAIMA GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE FAZENDA
Sistemas Integrados InterDigit
NF-e x NF Formulário (1/3)
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Declaração de Atividades do Contribuinte Alisson Nóbrega João Oliveira
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA ESTADUAL
Declaração Mensal de Serviços
Sistema Público de Escrituração Digital
XXIV ENCONTRO NACIONAL BEM–VINDOS A BELO HORIZONTE – MG !
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.


SITAGRO Sistema de Informações Tributárias Sobre a Agropecuária do RS.
METAS ATUAIS E FUTURAS DA CMT
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
Secretaria de Estado de Fazenda Superintendência de Informações Sobre Outras Receitas - SIOR Gerência de Informações Cadastrais - GCAD.
Declaração Cadastral Eletrônica.
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS AVULSA ELETRÔNICA **NFA-e
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Projeto SPED em São Paulo
Experiência de Integração
Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso SEFAZ
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade com a complexa legislação.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PARCELAMENTO INCENTIVADO
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
Atividades realizadas para implantação da CNAE-Fiscal
CPF (Cadastro de Pessoa Física)

SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL e SISTEMA EMISSOR DE DOCUMENTOS FISCAIS - eDoc SEF II Versão 4.
3:31. HISTÓRICO PROMOTAF SIAT (Sistema Integrado de Administração Tributária). – Atendimento Universal (22 pólos de atendimento); – Descentralização da.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
VIRTUALIZAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
Micro Empreendedor Individual
Sobre a InterDigit Sistemas Estamos há mais de 15 anos no mercado e a nossa missão é entender a necessidade da cadeia de valores de nossos clientes e.
MÓDULO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
NF-e Nota Fiscal Eletrônica 20/05/2011.
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
 ATUALMENTE TODA À EQUIPE DO GOVERNO MUNICIPAL, A CADA 15 DIAS, INSTALA UMA TENDA, EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO FAZENDO NAQUELA LOCALIDADE VÁRIOS SERVIÇOS.
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
SISTEMA FAZENDÁRIO Setembro / Objetivo Servir de ferramenta para possibilitar a SEFAZ oferecer um melhor atendimento ao seu cliente externo e interno.
Domicílio Tributário Eletrônico Municipal
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
UM PROJETO MODELO. CONCEITO MODELO NACIONAL DE OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA INSTITUÍDA PELOS MUNICÍPIOS EM SUBSTITUIÇÃO A OBRIGAÇÃO DE EMITIR NOTAS FISCAIS DE.
S I N T E G R A NOVO ENFOQUE DO FISCO Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Transcrição da apresentação:

BERNARDINA JOVANIL DA ROCHA Implantação da CNAE-Fiscal no Estado do MATO GROSSO BERNARDINA JOVANIL DA ROCHA SEFAZ/MT

Primeira Etapa O processo de implantação da CNAE-Fiscal ocorreu em 1999 através do “De/Para”, para os contribuintes inscritos; os novos foram cadastrados com a CNAE-Fiscal e em Dezembro de 2002 foi feita a unificação do Cadastro de Contribuintes do Estado, ou seja, uma única inscrição para os Contribuintes do Com, Ind, Serviços e Agropecuária. Antes, a inscrição era composta com uma numeração de 09 (nove) dígitos p/ Com, Ind e Serviços e uma numeração de 10 (dez) dígitos p/ Agropecuária. A implantação da CNAE-Fiscal na base do cadastro foi definitiva desde 1999, mas internamente correlacionada com o CAE/MT.

Problemas na implantação A tabela de atividades econômicas anterior, CAE, possuía cerca de 944 atividades; a nova tabela tem 1.183 sub-classe de atividades econômicas O nível de detalhamento da CNAE-Fiscal dificultou a implantação por ela ser sintética, enquanto o CAE/MT é analítico, havendo um CAE para vários CNAE-Fiscal, ou vice-versa.

Soluções encontradas para os problemas Nos casos de contribuinte Produtor Rural Pessoa Jurídica e Física, a identificação da atividade é feita através da Guia de Informação Anual – GIA. As atualizações cadastrais (Recadastramento) estão sendo efetuadas através das solicitações eletrônicas. O “De/Para” foi feito para a atividade mais aproximada; Atividade secundária - permaneceu inicialmente sem a informação no cadastro já existente e a atualização está sendo feita através dos processos de recadastramento Contribuinte Produtor Rural Pessoa Física e Jurídica protocolados nesta Secretaria. A atualização deve ser resolvida por completo com o recadastramento que será finalizado em março/2004.

Benefícios com a implantação Interno: 1.Identificação efetiva da atividade econômica exercida pela empresa; 2.Facilidades na apuração do índice de participação dos municípios(25% do ICMS que deve ser repassado pelo estado aos municípios) 3.Realização de fiscalizações segmentadas; 4.O intercâmbio de informações mais consistentes entre as diversas esferas do governo. 5.Com a CNAE-Fiscal secundária, podemos identificar outras atividades exercidas pela empresa;

A atividade econômica no cadastro É através da atividade econômica que o sistema alimenta os outros sistemas da SEFAZ, tais como GIA, Arrecadação,Fiscalização,etc.... Identifica as obrigações Tributárias e Acessórias de cada Contribuinte. As atividades econômicas, são identificadas no sistema, fornecendo todas as informações necessárias para o tratamento tributário das empresas cadastradas no Estado.

Exemplo: O contribuinte Produtor Rural, tanto Pessoa Jurídica como Pessoa Física Equiparada, com a atividade econômica 0115-500 – Cultivo de soja - é obrigado a entregar a GIA-Mensal ou Guia de informações anuais, a efetuar o recolhimento mensal do ICMS, a ter notas fiscais, livros fiscais, etc... Portanto, a CNAE-Fiscal é o que identifica o tipo de atividade explorada pelo contribuinte e suas obrigações tributárias e acessórias.

Atividade Econômica x Produtor Rural Através da CNAE-Fiscal Principal e Secundária, é que se identifica a atividade econômica do Estado por intermédio dos segmentos de produção.

Gerência de Informações Cadastrais OBRIGADA Contato: Gerência de Informações Cadastrais Telefone: (65) 617-2487/2489 bjrocha@sefaz.mt.gov.br